Nito Alves 1945-1977

18.05.2005

Nito Alves

Com base na obra de Nito Alves, ” Memória da Longa Resistência Popular”, editada pela África Editora em 1976, procura-se traçar aqui o perfil do Guerrilheiro, do Poeta e sobretudo do Revolucionário.

Acreditando que a Revolução podia ser comparada a uma monstruosa elevação feita de vertentes escarpadas e difíceis de transpor e que só os fortes e persistentes a poderiam escalar, Nito Alves, fiel ao heróico Povo Angolano, aos guerrilheiros e a todos os colegas de armas e sofrimento, abatidos durante a guerra, seguiu o seu exemplo até às últimas consequências possíveis da sua opção política.

A 23 de Julho de 1945, na aldeia do Piri, concelho dos Dembos (actual província do Kuanza Norte ) nasceu em Angola, Alves Bernardo Baptista, filho de Bernardo Baptista Panzo e de Maria João Paulo.

Teve uma infância e adolescência, profundamente marcadas pela agressão e hostilidades permanentes de condicionalismos sociais e políticos que o rodeavam e comprimiam, frutos malditos do colonialismo opressor que mantinha ferozmente dominada a sua pátria e o seu povo.

Falando um dia de si afirmou:

«A minha infância é comum à de todas as crianças na minha dura condição de jovem, numa aldeia sem luz eléctrica, nem água canalizada, nem um mínimo de requisitos.»

«A minha instrução primária foi toda ela feita na Escola Rural da Missão Evangélica do piri.»

«Tinha eu treze anos de idade, quando comecei a sentir em mim um sentimento de revolta consciente contra o colono e que hoje explico fundamentalmente por quatro fenómenos que recordo com nitidez, pois marcaram-me profundamente:»

E que acontecimentos influenciaram então decisivamente este jovem de 13 anos?
O facto de um Missionário protestante, obrigar os alunos a ir nas férias para a roça dos colonos colher café.
O cenário de sangue que frequentemente se desenrolava ante os seus olhos em que mulheres e homens-contratados eram forçados a colher café nas plantações cafeícolas da então Sousa Leal, do alemão Kay.
O da visão que este jovem tinha do drama do ajudante negro que passava em cima da camioneta do colono, sempre de cabelo enevoado de poeira.
O facto de ter sido reprovado no exame da terceira classe e de ouvir a justificação do padre católico que presidia ao júri: «ele sabe aritmética, fez bom ditado, boa cópia, um desenho regular, mas tem de reprovar porque é protestante e não sabe a Ave-Maria!»

«Concluída a instrução primária em 1960, parte para Luanda onde seu pai conseguiu matriculá-lo…Ganha uma bolsa de estudo e parte para o Quéssua, Malange, onde faz o segundo ano liceal. Regressado a Luanda, frequenta o Colégio da Casa das Beiras…»

Nito Alves nunca esqueceu a Directora daquele Colégio, Olívia de Oliveira Martins Conde, que terá contribuído decisivamente para que ele terminasse o 2º ano do ensino liceal.

«Em 1966 começa a trabalhar na Direcção Geral da Fazenda e Contabilidade, em Luanda, tentando simultaneamente prosseguir os estudos, no curso nocturno do 6º ano do então chamado Liceu salvador Correia. Entretanto, vinha desenvolvendo desde 1965 intensas actividades políticas clandestinas que acabaram por o tornar alvo das atenções da PIDE. Muitos dos seus camaradas são presos e enviados para o terrível campo de S. Nicolau. Nito Alves, porém, no próprio dia em que iria ser preso (6 de Outubro de 1966), consegue escapar-se às garras daquela sinistra polícia.»

«Alves Bernardo Baptista e Lima Pombalino Martins (Tadeu )…,chegam à Primeira Região Político Militar do MPLA no dia 9 de Outubro de 1966»

«Sob o comando de um então já bem conhecido comandante militar, Jacob Alves Caetano, cuja lenda corre todo o norte de Angola como o grande Comandante Monstro Imortal…, instala-se na área do esquadrão Cienfuegos e anima-se toda a região.»

«Intenso e duro treino de guerrilhas aguarda o jovem Alves Bernardo Baptista: todo o ano de 1967 é o teste de sangue e fogo em que presta brilhantes provas. Em 1968 com a chegada de parte dos sobreviventes do Esquadrão Kamy, Nito Alves é chamado para a direcção do CIR. Até 1971 mergulha a fundo no estudo do Marxismo-Leninismo, como autodidacta que a própria luta quotidiana vai caldeando em permanente apuramento.»

«O ano de 1973 findava carregado e negro de perspectivas para os homens da Primeira Região. O cerco de ferro e de fogo do colonialismo agónico, apertava-se sobre a Primeira Região Militar», e foi contado assim:

«Guerra sem frente, nem retaguarda / «faltaram as munições» / «Vieram os “Flechas”», os “G.es” e “T.es” / «fizeram tiros na noite e na madrugada/ e mataram, mataram, assassinaram, assassinaram». E «vieram as doenças inimagináveis» e o monstro da fome com o seu cortejo de mortes». Porém, «O Povo não se rendeu». Na Primeira Região Militar de Angola, no mais aceso e desesperado cerco de ferro e fogo que o colonialismo cada vez mais ia apertando, «esgotaram-se todas as leis da guerrilha e toda a inteligência militar», reúnem-se os responsáveis político militares …

Memória da Longa Resistência Popular

Nestes excertos do seu livro, faz-se referência a um dos momentos mais decisivos da luta da 1ª Região Político Militar. Esse momento em, que reunidos os mais velhos, se encarou a hipótese de parar a luta pelas dificuldades inultrapassáveis face à pressão do exército colonial, da FNLA e ao isolamento a que esta região militar estava votada pela impossibilidade de receber apoios da Direcção do MPLA no exterior. No entanto, esse isolamento era também na altura a realidade de todo o MPLA, que esteve mesmo em vias de ser esmagado no exterior de Angola, pela pressão de muitos estados Africanos contra a direcção de Agostinho Neto.

Nito Alves teve neste contexto, em meados de Janeiro de 1974, um papel decisivo quando foi designado pelos mais velhos para ir a Luanda clandestinamente em busca de apoios e para estudar hipóteses de lançar a guerrilha urbana. Fê-lo juntamente com o seu velho companheiro de aventura e guerrilha o camarada Adão. Sabe-se que muitas portas se lhes fecharam quando se anunciaram aos contactos de ligação que existiam. Ficaram por se saber alguns desses nomes que bateram as portas, no entanto dois nomes ficaram na história de um encontro, o de Albertino Almeida e do Dr. Macmahon Vitória Pereira. Estes receberam e apoiaram Nito Alves que no seu regresso levou à 1ª Região as boas novas que por lá soaram como um sopro de esperança de uma reviravolta eminente em Portugal. Cerrou-se então fileiras entre os combatentes para resistir por todos os meios ao desânimo que se apoderava de todos.

Nito Alves

Nito Alves regressa a Luanda em Maio de 1974, depois do 25 de Abril em Portugal. Os contactos com Zé Van-Dunem,Valentin, Betinho e outros nessa ocasião, preparam as condições para se deslocar a Brazzavile a um encontro em Agosto com o Presidente Dr. Agostinho Neto. Participa depois em representação da 1ª Região Político Militar no Congresso de Lusaka na Zâmbia aonde apoia Agostinho Neto contra as oposições internas da Revolta Activa e da revolta de Chipenda. Participa na Conferência Inter-Regional de Militantes nas chanas do Leste de Angola, logo depois do Congresso e da assinatura dos acordos de paz com o Exército Português. Na CIRM de 1974, o também chamado congresso dos partidários de agostinho Neto, dá-se o encontro dos combatentes das matas vindos das várias regiões político militares com os do exílio e com os activistas das células clandestinas de Luanda. Nito Alves como representante da I Região Político Militar em estreita ligação com José Van Dunem dos comités clandestinos, tem ali um papel determinante na adesão da maioria dos dirigentes e chefes militares à liderança política de Agostinho Neto bem como da caução política que este recebe dos sectores simpatizantes dos centros urbanos . É eleito para membro do Comité Central entre os 34 militantes que sai da CIRM.

Nito Alves tem um papel importante no afluxo em massa de centenas de jovens citadinos aos CIR- Centros de Instrução Revolucionária a partir do mês de Setembro, destacando-se durante toda a segunda guerra de libertação nacional , contra as forças concertadas da África do Sul e do Zaire, que tentaram impedir a Independência de Angola a 11 de Novembro de 1975.

Grande mobilizador da massa militante do MPLA nas cidades, à frente do DOM Nacional (Departamento de Organização de Massas), homem com grande capacidade organizativa, dedicado às tarefas da revolução a cada momento, Nito Alves foi nomeado a 15 de Novembro de 1975 Ministro da Administração Interna da jovem República Popular de Angola. Nessas funções, dirigiu a organização Administrativa do país até à III reunião Plenária do Comité Central do MPLA em Outubro de 1976, implementando a Administração do território através da figura dos comissários provinciais. Foi ainda o obreiro da lei do poder popular, que criou ao nível local organismos de gestão dos problemas das populações.

Na III reunião plenária, em Outubro de 1976, Nito Alves é suspenso das funções que desempenhava no governo e no Movimento, juntamente com José Van Dunem a pretexto da acusação de terem sido protagonistas de um 2º MPLA. Estes dirigentes teriam segundo a versão oficial, de uma forma Fraccionista, reunido numa estrutura paralela grande parte da massa militante do MPLA. Estes dois dirigentes ficaram suspensos das suas funções durante um período de mais de 6 meses, aguardando as conclusões de uma suposta comissão de inquérito que apenas os ouviu em Fevereiro de 1977. Acabaram por ser expulsos do MPLA a 21 de Maio de 1977, numa reunião magna de militantes, convocada pela direcção, presidida por Agostinho Neto e realizada na cidadela em Luanda.

Vendo-lhe negado o direito à defesa e sujeito a toda uma campanha de calúnias e ataques pessoais públicos, conduzidos pelo único órgão de imprensa existente, o Jornal de Angola, dirigido por Costa Andrade, N`Dunduma, Nito Alves acabou por ser condenado antes mesmo de ser ouvido. Em legítima defesa, escreveu então as famosas “13 Teses da minha defesa “, com o intuito de dar a conhecer aos restantes membros do MPLA, bem como às organizações de massas e regionais as razões do seu afastamento.

Tal documento, ao ser divulgado indiscriminadamente, deu origem ao aumento da repressão sobre a massa militante , tendo na altura muitos deles sido conduzidos às cadeias, apenas pelo simples facto de as terem lido ou de a elas se referirem.

Nos seis dias posteriores a 21 de Maio, Nito Alves terá então encabeçado um movimento de contestação aberto às medidas repressivas da direcção do MPLA, em particular em Luanda, que não tendo as características de um golpe de estado , que lhe atribuíram, teve contudo o apoio dos sectores militares determinantes.

Estes acontecimentos terminaram a 27 de Maio de 1977, com a intervenção do exército cubano, em defesa da ala de Agostinho Neto. Não se sabe até hoje se Neto terá sido o principal mentor da acção repressiva que se seguiu ao dia 27 de Maio, ou se manietado por uma outra força mais poderosa e sombria, ficou prisioneiro das sua opções de momento ao apoiar a minoria contra a massa de militantes contestatários.

Nito Alves

No rescaldo dos dias posteriores ao chamado “ Golpe de Estado “, Nito Alves terá fugido para a sua região de origem, a célebre I Região Político Militar do MPLA, aonde acabou por ser apresentado à televisão como supostamente capturado pelas populações locais. A confirmar-se a hipótese de ter sido feita uma montagem da sua captura, tal confirmaria a hipótese apontada por muitos de se ter ele próprio vindo entregar a Luanda a fim de evitar mais mortes. Sabe-se também que depois de preso, foi selvaticamente torturado e humilhado. Recentemente, houve o testemunho de um militar de nome João Kandada, a residir em Espanha, que assumiu o ónus de o ter fuzilado sob ordens de Iko, Onambwe e Carlos Jorge, estando ainda a assistir Ludy Kissassunda Veloso e outros. Este confesso assassino diz ter cometido tal crime a mando da chefia da DISA, reconhecendo ainda que corpo do lendário comandante da I Região Político Militar, foi posteriormente atirado ao mar com pesos para se afundar. Confessou também na mesma entrevista, publicada no jornal “folha 8” de 26 de Maio de 2001, que a célebre ambulância com os heróis carbonizados, teria feito parte do plano para diabolizar os apoiantes de Nito Alves tendo sido o mesmo concebido e executado por pessoas da DISA.

O mistério da sua morte, obscurece-se com o passar dos anos, em que os dirigentes ainda vivos, silenciando as suas vozes se mostraram até agora incapazes de confessar os hediondos crimes, pretendendo ocultar às gerações futuras factos históricos relevantes da Nação Angolana. Sabe-se também, que a título póstumo, Nito Alves terá recentemente sido promovido de Major a Brigadeiro.

Nito Alves disse um dia: « Os que fazem a História nem sempre podem escrevê-la»

- Categoria Biografias

Comentários

209 Reacções a “Nito Alves 1945-1977”

  1. Mila Galhardo 23.05.2005 - 13:59:31

    Falei uma vez com o Nito. Do pouco que conversámos e do pouco que observei deu para perceber a grandeza da sua força interior. Ofereceu-me 3 volumes da “HISTOIRE DE L’HUMANITÉ” edição 1968 da UNESCO.
    Mantenho comigo esta obra pelo valor estimativo que ela encerra, pelo respeito que me merece.

  2. Sousa 27.05.2005 - 10:48:03

    Sou muito jovem tenho 26 de facto fico triste ao ler estas coisas ruim q o povo angolano em particular Nito sofreu.

  3. Kalulo 27.05.2005 - 13:17:11

    Tenho Orgulho De Ser Negro

  4. M'o Patinho 29.05.2005 - 19:38:10

    “Matem-me, e do mesmo jeito matarao a nossa nacao” BANG BANG BANG… E la se foi o nosso Revolucionario. Minha gente e tempo de reflexao!

  5. Helder Aderito Mussunda Cassul 16.08.2005 - 08:20:51
  6. Etumwenlen 10.09.2005 - 13:08:40

    Nao imaginam como estou contrnte,um tesouro. digo isso porque foi ao acaso que eu discubri este site. tenho 27 sempre adimirei o lendario comandante nito.oje eu tenho comigo algumas fotos do grende che nito alves. por ironia do distino o omeu filho nasceu no 27 demaio. e uma data que me marca muinto, esai no inferno da que pais, tambem no dia 27 de .maio tivi muintos tenho tido , com ainda fanaticos do mpla dos santos.faco apelo para que poblique mais esse site obrigado senhor mateus associacao 27 de maio.apesar de ser do sul de angola admirei muinto comandante nito.levem os assassinos no tribunal omais rapido posivel.eu ainda melembro no meu kimbo , no alto catumbela fotos do nito espalhado por todo que canto amae diser olha ele queria matar ocamarada pr neto, que grande mentiras muito grato pela toda equipa tuapandula. NL

  7. Osvaldo 04.11.2005 - 22:18:01

    Nao tenho nada para comentar senao para fazer uma intervencao acerca dos que morreram no genocidio de: 27 De Maio de 1977 Neste Genocidio tambem perdi um familiar que foi arrancado de casa no Bie, e infelizmente nunca mais ouvimos nada do nosso Familiar… Cardeal Afonso Celestino. De filiacao: Miguel Afonso Celestino e de Palmira Manuel Goncalves Afonso Para todos aqueles que no periodo do Genocidio estiveram em Angola e que talvez recordan-se deste nome, por favor, gostaria que me dessem pormenores como eu deveria ter dados acerca do nosso familiar… Mas devo Recordar que ele so estava no Bie, talvez porque na altura so tinha 2 anos de idade e ja nao me recordo de muita coisa em missao de servico ou mesmo quem sabe foi la onde talvez encontrou o refugio para evitar a eliminacao sumaria que infelizmente nao conseguiu evitar… Este nosso Familiar e natural de Luanda(Bairro Operario), que ate, como dizem foi aluno da Mae Do Senhor Agostinho Neto, senhor este que assinou e deu a luz verde para que se inicia-se o Genocidio… A dona Irene Neto, Que se nao estou em erro que e a vice ministra das relacoes exteriores conhece-o Perfeitamente (Meu tio Cardeal) Sou Angolano residente no reino da Holanda. Meu contacto telefonico e: 0031645708292

    Osvaldo.

  8. Pedro Ricardino Jamba 08.11.2005 - 11:16:57

    Eu, por falta de infomação sempre pensei que Nito Alves não vosse do M.P.L.A.
    Agora sei vagamente quem foi Nito.Não si o poruê que o NITO não aparece a ser homenagiado nas grandes efemerides do M.P.L.A?

  9. Lucas Pereira Leitao (Anjú) 28.12.2005 - 12:02:50

    Quero dizer que imprecionou-me, o argumento que o site apresenta sobre a figura de Nito Alve e confesso que pouco sabia sobre este nacionalista que grande contributo deu para a luta de libertação nacional. E mais curioso fiquei quando me apercebi que Nito Alves nasceu na minha província.

  10. Nsinga N'gola 01.01.2006 - 16:14:24

    Na altura dos acontecimentos do 27 de maio de 1977, apenas foi um pequeno rapaz da Opa no Uige, e acreditavamos com todas histórias inventadas por parte dos fingidos. Hoje ao consultar essa página estou a dar por conta o tipo de dirigentes perigosos que temos. nao poupam nenhum esforco para eliminarem os verdadeiros nacionais. lendo a tragetória politica do Nito Alves, estou convencido que tudo que foi dito ou inventado contra ele apenas sao conspiracoes da cupla dos “iko carreira, onambwe” e outros que ambicionavam saquear e implantar o neo-colonialismo em angola. viram que a pessoa do Nito Alves representava um perigo contra as suas ambicoes e interesses dos seus Papas Tugas. actualmente o mesmo comportamento continua nos malvados. a morte do Proff. Mfulumpinga Nlandu Victor, a sexta feira sangrenta, as persseguicoes e tentativas de assassinatos dos filhos da terra por um bando de ingratos que angola acolheu e alberjou. mas cá, se faz, cá se paga. um dia a verdade sairá. o angolano comprenderá quem é o seu próximo e amigo. que a memória de todos inocentes descanse em paz do Senhor nosso Deus.

  11. Luther 20.02.2006 - 16:12:55

    Homenageam os ditos “nacionalistas” e esquecem-se dqueles que verdadeiramente deram a vida por este país. A cambada de corruptos que hoje saqueam o nosso país, teram, de certeza, o seu pagamento. “Quem viver verá” e eu estou aqui expectante a ver o pais “crescer”

  12. Pedro Nenga 01.03.2006 - 00:11:47

    Agradeco os criadores deste website por informarem pessoas mais jovens como eu, a historia da nossa Angola.
    Nito Alvez e’ um dos meus favoritos herois Angolanos. Como angolano na diaspora fico triste por saber que ja nao existem pessoas como Nito Alves, e que o mesmo regime que matou este grande heroi angolano continua no poder e a fazer as mesmas coisa que fazia nos anos 70 (simplesmente mais discretamente). Aqui nesta terra se faz aqui se paga, se aqueles que estao no poder pensam que vao durar para sempre estam bem enganados, Angolanos merecem melhor que o regime JES, ja passamos mal por 500 anos com o colonialismo dos portugueses, mais tambem nao vamos mais passar mal nas mal do regime de agostinho neto herdado por Jose Eduardo dos Santos. “A victoria e’ do povo a luta tem que continuar”

  13. Nelson-Brasil 11.03.2006 - 12:10:29

    Fico muito feliz pelas informaçoes que estamos obtendo sobre esse grande nacionalista camarada nito que luto emprol do povo negro de angola.que pena e que nâo existe mais angolanos como esses em angola.ficaria muito feliz se criassemos uma comissão em busca de todo os responsaveis deste genocidio.pois so atraves de um tribunal vamos julgar eeeses sanguinarios. assassinos e, que alguns continuam no poder até hoje.

  14. Fula 05.04.2006 - 14:36:04

    Fui nascido a quase tres meses depois do 27 de maio de maio,por isso nao sei o que se passou na altura.mais nao tenho duvida que o maior erro da historia do mpla,foi a assassinato,daqueles que muito fizeram pelo mesmo,nito alves,ze van-duenem,monstro imortal,bakalof,bem como os musicos,david ze,urbanito,e artur nunes,q com as sua musicas muito fizeram para o mpla.muito agradecia que me fornecessem todas as 13 trezes em sua defesa,atraves do meu email.

  15. Paulo Correia 12.04.2006 - 19:07:50

    Foi muito encotrar este site q a fala realmente da historia de angola deste miudo nunca acreditei muito pq nunca gostei de ser um pioneiro da opa ,agredeceria imenso que fosse mostrando mais verdades como estas.

  16. Leonidio 01.05.2006 - 16:06:34

    Esta história bastante complexa poderá ser escrita mais pontualmente quando os seus protagonistas e os interesses que a motivaram desaparecerem completamente. Mas acredito que desde já podemos procurar de entender mais profundamente tudo o que aconteceu e o porquê? Na última intrevista à Sra Eugénia Neto, referindo a uma Obra que será publicada amanhã, tem uma versão muito diferente, mas isso só nos ajudará mais ainda a entender realmente o que aconteceu a 27 de Maio de 1977. A Sra Eugénia Neto fazia entender que Nito Alves teria sido mandado pela URSS (União Soviética) para reverter a direcção do MPLA, porque, segundo a Sra, Neto estava a preparar-se para abrir canais diplomáticos com os EUA (Estados Unidos da América), o que não era bem visto pelo Moscovo. Por isso, diz a dona Eugénia, os Soviéticos, ao contrário dos cubanos, não eram de acordo com os massacres perpetrados nesse muro que se vê em cima. Isto só mostra como a questão é ainda complexa e que qualquer conclusão deveria ser considerada provisória. No entanto sabemos que muitas vidas se perderam essas circunstâncias. E a nós cabe procurar saber porque é que aconteceu e como pude acontecer?

  17. Jota12 18.05.2006 - 13:05:36

    Alô Leonidio, aonde vem esssa entrevista da Maria Eugénia? Gostava de a ler na totalidade, pois penso que anda a fazer uma grande campanha de branqueamento da responsabilidade do Agostinho Neto em toda a mortandade que ocorreu no 27 de Maio.Ou será que as pessoas estão esquecidas das suas palavras de ordem naquela altura : NÃO HAVERÁ PERDÃO,NEM CONTEMPLAÇÕES. Ou seja, agarrem-nos e matem-nos !!
    Que livro é que foi lançado no dia 2?

  18. Carlos João 27.05.2006 - 14:03:50

    FAREI DE TUDO PARA QUE ESTE site seja VISTO POR MUITOS ANGOLANOS. Mais uma vez agradeco imenso por clarificarem aspectos historicos do nosso querido pais, governado por bandos de corruptos que nao pensam nem um pouco quando aniquilam os autoctones. DEUS TENHA AS ALMAS DOS QUE DESAPARECERAM.

  19. José Kitumba 29.05.2006 - 16:36:57

    Como é q esta nação vai ser abençoada com toda esta maldade cometida por pessoas que se dizem ser revolucionários? Até quando esta impunidade?!? Queimar pessoas numa ambulância só para incriminar pessoas que se dedicaram de corpo e alma para a Libertaçao desta vergonha de pátria do jugo colonial!!! Sinceramente é muito triste camaradas! Todos esses camaradas que se dizem pseudo intelectuais deviam é ter o cerebro ligado à tripa mais grossa do nosso sistem digestivo para cometer tão hodiondos crimes e invenções, vocês deveriam ter vergonha de estarem ai a passear em ruas esburacadas e mal cheirosas em grandes carros quando pesa sobre os vossos ombros crimes desta natureza!

    Só quando o último rio ser envenenado,
    O último peixe ser morto,
    A última árvore ser derrubada,
    é que vocês irão perceber que crime não compensa.

  20. Miguel 15.06.2006 - 15:54:21

    Sou estudante do segundo ano do curso de contablidade e gestão e sou um estudante que gosto muito da historia de Angola.
    De facto fico triste ao ler estas coisas ruim q o povo angolano em particular Nito sofreu.
    Espero obter a patir do meu email mais noticias sobre o povo angolano.

  21. Simão Narciso 13.07.2006 - 10:51:29

    SOU AFRICANO COM ORGULHO. Reconheço a minha cor misturado em consequencia do colnialismo.Tenho simplesmente 18 anos e fico chocado alias chocadissimo ao constactar que o tal dito heroi nacional fez coisas impenssaveis de um ser humano equilibradi psicologicamente. ABREM OS OLHOS MWANGOLES

  22. Filomeno Carlos Alfredo 27.07.2006 - 13:32:26

    É com lagrimas que leio a vida e morte de Nito Alves neste dia ao sair da 9ª brigada muito cedo por dispensa deparei-me com muldidão a ir para RNA manifestar o apoio ao comandante Nito ao tentar voltar começou a chacina na RNA feita pelos cubanos auxiliados pelo Disa ONAMBWE hoje rico e outro morto é isto que eles queriam a pequena burguesia camufulada.

    Haverá contas a ajustar um dia só deus quem sabe Sempre com Nito no coração.

  23. Nyonil 05.06.2007 - 15:48:11

    Sou angolano de origem dos Dembos natural dos Dembos, conheci de perto. Pensando bem esta historia eu acho que aquele foi o ultimo suspiro do angolano.

  24. Pica Pulgas 09.07.2007 - 17:46:54

    Nada de novo: O “revisionista” Kruchtchev, entre muitas coisas mais, poderá ler no “Relatório secreto ao XX congresso do partido comunista da União Soviética (1956), conquanto referindo-se apenas ao pessoal dirigente da sua agremiação: “foi demonstrado que, dos 139 membros e suplentes do Comité Central do Partido, que tinham sido eleitos no XVII Congresso, 98 tinham sido presos e fuzilados, quer dizer 70%, na maior parte em 1937-1938″. Ou ainda: “Sorte idêntica foi reservada, não só aos membros do Comité Central, mas também à maioria dos delegados ao XVII Congresso; dos 1966 delegados, quer com direito de voto quer com voz consultiva, 1108 pessoas, quer dizer, nitidamente mais do que a maioria simples, foram presas sob a acusação de crimes contra-revolucionários”
    Com a cisão da 1ª Internacional começou o erro marxista-leninista – a história veio provar que Proudhon estava certo, é por aí o caminho para a emancipação humana.

  25. Khomeini Shakur 27.05.2008 - 12:15:21

    É uma honra saber e conhecer mais sobre o nosso grande Revolucionário Nito Alves. Nunca tinha sabido nada a seu respeito mas hoje visitei esse site interessei-me logo pela sua História, alguém poderia ajudar-me em como obter livros sobre o 27 de maio?1

  26. Bantu 28.05.2008 - 01:18:39

    Caro Shakur, se voce estiver em Angola, va a Lello, ha um livro da autoria de Miguel Francisco, entitulado “Nuvem Negra”. Existem outros livros que contem informacao valiosa e nao viciada sobre o que realmente aconteceu com os herois tombados…

  27. Pines de Freitas 10.06.2008 - 11:52:28

    sou pines de freitas estou com 28 anos de idade agora confesso que sei pouco ou quase nada sobre o dia 27 de maio, mas gostaria de ter acesso ao maior livro de revolução escrito por angolano “Memoria da Longa Resistencia Popula”

  28. Roque Dos Santos 17.06.2008 - 15:08:59

    eu sou um nitista é pena que os nosso jovens estão com os olhos tapados, temos que faz a nossa parte

  29. Danilo 20.07.2008 - 20:11:48

    sempre pensei que fosse inmigo tenho 38 anos vivi
    em angola,mais nunca a estoria foi bem contada,o
    m.p.l.a tem de esplicar esta podridao toda

  30. JOÃO KURIZEMBA 22.07.2008 - 14:32:43

    AGRADEÇO MUITO

  31. Leonardo K. Homateni 30.07.2008 - 19:31:33

    Adorei as tuas palavras quando falavas que o racismo só vai acabar quando os brancos e os mestiços varrerem as ruas. Gostaria que estiveses em vida meu grande CAMARADA Nito Alves

  32. Ácrates Maridjata 31.07.2008 - 00:26:28

    mano encontrei as informações q há muito procurava valeu auguro por novas noticias tuas podes anexa-las em acrates_1989@yahoo.com.br preciso de imagens realacionadas ao massacre de 27 de maio de 1977 podes ficar com isto mano 927999260 24/24 não perdemos as raizes.tenha muito cuidado com esse tipo de informações cuidado com os mplanistas

  33. Quessua 17.08.2008 - 11:44:59

    Com todo respeito e admiracao que tenho ao todo corajoso e Heroi Nito toda massa do 27 de Maio. Agradeco ao criadores deste Site pouco sabia de Nito e 27 de Maio de como surgiu e o que aconteceu. Meu pai que Deus o tenha varias vezes falava-me de Nito Alves mas nao tanta informacao tao precisa assim como a que acabo de ler neste site.

    Um dia os ditadores e opressores deste pais irao pagar por tudo.

  34. Manuel Fonseca 20.08.2008 - 23:51:14

    Tenho acompanhado desde sempre tudo o que se refere com o 27 de Maio e sei um bocado pois vivia em Luanda nessa altura, num local onde se via muita coisa… Eu penso que é mais que chegada a altura de o Povo Angolano saber onde estão e o que fazem os carrascos de então, tipo Onambwe, Carlos Jorge, Geitoeira etc. etc. etc. Os nomes estão por aí denunciados em diversas publicações e há testemunhas. Se estão mortos que a terra lhes seja pesada, se estão vivos ainda vamos a tempo de se fazer justiça. É o mínimo que se pode fazer por aqueles que ainda hoje não sabem dos pais, irmãos, filhos.
    Manuel Fonseca – Almada

  35. EDGAR lobito 08.09.2008 - 22:26:59

    SRs responsaveis pela educaçao em Angola quando e que voces pensam em nos ensinarem a verdadeira HITORIA DE ANGOLA?… por favor nos a nova geraçao estamos fartos de nos ensinarem “ESTORIETAS” sem motivos de orgulho nacional,e que visam apenas a defesa dos vossos intresses obscuros! SEJAM MAIS RACIONAIS E NUNCA REACIONAIS

  36. Diamantino 22.09.2008 - 11:28:44

    E triste quando se faz o bem para uns i outros contestam desta forma brutal. sem piada nem ponderancia.

  37. João Sindia Lopes 02.10.2008 - 14:23:51

    O MPLA sempre agultinou oportunistas no seu seio, que são os verdeiros calhões matando todos àqueles que se dispontam compensamentos enovadores. O que leva-me intorrogar se a morte de HOJE-YA-HENDA foi como se contam. Não será que esta mesma classe tenha programato tudo? Vejam como tratam os seus dirigentes tais como Lopo de Nascimento, Marcolino Moco, França Van-dunem, Mialas e pares…

    NITO ALVES NÃO SERÁ ESQUECIDO, OS CULPADOS ÃO DE TER O SEU DIA. TENHO DITO

  38. jorge mamukueno 14.10.2008 - 21:52:36

    sou descendênte dos dembos desde k me cinto gente oiço dos meus pais,esta triste barbaridade,gostaria de saber o que è um golpe de estado? ti bernado(nito aves)teve 6 meses castigado sobre vilançia do chefe de setado e sem ajuda dos ministerio da defesa e do enterior,como e pussive planeiar un golpe? so mesmo em africa pela ganançia ermaos enganão e matão os propios mano.porque? meus centimentos a todos os lesados por este genocidio.gostaria de obter as trezes teses.genera e comadante NITO ALVES ESTAS E ESTARAS SEMPRE NA MEMORIA DE TODOS OS ANGOLANOS,SEM ESQUECER OS 197,OOO ANGOANOS MORTOS PELO FRACCIONISMO:JOÃO JACOB(MOSTRO EMORTA),SITA VALES,JOSE VANDUNN,BAKALOF,LINDA ADÃO,VELHO MBOMBO,DIOLINDO KISSANGA,E DE MAS,OS VOÇOS NOMES SERÃO SEMPRE BEM LEMBRADO NA NOSSA ANGOLA DO (POVO)

  39. Oliveira Diamantino 08.01.2009 - 15:40:11

    Sei, que muitas das informacoes ai hora prestadas nao sao reais, Pois tambem sei que nao havia chamada oportunidade de um Golpe-de-Estado, era simplismente uma ameca contra Agostinho Neto, que aquando a chegada do mesmo em Angola ja tivera encontrado o movimento ( MPLA ) criado por muitos intelectuais na Qual, estava tambem o Dr.Pinto de Andrade. que o protexto foi de informar que havia um Grupo que pretendia fazer Golpe de Estado. Ele sabe muito bem da Historia porico saio do regime para criar outro. Assim como camarada Luis-dos-Espacos teve que ingolir para nao ser castigado. Hora vejamos Como foi morto o camarada Monstro imortal que foi o Homen que recepcionou o Nito Alves. Porque nao o codificam como um Golpista como Nito se ate sao do mesmo municipio dos Dembos-Quibaxe?. Aonde anda o irmao do camarada Monstro ( CAITANO JOAO )? Por favor, Eu sou dos Dembos-Quibaxe Gostaria de Saber mais no que conciste s morte do Nito-Alves ( irmao da jOANA LINA ).

  40. NÉDES 11.01.2009 - 10:02:09

    Esta eu não sabia: Joana Lina irmã do Nito Alves…hun! Valeu.

  41. Calupeteca 26.01.2009 - 17:06:24

    Parabenizo em 1º lugar os autores deste site. Depois de ter lido obras como “NUVEN NEGRA de Michel” e “HOLOCAUSTO de Botelho Cardoso”; não tenho dúvidas (a verdadeira hoistória dos acontecimentos do 27 de Maio de 1977 está esclarecida); CONCLUSÃO: 1. Os verdadeiros autores deste holocausto têm rosto (Lúcio Lara; Mendes de Carvalho; José Eduardo dos Santos; Pepetela; Kundy Payama; Onambwe; Paulino Pakavira;…; 2º Esta associação tem de fazer tudo por tudo, para (sem medo) denunciar e levar ao banco dos réus todos implicados nesta cena e se faça justiça, pois, muitas famílias até hoje não sabem do paradeiro dos seus parentes e… Se forem necessárias assinaturas, estou disposto a dar a minha contribuição.

  42. muxicu 02.02.2009 - 23:42:01

    que é feito do abaixo assinado? desapareceu quando o site foi abaixo? já não precisam de recolher assinaturas? está na hora de fazer a lista dos desaparecidos e enviar ao presidente e supremo tribunal de angola e a todas as entidades do mundo e nãp se esqueçam de enviar também para o ramon e fundação saramago.

  43. Paulo Kikuxi 13.02.2009 - 01:49:59

    Assassinou e foi matado! Pagou!

  44. Paulo Kikuxi 13.02.2009 - 01:52:11

    Já se fez um levantamento de vitimas em 1992 e foram apuradas cerca de 2500 mortes. Por isso os fraccionistas ficaram fracos e desmoralizados. Não é possível inventar mais nada.

  45. Paulo Kikuxi 13.02.2009 - 01:53:18

    E i Nito era primo do man Jonas através do nariju.

  46. heitor feijo 19.02.2009 - 22:28:38

    xta na hora da verdade queremos saber da verdade. lugar de assassino é na cadeia é onde merece ficar esses malditos, nunca é tarde para se começar uma investigação. mas eu sei que os braças da justiça são longos demoram mas sempre aalcaçam o alvo.
    Valeu mano Nito, é de homens assim que Angola precisa não de cobardes como…. perfiro não comentar.

  47. João 27.02.2009 - 05:42:11

    Mais porque que a geração de 80 não ouvi falar do Nito Alves!…tem aquele ditado que se diz: “Cá se faz e cá se paga”

    OBS: Ele fez em 77 e ele pagou em 79….isso ai é q se chama a justiça de Deus…..

  48. EDNALDO DA RESSUREIÇAO DOMINGOS GONÇALVES 07.03.2009 - 18:32:02

    Sou um activista contra a arrogançia politica e tambem escrevo poesia contra a mA`governaçao do M.P.L.A
    MINHA VOZ
    Do colonialismo ao marxismo-leninismo
    do marxismo-leninismo ao mplalismo
    Angola continua um abismo
    governantes sem etica nem civismo
    assassinam milhares e chamam fraccionismo

    Em breve sairemos do vosso canteiro e sereis julgados sem rodeios
    esta é a voz do intelectual pioneiro.

  49. EDNALDO DA RESSUREIÇAO DOMINGOS GONÇALVES 08.03.2009 - 21:33:27

    A associaçao 27 de maio deve criar manuais que falem sobre esta data.Visto que a minha geração nada sabe sobre este genoçidio cometido pelo M.P.L.A;homens como Raul Pistana O vulgo PEPETELA estão ligadoss directamente ao tribunal de inquizição que julgou de forma rudi e canibal os envolvidos nesta intentona.

  50. IRMA AHMED 12.03.2009 - 18:45:39

    SOU ANGOLANA, NASCIDA EM LUANDA E DESDE QUE ME CONHEÇO POR PESSOA QUE OUÇO FALAR DESTE GENOCIDIO QUE ACONTEÇO EM ANGOLA E SERA QUE SO O NITOALVES FOI O UNICO ASSACINADO NESTE GENOCIDIO EU ACHO QUE NAO,PORQUE CONHEÇO PESSOAS QUE SEUS PAIS FORAM ARRACADOS DE SUAS CASAS E FORAM MORTAS SEM SABEREM O PORQUE.

  51. guilherme necho 14.05.2009 - 18:57:00

    para todo mundo que esse homem que mataram covarde mente a historia era mostrar e muito obrigados

  52. sebastiao nogueira 03.06.2009 - 23:37:29

    e necessario que se clarifique a historia
    do povo angolano…

  53. Anonimo 04.06.2009 - 14:32:09

    Lamentou muito á morte do Nito Alves, morto pelos seus camaradas do mpla, portanto vamos todos reflectir mais uma vez qeu Angola já perdeu muitos e grandes Nacionalistas tais como: Dr. Jonas Samvibi, Nito Alves, horden Roberto, Folupimbga Lando Vitor, Eng. Jeremias Chitunda e muitos mais cujos os nomes me escapam, nao vamos deixar que Angola fica só para uma elite de pessoas a filhados do mpla.
    vamos dignifica a nossa Angola uma património que nos concederam nos nossos ante passdos, vamos tirar Angola dos escombro de feitiçeros. ladroes, caes, catunos, vamos votar nas eleiçoes de 1210.
    viva Angola
    viva África
    viva UNITA
    Viva FNLA
    viva Dr. Jonas Savimbi
    Viva Dr. Nitos Alves
    Viva Eng. Jeremias Chitinda
    Viva General António Dembo
    viva General Beny Beny
    viva calupeta Pena.

  54. JANUARIO DA CONCEIÇAO FERNANDES 13.06.2009 - 00:40:42

    assisti impavido a morte de tres grandes nacionalistas em ndalatando, tratam-se dos grandissimos, Paulo, Lucas e Jonh quadros e dirigentes de relevo nas incipientes forças de segurança na provincia do cuanza norte, os seus carrascos andam ai a solta e posso citar, kipacassa e seus pares. que se faça de uma vez por todas justiça, pois o Paulo deixou uma filha que jamais viu o seu pai. O JES deveria pagar pelos crimes hediondos que sempre cometeu, foi ele que jamais publicou os resultados da comissao de inquerito e foi ele mesmo que depois da morte de neto continuou a observar impavido as torturas no Moxico, K. sul etc. que o diga o grande Jose Maria Pimenta, irmao da Psicologa Encarnaçao Pimenta, toda esta familia considerada a fina flor da revoluçao angolana. um dia pagaras JES.

  55. mussunda ngombe 15.06.2009 - 18:17:25

    obrigado pela en fomacao, que a interneith meda ai formaçao du meutio bernado nitoalves que foi auto comandante deste pais eu sou u sobrinho del ando muito triste co esta estoria mao contada pelu es cais da babilonia bombo klata baga huaya sistem bombo klata masta plez of angola agradesso imesso pela infomaçao que vos dame au resto imortal bontrabalho pravos i deus convosco mas informaçao hobrigado bom trabalho pravos prami etudo chao

  56. Antonio Cabanga 26.06.2009 - 19:43:44

    É necessário que se meta e dêm a conhecer aos Angolanos o que realmente se passou no País, porque estamos a ser enganados a aceitar esta historia contada por falsos homens que ate hoje continuam a ceifar vidas humanas por causa do poder,riqueza, e os bens publicos que a todos nos petence.

  57. claudio 07.07.2009 - 11:12:23

    nito alves e um bom homem ,jose eduardo es asasino estrangeiros pago por russos para acabar la vida do pueblo traiciono a nito e o bebado do agostinho neto culpado de todos los males de angola

  58. Louren;o Morgado 22.08.2009 - 22:22:33

    mais historias serao escritas e um dia, nao muito istante de hoje, uma earacao promulgara um dia de luto nacional para condignamente chorarmos os nossos camaradas de que nos nao foi permitido chorar. Quer sejam os dos de 77 quantos os das quema das bruxas na Jamba.

  59. subverssivo-intelecto 24.08.2009 - 02:49:31

    A verdade tal como a justiça não jaz solteira, ela tarda mais aparece. Somos jovens, na procura de respostas para a nossa condição actual, escavamos,escavamos, e eis que o tesouro aparece. Fomos durante anos levados a acreditar que a nossa historia estava limitada a tal ridícularidade, estupidificada que nos foi incutida nos ensinamentos da lavagem cerebral a que nos submeteram. mas hoje sabemos que muita coisa nos foi escondida e bem haja, sites como este para nos esclarecer certas duvidas.
    Doí-me profundamente saber que a ambição desmedida e a ganância de meia dúzia de lacaios, ceifou a vida a grande parte dos intelectuais, que hoje seriam os nossos governantes e daria ao povo angolano mais opções de escolha no que se refere a quem devia governar o país. Certamente o JES estava envolvido nessa atentado a vida de Nito Alves. O nosso povo não está ciente de verdades como está, por isso continuam a apoiar um o MPLA mesmo sabendo que é gerido por um bando de criminosos e assassinos, a começar pelo santomençe Zé Eduardo dos Santos.

  60. Manecas 25.08.2009 - 15:09:47

    Fico sem memória mas anima-me bastante sempre que entro neste mundo dos grandes homens que lutaram e deram quase todo seu safrifício e hoje em dia os que são homenagiados nem sequer deveriam merecer. Mas pronto, devemos nós jovens desta pátria deixada pelos nossos mais velhos a custa de suor e sangue merecer-mos o mesmo destino com coragem e determinação…Muito obrigado. O MPLA com o fim da guerra também tem dias contados…

  61. Esperanca 13.10.2009 - 10:49:59

    Uma luz que se apagou! Que vontade de tira-lo do passado, incauta dor que grita em silencio…
    Enterrado vive o sonho do Angolano debaixo de uma democracia tirana!
    Ja nao se fazem almas como esta.

  62. miro 14.10.2009 - 14:20:36

    tenho certesa que um dia essa este misterio sera revelado e os reponssaveis devem ser criminalmente responssablisados.

  63. nxaba 17.11.2009 - 10:36:40

    alguem pode dizer me se nito alves deixou filhos?

  64. Mary Angela 29.11.2009 - 20:03:11

    Ao ve essa hist´ria, seja qual for a opinião de muitos, sinto que o negro nao foi omisso. Como sempre tentou a história do Brasil, passar… mas isso está mudando.
    Somos um povo forte,por mais que tentam nos deter mais crescemos
    Como diz Edson Gomes… eles queriam que fossémos apenas objetos sexuais, objetos profissionais…eles queriam. Todos aqueles que geram violência é porque sao fracos e nao tem mentalidade para lutar e tentam oprimir…Negros cabeças erguidas, estamos caminhando para o nosso sonho… Amo ser negra, amo ter hist´ria de luta e naõ ter história de querer ivadir território dos outros, mudar línguas, costumes, e separar fam´lias. Naõ se envergonhe de ser negro, pois nosso passado é sempre de devender-mos e trabalhar-mos. Nunca precisamos e sempre tivemos a coragem de começar… e sempre teremos. Somos fortes, somos IMBONDEIRO

  65. Arnaldo Lapa Armando José 30.11.2009 - 15:32:55

    Estaremos devolta nas eleições de 2010,para sacodirmos todas as mangas que já estão maduras.Mostrar aqueles que acham que a Angola é dos seus filhinhos , a pençarem que eles são os donos dessa terra mãe patria amada.Com o Jonas perdido, Nito Alves assacinado, e outros mais, acho que maior parte dos trabalhos do mpla, este povo já viu,é o suficiente para apostar-mos numa Angola de todos e nu futuro estabilizado.

  66. Arnaldo Lapa Armando José 30.11.2009 - 15:55:07

    A proxima música que choca o mau trabalho do governo, e a elite do mpla,serão:this is my hool,(esta é a minha zona)e Zé du com milhões povo sem tustões,person autorized only(apenas pessoas autorizada) serão as proímas lutas que o governo terá,os musicas são de GENERAL NFUNDANGA,e de Adevogado Independnte. Se o governo luta contra o povo,nos somos a favor do povo.

  67. Cláudio Berenguel 12.02.2010 - 15:49:02

    Gostaria de lembrar a todos Nacionalistas Angolanos que um País não pode apenas viver de memórias,boas ou más,olhar para o passado só atrasa o futuro,que se juntem os tubarões para que o Povo sofrido de Angola possa finalmente usufruir igualmente da riqueza do nosso imenso país.

    Farto de ver e saber que nós Angolanos só conseguimos viver no estrangeiro porque o nosso governo não deixa outra alternativa.

    Uma vergonha um angolano ganhar 3 a 4 vezes menos que um estrangeiro ambos com o mesmo curso e habilitações,falo com conhecimento de causa.
    Não tem que haver se é branco ,preto ,mulato,tem haver sim com a honestidade e vontade de engrandecer um país dando ao seu povo o que ele espera já faz mais de 30 anos.
    Temos muita miséria em Angola sem necessidade…
    A todos os Angolanos aqui vai um abraço forte

    Cláudio Berenguel

  68. dill 18.02.2010 - 11:55:01

    Tenho 23 anos e extou muito feliz por encontrar um site como este que sabe divulgar e desmascarar a mascara da falsidade que exte governo tém demostrado… É muito triste a forma como perrdemos um grande defensor dos directos humanos Nito Alves tu mereçes 24/h de homenagem……

  69. Rapaz Comum a.k.a Kinganda 22.02.2010 - 09:14:16

    Eu sou a ressureição de Nito Alves, fruto do 27 de Maio, no espirito de 77 sempre de punho cerrado…
    O MPLA ñ vai poder ocultar a historia, mata o revolucionário mas a revolução ñ morre, mata-se um homem mas seu ideal permanece vivo e ressuscita na mente de gerações vindoras, há muita gente como eu (rapper revolucionário) q ñ vai deixar a vontade de Nito desaparer… Somos nôs os donos deste País, e por ele vamos lutar até ao fim, sem armas nem violência. Paz e amor ( http://www.zonasulupv.blogspot.com )

  70. Cláudio Berenguel 22.02.2010 - 11:46:18

    Bom dia a todos os Angolanos,mais um dia…
    Mais uma batalha longe da terra que nos viu nascer,mais uma rotina…

    Kandando forte

  71. Domingos Francisco Manuel 09.03.2010 - 14:41:13

    A historia é história. Os que a escrevem erradamente serão ultrapassados pelo tempo e serão esquecidos. O Nito Alves, homem defensor das causas profunda dos oprimidos de Angola foi barbaramente assinado por gente malefica. Olhem pelo Laborinho e Miguel de Carvalho pelo massacre que fizeram em conjunto com o Canhangulo em Malange?
    Em 77 mataram os quadros porque eram negros e deixaram o giz por ser branco, agora vejam onde esta o país sem quadros ?
    Somente corruptos e assasinos selenciosos, mas Nito previa esta situação, razão pela qual queria a mudança quanto antes.
    A historia saber castigar o grupo de Onambuwe, Ludi, Laborinho, Wdjimbi, ect etc.

  72. António Leirião 12.04.2010 - 14:11:25

    Antes porém gostaria de dizer q os homens q cometeram essas atrocidades,ñ pagarão por isso nos dias de hoje, por estarem a ser protegidos por uma corja de hipócritas, mas uma coisa é certa a justiça de Deus tarda mais não falha e muitos vão pagar por isso ainda em vida. Éis q sou um grande admirador de nito alves e ele mesmo disse “OS Q FAZEM HISTÓRIA NEM SEMPRE PODEM ESCREVELA”, mas graças a Deus ele nos deixou uma reliquia para ler. Partilho a mesma revolta das vítimas do 27 de maio pork tenho um amigo q não conheceu o pai e um tio que não conheci fruto das barbaridades selváticas e sobre tudo desumana q nem o diabo faria pior. Agora eu pergunto onde esteve Agostinho Neto qdo isso aconteçeu?… é assim tão inocente q ñ conseguiu impedir a morte de mais de 28000 pessoas? Ou será q o lhe interessava eram apenas os interesses politicos? E ainda veem me dizer q o povo é o MPLA, de q forma?… massacrando o próprio povo? ISSO FOI POR E SIMPLISMENTE AMBIÇÃO, GANANCIA E PODER… MAS UMA COISA É CERTA NESSA VIDA TUDO TEM UM FIM ATÉ AQUELES Q PENSAM Q ESTÃO ETERNIZADOS NO PODER TÊM UM FIM,E SE CALHAR DOS MAIS PIORES E TRÁGICOS… QUE A ALMA DAS VÍTIMAS DO 27 DE MAIO DESCANSEM EM PAZ. E O NITO ALVES SEMPRE FARÁ PARTE DA HISTÓRIA DESSE PAÍS.E SÓ VIVEREMOS NUM PAÍS COM TRANSPARENÇIA POLILITICA QDO TIVERMOS UM PRESIDENTE COM OS IDEAIS DE NITO ALVES…

  73. tania alves 14.04.2010 - 19:01:24

    sinceramente digo um dia os culpados do nosso sofrimento pagarao o que aconteceu no dia 27 de maio 1977 um dia o povo nos jovens vamos ter o direito de escrever a nossa historia tal com ela é as mortes de inocentes os culpados irao pagar e um dia a justiça de todos os que morreram para a verdadeira liberdade da patria acontecerá escrevao leiam nasci no dia 28 de maio 1979 e sinto muito por tudo o que aconteceu matarm o homem mais nao mataram os angolanos nos somos um povo e um povo nunca sera vencido com a força das armas

  74. tania alves 14.04.2010 - 19:08:20

    nito morreu mais a historia nao morre a historia faz parte do homem dos seus feitos entao acreditem um dia a historia vai escrever a verdade de angola figem dar-nos mas nao nos dao a liberdade de expressao a liberdade de nos sentirmos verdadeiros angolanos somos escravos no nosso proprio solo, vemos hoje os grandes desfaques nos cofres de estado, curupçao, tudo e mias alguma coisa peço a todos que têm o espirito de amor que façamos a nossa revuluçao nem deixem que nos façam o que fizeram a nito e tanto outros salvem-nos dos ambiciosos

  75. Johnson Fernandes 01.05.2010 - 19:17:19

    É triste ser angolano e viver no obscurantismo de uma história inventada por escumalhas que venderam a idoneidade do seu próprio povo a tão baixo preço… aos meus filhos quero falar sobre toda a verdade oculta e sobre os verdadeiros hérois deste país, quero falar de Nito Alvez e dos seus camaradas de luta em prol de uma Angola pura,ñ quero falar de falsos herois que se venderam a baixo preço, liquidando o seu proprio povo sem escrúpulos nem zelo… vou falar de Nito ñ de Neto, o tal de Pséudo
    heroi… Espero não me calar enquanto mais angolanos saberem a verdadeira história do nosso país… vamos divulgar Nito Alvez, Vamos divulgar o genocídio de 27 de maio de 1977. Se ñ jurídicamente, pelo menos moralmente essa corja, essa máfia de assassinos devem ser julgados… “a lei é o povo, o povo é a lei”

  76. Cambango 07.05.2010 - 12:12:53

    Nito Alves foi um grande nacionalista.Vamos todos lutar para q a justiça seja feita, a verdade por mais que seja obstruida mas o povo aos pouco vai conhecendo a verdade, e no devido momento a justiça será feita.

  77. DE DENTRO PRA FORA ..MBILA-J 07.05.2010 - 12:19:04

    Manos e manas!
    com muito dor e tristeza que escrevo pra voces.
    ora vejamos… em plena luta pela em dependencia
    todos os angolanos desde crianças moços a velhos
    passam por revolucionários em prol de uma Angolano independente e para todos os angolanos…
    hoje essa garra revolucionaria foi-se porque?
    será medo..de um 2ª 27 de maio?
    olha, hoje bebe-mos e come-mos a sem correntes graça aos esforços e coragem dos que morrerem por uma angola melhor..manos e manas é hora + é hora de acordar-mos.angola não tem dono o pais é de todos nós.os nossos herois não morreram envão pensem nisto chega de:
    -trocar-mos a revolução por cervejas
    -coragem pelo medo
    agora repare, olha envolta vê se o País esta melhor sem Nito?gostas dessa Angola que te deixas sem pão?

  78. Ressurreição de Nito...Jokande 07.05.2010 - 12:26:12

    es a solução:

    no proximo pleito eleitoral…mano saibam como votar
    não votem com o coração, mas sim com a cabeça.
    nem doem seus votos endetrimento da cerveja barata vindo do M.P.L.A que nos tira as casas e nos oferece uma mansão de tendas em plena epoca chuvosa.

  79. alexandre lopes 11.05.2010 - 20:16:32

    porque mataram nito aleves em angola

  80. semkigila 19.05.2010 - 12:57:20

    O MPLA é o pior partido ja visto no planeta
    Mataram o nito alves, e tantos outros que nem adianta citar, mas uma coisa é certa nunca matarão a cnciencia do povo Angolano, estamos fartos dessa merda.

  81. marshall kamba dia muenhu 27.05.2010 - 09:12:04

    epa manos sinto muito isso nao acontecer na minha epoca isso aconteceu 3 anos muito depois ter nascido. perde muitos familiares neste genucidio e ate hoje mesmo nao estando ou melhor nao vivendo os acontecimentos direito fico pareci vivi porque me revejo no comandante nito eli e o meu unico heroi angolano

  82. marshall kamba dia muenhu 27.05.2010 - 09:19:33

    manos eu sou mas um angolano favelado nato desta terra que tambem foi humilhado como comandante nito epa para me desabafar faço revoluçao com poisia faço rap sou mc o meu album ja esta pronto saira dezembro de 2010 com contiudos factos muito reias de angola que valhe a pena escutar e telo en casa sobre tudo quem e jovem como eu vai se manter informado com a realidade do nosso pais obtendo o album ate que enfim que contara com 20 faixas musicais olha hoje e dia 27 de maio nao sairei de casa estou de lutoooooooooooooooooooooooooooo

  83. Aduzinda conceiçao 27.05.2010 - 22:26:38

    sinto muita vergonha de toda mentira que aprendi sobre a historia de Angola… vergonha de ser angolana e de entoar o hino varias vezes.
    sou uma pessoa eternamente envergonhada.

  84. Alberto Costa 23.06.2010 - 08:38:42

    Sinto muito a forma como foi tratado o , mais meus senhores quem fuzilou os senhores na ambulância onde se encontravam Nzagi, Saidy Mingas e outros foram elementos afectos a vocês, porque a casa do Sambizanga onde os mesmos se encontravam reféns, não era nenhuma instituição da DISA. Diz a boca pequena q quem efectuou os disparos contra os mesmos foi um tal de DIAMULA.

  85. Monstro Imortal, Bakalof e Zé Van-dunem... 24.06.2010 - 11:24:13

    O PROBLEMA NÃO ESTÁ NO MPLA!
    MAS NO SEUS MEMBROS…

    MEUS CAMARADAS,(MEUS SENHORES),
    CAROS COMPATRIOTAS DESTA ASSASSINA NAÇÃO,
    e ASSASSINOS CRUEIS LIDERES…

    POVO…CIDADÃOS, CONCIDADÃOS…

    ME COMPADEÇO, COM LAGRIMAS NOS OLHOS E GRANDE
    RANCOR NO CORAÇÃO, NÃO DA PARTIDA, MAIS DA RETIRADA A FORÇA DO NOSSO camarada, SENHOR COMANDANTE E LIDER – Alves Bernardo Baptista o então (Nito Alves))revulucionario de raiz da sua triste infancia…((na verdade não foi de sua livre vontade…)).

    CAMARADAS,
    CIDADÃOS,
    PATRIOTAS,
    AMIGOS,

    DESPERTEM,… DESPERTEM,… DESPERTEM,…
    O CASO É SERISSIMO…

    SIGAM O PENSAMENTO LOGICO:

    Se Nito – corroborou com a DISA! para o suposto
    GOLPE DE ESTADO,

    alguem conseguiu provar?
    porque não provaram??
    porque lhe retiraram do estado, das suas ocupações?
    Porque não foi ouvido??? se ele tinha um depoimento.!!!
    Não deixaram rolar suas 13 teses, ao publico porque??? que mal tinha, se era sua defesa!!!

    Nota: o assunto já é público.
    esta questão é pessoal.

    Think About It – Michael Jackson.
    Yes We Can – Obama

  86. Dominick da Costa 01.07.2010 - 14:43:10

    Eu não sei falar de 27 de maio, mais pelo pouco que costumo a ler , da – me a intender que Nito foi um grande homem que só queria o bem para o povo de Angola,, hoje a guerra acabou mais ficou a ganancia, o ódio, a pressa de ficar rico na conta dos pobres…

  87. Cláudio Berenguel 01.07.2010 - 14:51:54

    Ficou o odio a ganancia e a vergonha de ser angolano e ser confrontado aqui na tuga por indus e outros, então não estás em Angola???? Agora é que está a dar…. Só para estrangeiros e quem está bem encostado.Angola já era para muitos os angolanos que tinham o sonho de regressar, um deles sou eu e quando voltei so perdi, só esta bom para o Zé-du e familia e os besugos que servem de cabeça mais os belgas que afinal são libaneses e demais que me pediram para vender os produtos de lavagem de automoveis para lavar os carros do ze du e da ana paula esse pais esta uma vergonha. E qual Manuel Berenguel….Antes cobarde vivo do que heroi morto…..

  88. Cláudio Berenguel 01.07.2010 - 15:01:23

    O Governo de Angola já devia de ter dado mais condições ao povo angolano e não ao chulos e marionetes estrangeiras, Angola o quê??? Serve os interesses dos que estão no poder só de pensar que muitos dos ditos herois morreram por uma Angola melhor e a pobreza continua…. ´Senhor Presidente olhe mais pelo seu povo e deixe a ganancia de lado.Meu nome é Cláudio Berenguel e tenho vergonha de ser interpelado por indus e outras pessoas de nacionalidades que não são a minha e perguntam porque não estás em Angola???Como eu há milhares de Angolanos abra os olhos.

  89. Lagrimas Inconformada... 07.07.2010 - 13:43:53

    pode ate demorar + o dia há-de chegar, palavras são eternaz tal komo Alá, por + tempo k dure, por + sombria k seja, a verdade um dia chegar, a luz pode ate ser fraca, + a nossa retina sentirá a sua presença…. reflitam…
    a real xtoria sobre Nito Alvez um dia chegará…

  90. joão Caetano 20.09.2010 - 15:02:35

    o fraccionismo nunca terminou nesta terra liderada por fantoches. De-se a conhecer mais activamente o passado e o verdadeiro presente aos jovens que tem o poder de tudo mudar, não importa como voto guerra, tem que mudar ha de mudar

  91. Kobe Bryant 27.10.2010 - 15:54:52

    NITO ALVES, foste inocentemente e pela defesa do povo Angolano, fiquei estupefacto quando soube melhor sobre o dia 27.05.1977,até qdo estes sofrimentos recordo com muita tristeza ao caso do meu grande professor NFULUMPINGA NLANDU VICTOR que até hoje não se ouve nada sobre os autores, e actualmente as grandes ameaças a ANTÓNIO MANUEL JOJO jornalista da Rádio Despertar, e ao DR. Makuta Nkonda.
    E gostaria de alertar ao governo da merda que não a mal que dura para sempre…

  92. Fambayang 29.10.2010 - 13:09:34

    e com tanto orgulho que eu procuro mais de saber deste grande homen e cada dia que passa eu me inspiro mais nele e sinto-me preparado para trazer uma revolucao parecido porque penso e acredito que queremos este Pais de volta e a solucao esta na mao e na mente do verdadeiro e patriota Angolano.a terra e todos e nao de alguns igoistas.este dia vai chegar e vao nos chamar de violentos porque eles ja tenhe sido violentos a muitos anos.

  93. Serrabel Goim 29.10.2010 - 14:31:34

    A historia de Africa no geral,de Angola em particular tem lembrancas que fere o sentimento profundo de qualquer ser humano.Desde a era colonial tem se escrito as mesmas historias de sangue,assassinatos,cadeias,torturas e eliminacao fisica.Porque as pessoas,apois uns estudos feitos tem tendencias de vir tomar poder,fazer vingancas e esquecessem da longa caminhada.Que seria de 27 de Maio se tudo ocorresse no plano tracado?De certeza tambem matariam muita gente ate inocentes,haveria caca as bruxas e fuzilamentos.A politica faz a historia escrever com letras de sangue,luto e falasse de herois quem esteve do nosso lado e se foi.A Unita,fez sua estoria a braco de ferro,tal com MPLA,FNLA.Todos mataram e todos dizem ter herois tombados…que tudo tenha um fim,ja e nunca mais volte.Viva Angola e viva os Angolanos.
    Serrabel Goin-Luanda

  94. Maridjata 07.11.2010 - 13:33:35

    sou um jovem de apenas 20 anos dedico-me a escrever cronicas em prosas e busco aquilo que a historia não me quer dar estou a escrever um livro e preciso de material com propriedades que fala-me sobre o 27 de maio e do Nito, aguardarei ansiosamente por uma materia vossa contactem-me 927999260 sou meio pcupado usem so uma frase chave para que eu consiga identificar que seja de vossa parte devido aos snipers espalhados por esta esta terra

  95. medalha vazia - ti medalha 16.11.2010 - 23:24:19

    granda nacionalista o ti nito o ze 2 com sua esposa incitadora se ganhassem iam nos passar na lamina uns 300 mil angolanos pra degolar por causa das 13 teses do pulas russos so para ver o dono sovietico contentete tal um caozinho obediente eles iam esperar depois uma festa no focinho e abanar o rabo … tenho desorgulho em ser negro da cor do nito do imortal heroi etc … o deus! arranja me um mandela sem teses galos a voar langas fulopinga-pinga please que eu so vi a cor dos dolares depois de 1992 gracas ao kota mbinbi !

  96. medalha vazia - ti medalha 16.11.2010 - 23:31:25

    13 teses dos pulas russo-sovietico da bicha do pao copo reco reco angodiplo falta da luz bolo de ananaz que sabia a barata e copera que comia as nossas damas 13 teses anti angola anti orgulho em ser africano gerrilheiro de que ? ah e festa com barril de fino e bomba de encher pneu pra tirar um 13 teses pra nos lixar explorar abranger enviar pro kk dar tudo aos cubanos praia nos pinheiros da base da marinha onde so os russos banhavam nos os genuinos nao punhamos pe 13 teses da fome fuba podre peixe podre e disa do nito se refilares …. coitados de nos … com essas teses da salvacao …

  97. olveira emanuel antonio 30.11.2010 - 15:39:35

    EU SEMPRE PENSEI QUE AGUSTINHO NETO FOI UM GRANDE HEROI. MAIS DO QUE PUDI VER QUI COMO A PERCEBER QUE ELE SE CONSAGROU HEROI PASSANDO POR SIMA DOS OUTROS MATANDO OS SEUS COMPATRIOTAS COM QUEM LUTOU NA LUTA DE LIBERTAÇAO. ELE SIM FOI UM HEROI ASSASSINO ISTO SIM.E O SEU ELENCO ERDARAM ISTO ATE AGORA, E CONTINUAM A MAUTRATAR O POVO ANGOLANA COM AS SUA DITADURAS. LADROES, CURRUPTOS, ASSASSINOS, POBRES EM ESPIRITO E ORFAO DE SENTIMENTOS.HAVERA UM FIM PRA TRUDO ISTO. NILTON ESTOU MUITO ORGULHOSO DAS TUAS CAPACIDADES,
    DA SUA CORAJEM E DAS SUAS ATUTUDES ISTO ME INSPIRA AINDA.

  98. Jorge Manuel 23.12.2010 - 11:25:13

    gostei imenso da informação e espero que continuem a divulgar informação a este nivel pois nós os jovens precisamos de saber a verdade.

    outro aspecto importante na divulgação desta informação é lembrar o nome de alguem que deu a vida por este povo pois se repararmos Nito Alves na altura era ministro da administração interna e se fizesse o mesmo que os lambe botas da actualidade teria se calado e enriquecido como os outros.

    viva os patriotas como Nito.

  99. Soares Mulengo 24.12.2010 - 12:53:03

    Agora entendo porque razão o MPLA não admite a democracia nas fileiras do partido. Apenas o chefe decide e os restantes seguem o fio.

  100. Morais da Costa 24.12.2010 - 12:56:13

    Que pena irmão angolanos, nascemos num país rico em recursos naturais e forte em delapidação de recursos humanos. O MPLA que se afirma como defensor do povo, trata-nos como ovo, ou seja, frita-nos quando queremos crescer mentalmente, ou então, manda-nos partir e acaba-se tudo.

  101. defensor de jesus dias 26.12.2010 - 10:10:44

    Angolanos e portugueses que desejam o bem-estar e a paz real e efectiva para todo o povo e, quando digo para todo, e mesmo para todos e nao para uma minoria de oligarcas, enquanto os mais desfavorecidos so conhecem a miséria e fome, alguém limpou, porque tem medo da verdade sobre o falso “golpe” de 27 de Maio de 1977 e a pretexto de que o meu Email estava errado, um comentario meu que aqui escrevi, e que era fundamental para explicar o meu surgimento neste site e, sendo eu portugues, o que tenho a ver com os problemas politico e sociais angolanos. Eu vivia em Angola durante este perturbado periodo da historia angolana e, nao sabendo se foi por causa deste negro dia, preso so apos, mais ou menos dois meses. Cuidado angolanos e portugueses revolucionarios, este site, nunca se sabe, pode ser uma armadilha!!!

  102. Osvaldo Baião André 02.01.2011 - 13:06:34

    só gostaria de saber porque os livros de historias, de cá em Angola não falam de Nito Alves.

  103. Paulino Cimente 12.01.2011 - 08:44:10

    Hoje nós como familiares directo de Nito Alves sentimos na pele e no osso as facatruas do MPLA fotócopia,mais não faz mal um o rugir do rei da selva (Leão) tamben vai afugentar os propios filhos e isto quando acontecer a nação vai si levantar,somos Angolanos não somos infiltrados como maior partes dos dirigentes da má governação do País.
    NITO ALVES
    e angolano previa o sofrimento do seu povo por esta razão quis mudar o rumo da governação do país.

  104. lucio 13.01.2011 - 19:06:59

    DIZEM Q AGOSTINHO ERA 1 HOMEN DO POVO ISTO ERA MENTIRA PORQUE ELE NAO PASSAVA DE 1 ASSACINO PORQUE TUDO Q ACOMTESEU COM NITO ALVES FOI A MANDO DELE NETO ERA TAO MAU E AMBICIOSO Q NAO ESPERO SAVIMBE E OLDEM ROBERTO PARA POCLAMAÇAO DA INDENCIA DE ANGOLA O M.P.L.A SO NAO DIZ A VERDADE MAIS O POVO SABE TUDO AGOSTINHO NETO TINHA MEDO DA CONCORRENCIA E POPULARIDADE NITO PURISSO ENVETARAO Q ELE QUIS DAR UM GOLPE DE ESTADO ……NITO ALVES Q SUA ALMA DESCANÇA EM PAZ.

  105. O FUTURO DO POVO ANGOLANO FPA 17.01.2011 - 11:21:42

    VIVA NITO ALVÉS – VIVA O FUTURO DO POVO ANGOLANO:

    Angola, o seu Dinheiro, e a Miséria do Povo Angolano, culpado é o Mafioso do José Eduardo dos Santos. José Eduardo dos Santos tei que dechar o posto do Presidente da República de Angola. Avisamos para o todo Povo Angolano, para preparar a Revolta do Povo Angolano contra todos os Mafiosos do José Eduardo dos Santos e o José Eduardo dos Santos em Luanda. O José Eduardo dos Santos nao é Angolano e nao pode ficar no posto do Presidente de Angola. Vivo ou Matar o homen. Obrigado para todo Povo Angolano. A Luta para o futuro do povo angolano. Contacto o Movemento do Povo Angolano contra o José Eduardo dos Santos:
    O FUTURO DO POVO ANGOLANO F.P.A.

    “A Revolta do Povo Angolano e do Nito Alves contra o José Eduardo dos Santos”
    António José da Silva Minguel,
    Hanauer Landstrasse 258,
    60314 Frankfurt,
    Telefona: 0049-69-90439895.

    A sua conta encontra-se em aprovação! Receberá um e-mail assim que for aprovada. contacto nos rapido para ajudamos o Povo Angolano

  106. gaspar Sunguimbe 18.01.2011 - 17:25:57

    tenho 29 mesmo embora sendo muito jovem sei que nao e preciso queimar-me para saber que o fogo queima basta a gente ouvir dos mais velhos muitos pintam um quadro de nito alves como uma pessoa que tentou dar um golpe de estado, que è mas uma das muitas mentiras que este nosso governo vem trazendo ate agora silenciando os verdadeiros revolucionarios e patriotas que nao vao de acordo com as actitudes despostas do MPLA nao provas de facto que agostinho neto tenha dado a ordem do ataque mas dada a prisao de patriota de longa data o chefe nao teria conhcimentos dos actos do seu proprio governo è a mas suja das mentiras infelizmente actos revolucionarios como este ja nao se fazem sentir simplesmente porque sabem o que o seu governo è capaz de fazer se aparecer uma pedra no seu sapato ele simplesmente nao tira a pedra mas a esmaga para que nao volte a entrar no sapato de ninguem desde os dias de nito sabes quantos patriotas foram silenciados!! o povo nao esta cego no fim ja vencemos a represao colonial mas agora emfrentamos uma repressao politica e despota que se esconda atras de uma democracia que so existe no papel que com certeza sera tambem vencida se todos nos termos o espirito e a coragem de nito alves lembrem-se um so povo uma so nacao se è possivel se estivermos juntos!!!!!

  107. lucio 25.01.2011 - 21:46:16

    SO 1 JOVEM ANGOLANO MAIS CINCERAMENTE NAO GOSTARIA DE SER ANGOLANO POR CAUSA DAS INJUSTIÇAS Q VEJO NESTE PAIS MAIS O DESTINO QUIS Q EU NASCECE AQUI MAIS DIGO-VOS UMA COISA A VERDADE TARDA MAIS CHEGA OSEJA ESTA VERDADE Q ESTA OCULTA SOBRE O 27 DE MAIO E NITO ALVES VIRA ATONA E A MASCARA DOS HOMENS DO M.P.L.A

  108. Miguel domingos 05.02.2011 - 01:07:23

    Caros irmãos ate quando o ditador que dis ser democrata, o politico ou o presidente mais assassino de africa jose eduardo dos santos vai continuar no poder?
    rouba o povo angolano,os filhos todos ricos com o dinheiro roubado do povo,dirigentes assassinos temos o caso recente do quim ribeiro rouba,mata e ninguem faz nada, ate quando este tipo de vida meus senhores?
    Viva o Nito Alves:
    Atua memoria estara sempre nos nossos Corações vocé é um filho verdadeiro de Angola!..

  109. pedro andre 07.03.2011 - 16:19:09

    nito alves nos angolanos genuinos te vingaremos

  110. Sonia Maciel 06.04.2011 - 19:59:45

    Acabo de ler o livro sobre a Sita Valles, que me impressionou muito…era miuda e ainda me lembro muito vagamente de se falar na “revolucao” de 27 de Maio, pois em Mocambique tambem passavamos por uma fase dificil…hoje so agradeco por nao termos passado nem meade do que os Angolanos passaram….sempre tive uma vaga ideia de que Agostinho Neto tinha sido um assassino, muito provavelemente a mando de outros com medo de perder o poder…e o nosso male em AFrica e esta historia deve ficar para a Historia da Humanidade..para que nao mais se repita!!!! tambem de origam goesa (minha mae tinha vindo de Siolim -Goa) e aqui em Mocambique conheceu meu pai, cujos pais vinham de Goa, fico sensibilizada com a facilidade que nos, Goeses, temos de tornarmos um pais do Mundo o nosso Pais e por ele lutarmos!!! Pena que a Sita e outros tenham sido ingenuos pensando na bondade humana e na liberdade dos nosso direitos!O bicho homem e terrivel e quando chega ao poder muito facilmente vira uma mamba para salvar sua cadeira!!! ate quando?????

  111. lucio 07.04.2011 - 19:17:00

    grao a grao a galinha enche o papo o seja o povo ja deo comta que estes governantes ladroes so les tenhem aldrabado os homens do sistema ja derao comta q o povo ja nao esta com eles purisso convocarao as eleiçoes presidencias para dentro do parlamento onde eles sao a maioria e depois querem dizer q =ue em angola a democracia num pais onde nao a liberdade de expresao mais agara digo-vos grao a grao a galinha enche o papo osjovens angolanos ja começarao a fazer a sua revoluçao no ultimo dia 2 de março jovens unidos fizerao uma manifestaçao na poderiao pedir liberdade de expreçao para os jornalistas mais como o povo ja anda saturado com a presença do ZEDU no poder sao 32 anos entao o povo dizia ti ze tira o pe ti ze tira o pe o seja estavao a pedir para o presidente deixar o poder sera que ele vai deixar acho que nao porque ele tem muita ambiçao e esta viciado. hahahahahahahahahahahahaha

  112. mc charles 07.04.2011 - 20:22:56

    ox + velhox nao querem acreditar k o “M” e o partido assassino corrupto de todox ox tempox e quando falamox pros + velhox pra iniciarmox uma revoluçao contra xte partido tirano eles nox mandam calar a boca dizem k “M” e o melhor mas na verdade eu vejo o medo nox olhares dox + velhos mas pra que ter medo se ox nossos antepassados morrerao para acabar com a escravidao o colonialismo porque k nao podemos lutar contra exte malditos hipocritas carniceiros nojentos k so pensao nas suas familias e xquecendo-se do povo angolano as vezes desconfio k nao somos angolanos pork somos muitos injustiçado por exte governo MALDITO….E.T.C…..

  113. Chico Pedro 08.04.2011 - 11:46:58

    Siceramente, estes tipos que criaram este cenario, são os mesmos que armadilharam o Miala.

    O 27 de Maio ja mais será esquecido em Angola, aqueles que julgam que o poder é perpetuo, enganam-se, a historia saberá dar respostas a estas todas inquietações.

    Lamentavelmente o cenario ainda até hoje continua.

  114. Bonifacio Mendes Antonio 16.04.2011 - 23:01:57

    é muito triste de saber que muitos dos compatriotas Angolanos foram bruscamente assassinados pelos seus proprio companheiros. Nito Alves e muitos outros, lhes foi dado um destino muito cuel.Angola perdeu os seus melhores filhos que podiam dar a este país e a este povo que tanto sofre, o melhor.o povo angolano esta a procurando o seu proprio destino; sofrer até mais, ao acreditar nestes que nunca merecem a confiança. Ja basta de tanta mentira, roubos,de milhares de dolares para inriquecerem – se deixando de parte a populaçao sempre no marasmo. Mas este sistema politico de gatunos, estão acavando o seu proprio buraco, e um dia os ajudaremos a enterrar.

  115. Gino 20.05.2011 - 15:51:56

    BOM EM RELACCÄO A MUITA GENTE AQUI,EU NAO SOU A FAVOR DE NITO ALVES!MAS TÁMBEM NÄO SOU DE DEFEZA DO MPLA!”LEONIDIO” TOU DE ACORDO COM A TUA TENSE!ESTA FOI A RAZÄO DE TUDO QUE ACONTECEU NO 27 DE MAIO: MORREU MUITA GENTE INOCENTE, DIRECTO OU MESMO INDERECTO INVOLVIDO NAS TAIS ACCOES. A DISA TOMA AQUI A MAIOR PARTE DOS ASASSINIOS, MAS TÄMBEM O MOVIMENTO FRACCIONÁRIO DE NITO ALVES ELEMINOU MUITOS DIRIGENTES POLITICOS DO MPLA,(NAS SUAS EXECUCCOES PRÉ-PLANIÁRIAS)UM DOS QUAIS FOI UMA PESSOA BEM CHEGADA (DE MIM). PORTANTO COMPATRIOTAS SEM OS PLANOS DE NITO ALVES,NÄO TERIA TIDO DERRAMADO TANTO SANGUE INOCENTE.OS MEUS PROFUNDOS LAMENTOS COM TODAS AS VITÍMAS DO 27.DE MAIO.EU SOU A FAVOR DE UMA JUSTICA, O GOVERNO EM ANGOLA TÉM A ABRIGACÄO DE CRIAR AQUI UM SOLUCÄO!

  116. TIGRÃO DO NORTE. PR. DO M.J.R.P.A 31.05.2011 - 04:31:32

    Seria melhor e mais feliz se fizessemos a historia de angola com o corpo sem mais sangue mas se o inimigo do povo presistir a sacrificar a nossa historia nós não temos outro caminho a seguir se não aceitar o sacrificio! O nosso sacrificio hoje é q será da amanhã ou depois apátria deve murrer um pouco para vivermos internamente lívres… ATRAVÉZ DE UM GOVERNO CORRUPTO DE NACIONALIDADE DUVIDOSA E CONFUSA PERDEMOS OS MELHORES FILHOS DESTA TERRA QUE EM VIDA DERAM TUDO PARA SERMOS LÍVRES! OS NOSSOS HEROIS SERÃO VINGADOS PARA Q OS VINGUEMOS ALUTA TEM QUE COMESSAR NITO ALVEZ, ZÉ VAN DUNEM, PEDRO FURTUNATO MONSTRO IMORTAL, BETINHO,KIFERRO,SITA VALES, MFULUMPINGA,JONAS SAVIMBI,E OUTROS SE AVOSSA CAUSA É DE TODA GENTE A MORTE AMEDRONTA OS ESPIRITOS DORMENTES MAS FORTIFICA A ALMA LUTADORA PARA SEMPRE VIVA ÁFRICA VIVA ANGOLA VIVA O POVO MARTIRIZADOS DE ANGOLA. ABAIXO O MPLA SANTISTA ABAIXO OS CAÚSADORES DA POBRESA DOS ANGOLANOS AUTÓTONES…EM MEMÓRIA DOS NOSSOS HERÓIS QUE TOMBAM DIA POIS DIA EM BUSCA DE UMA ANGOLA JUSTA E DEMOCRÁTICA, PRESTEMOS UM MINUTO DE SILÉNCIO… OBRIGADO. KIFANGONDO AOS 31 DE MAIO 2011 PELO PR M.J.R.P.A MOVIMENTO JUVENIL REVOLUCIONÁRIO APARTIDÁRIA DE ANGOLA.

  117. pedro da silva 02.07.2011 - 20:50:19

    valeu nito alves o guia imortal do povo angolano ninguem apaga a historia. averdade e como a morte por mas que fujas ela encontra te.

  118. Anonimo 24.08.2011 - 17:25:22

    É uma “PENA” que a Maior Parte dos Angolanos por estratégia do Regime dos Hérdeiros de Agostinho Neto ainda desconhecem a verdade!!! Mas prefiro manter a esperança de que a nossa Angola deixará de ser governada por estes “Fantóxes” e a verdade virá a superficié.
    Viva os verdadeiros filhos da Pátria!!!
    Viva NITO ALVES…

  119. neves cardoso 27.09.2011 - 20:48:04

    A memória dos nossos heróis, permaneceram vivos nas nossas mentes pelos seus feitos. ainda postos em covas os seus actos os manteram vivos, seguiremos os seus ideais e ensiametos, vingaremos as suas mortes, ainda que seja aúltima coisa que façamos nas nossas vidas.

  120. C.M.R. 11.10.2011 - 17:37:39

    Ditadura do MPLA é da bué são tão malvadoas que preferem os maus corruptos que verdadeiros camaradas Humanistas e nobres como Sr Nito Alves

  121. mauro casimiro 27.10.2011 - 18:12:52

    obrigado pela imformação dada que o vosso saite divolga mais noticias.

  122. eugenonunes 07.11.2011 - 17:50:27

    para mim, Nito Alves està vivo ainda não tem um ano ele falou comigo aqui no facebook depois nunca mais falou estive a ler este site todo, como um homem tão intelegente se deixou matar; estou interessado em saber mais da vida dele.

  123. Anastancia Santos 09.11.2011 - 09:53:53

    Esta historia é muito chocante. Nao consegui consegui reter as minhas lagrimas. Assassinos, vai chegar o vosso dia tambem, ele apenas adiantou.

  124. Fernando Antero Gomes 24.11.2011 - 20:32:51

    sou sulano com muito orgulho,Benguelense nato do Lobito combati nas antigas F A P L A S sem saber a dita politica do MPLA,so agora q tenho a plena certeza do tipo de dirigentes sem historia q temos.Q a historia seja conhecida por todos Angolanos,durante muitos seculos.Porq a historia d Angola e o comandante Nito.Ele sim merece ser revivido.obrigado pela publicacao desta historia neste site.

  125. Manzambi Rafael 01.12.2011 - 12:20:57

    O pouco q ali acerca de nito compreendi q existe muitos heroi da resistencia que nao sao homenageados,porque nao possuiram ideologia maxistas comos estes heroi de sofa.

  126. Paixao 24.12.2011 - 19:53:28

    estou muito contente com este artigo o orgulho a negritute e angolanidade ja mais morrera ou sera confindido com querem faze-lo.

  127. Paulo Cimente 28.12.2011 - 04:29:22

    Em cada dia que passa fico surpreendido com os portugueses em Angola epa, podem vir passear esi for possivel ser nossos empregados mas nos escrsvisar mais um um! não não pode um pais como nosso colonizados pelos portugueses cairmos mais numa 2ª colonização si for assim o CMDTE Nito tinha plena razão quando dizia que em Angola sou haveria Independência total quando vicimos Negros, Mulatos e Brancos a varrerem as ruas juntos, sim o português em Angola trabalha de segunda a sexta das 8h as 14 e 30 e o Angolano na mesma empresa de segunda a segunda e a ganhar 4% do salario do portugês O CMDTE Savimbe tambem tinha razão quando dizia que a cooperação comigo não é facil que nos metia em 1º lugar até em 4º.

    Ti Nito
    Tamaos a ver fumo
    nas mãos destes Camarada fotcópia
    que não sentiram na pele a escravidão dos pourtugueses.

  128. JRiste 28.12.2011 - 08:27:57

    tenho 22 cresci a ouvir estas historias do meu pai e avós,sempre fui contra o governo actual,sinto muito pelos Heróis y homens intelectuais tombados pela revolução de 27 de maio angola continua a ser um pais em mãos de Neo-colonialistas,Desde o Meu Berço sinto o sangue revolucionário a correr nas minhas veias,bom dias iram chegar para o nosso povo, que esta a sofrer uma 2 escravatura dos portugueses em angola..Angola e para os Angolanos não para os Brancos Imigrantes.vamos erguer as raízes. Pretos e mulatos e até brancos, vão cultivar café, cortar a cana de açúcar, para fazermos a revolução em Africa

  129. Jorge Barros " Cabinda" 30.12.2011 - 11:35:01

    Nito Alves – psrs min estara sempre vivo em todos os Angolanos, ele e Heroi e mesmo tempo Martx.
    MPLA – desde sempre e contra toda aquela pessoa que nao danca a sua musica e mais… nao gosto de intelegentes porque para eles constitui uma ameassa ao poder.
    Nito Alves foi homen forte e com uam intelegencia de asso e muito as vezes comprarado com grandes martx como MarkMEX e nunca igualado.
    Nito Alves – a sua pedra lancado , hoje temos uma Angola com a contribuicao de democraticacao traga pela unita teremos um pais feliz.

    sua alma descanca em paz e pesso a todo um que ler sobre Nito Alves que tira 10 minuts de silencio.

    Cabinda

  130. Isunji M. Vunji 01.01.2012 - 01:23:00

    Sou de Cuanza Norte e saber que Nito Alves nasceu bem proximo da regiao onde nasci, me inspira.

    Viva os Povos Africanos.
    Viva a Liberdade em Angola.

  131. Ndombele Kabuanda Martins 03.01.2012 - 12:15:27

    Nito Alves, é e será sempre um grande homem, e de reconhecimento nacional e internacional. não sou separatista, nem regionalista sou apenas pela verdade.o verdadeiro MPLA dos Angolanos ja não existe, porque os verdadeiros angolanos quando descobriram que o pais cairia no neocolonialismo,os saquiadores com ajuda de portugal començarão a matar os genuinos. és o plano do Mpla,acabar com a FNLA sendo o partido que iniciou com a luta armada porque sabem muita verdade. eliminar todos verdadeiros angolanos que não colaborarem com eles. favorecer os estrangeiros para abafarem as iniciativas dos nacionais.infiltrar os estrangeiros nós bairros para controlarem aqueles que se interferem nos seus planos,mandar os filhos deles,irmão,primos que estão em cabo verde e são tome estudarem fora do pais nomeadamente portugal e estadoa unidos e vem em angola ja com passaporte angolano. destabilizar e acabar com o partido unita. se duvidares podes investigar que no primeiro escalão do governo do MPLA, não tem nenho angolano genuino. volto em breve com outras verdades.

  132. Afonso Quintas 04.01.2012 - 16:55:46

    O meu snho é matar o Jose Eduardos Dos Santos,espero realizar o meu sonho o mais rapido possivel…quem será o angolano com o colhão grande para tentar matar o gatuno do poder angola???eu como sou suicida vou tentar realizar o meu grande sonho,e eu morrer sé for morto., Adeus povo angolano..vou morrer por vossa causa,estou cansado de ser escravo de Jose Eduardos Dos Santos por isso vou cometer este suicidio…Feliz Ano de 2012..pra voçês sucessos para voçês em 2012…Viva o Nito alves o angolano mais corajoso que eu ja vi na minha vida,temos que honrar o bom nome de nito alves…tém que ter muitos nitos em angola,porque o MPLA e JES partido no poder em angola está a gozar com a cara do povo angolano e de angola, eu como estou muito frustrado não estou a conseguir manter a minha frustração e loucura! Eu sou o Afonso Quintas este é o meu numero de telefoné 922502240,para fazerem ameassas!!

  133. nelodasilva 06.01.2012 - 11:08:45

    nito alves um grande homemmmmmm!esse sim fé um gande heroi nacional.e digo c td orgulho eu admiro esse grande homem nito alves obrigado nito

  134. XAKASSAU OSAMA JORGE 10.01.2012 - 12:30:35

    que haja justiça, pelos mãos tratos que deram no comandante da I região ” querido nito nós vamos resolver “

  135. Sadó 19.01.2012 - 10:53:28

    Essas histórias que são real datam-se de 65 ou 67 anos. sou jovem de apenas 24 anos e nem se quer eu era pó, mas ja esta mas duque proado “PODEM MATAR O HOMEM MAIS A VERDADE NUNCA MORRE” que haja justiça e que levam esses casos ao tribunal penal internacional, e que esse regime caia..

  136. Giovani Vieira Dias 20.01.2012 - 16:02:55

    É DURO SABER QUE A POLÍTICA ANGOLANA PASSOU UM PERÍODO TÃO CONTURBADO, SOBRE TUDO POR PARTIDÁRIOS DA MESMA ALA! AFINAL DE CONTAS O BOICOTE NESTE PAIS JA VEM DE LONGE

  137. paulo lussala 26.01.2012 - 16:29:03

    tristeza e enorme quando leio avida e obra do nito alvez ,morreu de uma forma drastica e burra. matado por esses q pensao ser dono do mundo. vois sabem quem sois.

  138. FILHO DO POBRE 18.02.2012 - 10:49:30

    Esses Filhos da Mãe, (STAFF DO MPLA) são malandros, mataram o NITO ALVES e organizam Histórias de mentira para acalmar o povo.

    Na verdade é de que, todos Angolanos Intelectuais Verdadeiros estão a ser Matados, se formos a Ver, no MPLA. todos que estão lá a mandar são estrangeiros, e alguns de nós estamos a os ajudar, porque estamos a ser comprados.

    Espero que o boato que eu ouvi de que Isaias Samakuva está em Leilão não seja verdade, caso contrario, ele também é um Grande traidor da nação

  139. Miguel domingos 24.02.2012 - 10:32:20

    È verdade meu caro, o Isaias Samacuva vendeu o seu partido UNITA aos corruptos do MPLA e JES,vendeu por cerca de 95 milhões de USD.

    Isso quer dizer que o MPLA e JES, vão continuar á fazer das suas em angola,até o mais velho Makuta Nkondo já calarem -lhe á boca nos seus menbros da UNITA,porque fala muito mal do partido no poder MPLA e JES.

  140. Nguimbo 29.02.2012 - 18:11:17

    Camaradas a juventude não esta a favor da UNITA, MPLA, FNLA e nem de Outros partidos mas sim, o que nós queremos é inovação do governo Angolano xega de comprar carros de 300.000 usd para uma so pessoa em quanto a quem nem de carro 8000 usd tem, xega de oferecer casas de 1.000.000.00 usd para uma pessoa em quanto há quem não tem uma casa de 10.000 usd, ñ podemos nos habituar alegrar uma pessoa e prejudicar milhões de pessoas.
    VIVA TI NITO

  141. kamusongue bimbi 01.04.2012 - 12:33:50

    viva nito alves, muito embora ser um politico é um cheio de sapiencia.
    jamais seras esquecido

  142. william Manuel josé 15.04.2012 - 17:11:40

    A verdade chegara

  143. junior 23.04.2012 - 01:04:20

    li neste artigo que o velho nito aguardava a decisão de uma suposta comição de inquérito e todos sabemos q quem presidia esta comição é o nosso actual presidente Zé Du,é a pessoa a que devemos exigir a verdade(Neto,zé Du e os seus) mataram Nito e todos nossos herois.

    NÃO FICARÁ IMPUNE…

  144. Alberto Monteiro 16.05.2012 - 10:40:30

    Na verdade eu escrevo este comentario com lagrimas nos olhos, além de Nito Alves muitos homens fortes foram deixados prá atras porcausa da ganancia de permanecerem no poder
    Mais estas mesmas pessoas esqueceram-se que tudo que sobe desce e o que planta assassianatos vai colher assassinatos

  145. O justiceiro Revoltado 22.05.2012 - 12:56:45

    Realmente é incrível a forma como essa gente se esquece dos verdadeiros heróis da independêcia e paz desse país. Mas fiquemos calmos, porque disse alguém que “o quimbandeiro também morre e o feitiço também apodresse– Brigadeiro 10 pacotes”

  146. Calemba 2 Revolução 24.05.2012 - 00:04:22

    Esses monstros do mpla vão pagar porque está a nascer novos “nitos” podem crer que a luta não ficou por alí. vamos nós os filhos e seguidores de Nito Romper vossas barreiras.e quando menos esperarem,acabaram destruidos porque já fizeram muito mal.já enganaram bastante.o povo não é burro se até ao momento angola não vira de pernas para o ar,é porque precisamos de actuar no momento certo.mais garanto que a porra do vosso governo será fatiado.comessando pelos restos de neto,e toda sua satánica geração! esse dia está á caminho, e em breve voçes verão!

    “Nito Alves” que descances em paz,e que continues a enviar tuas forças para nos ajudar Obrigado pelos teus ensinamentos!!!!!! paz.

  147. Dala 27.05.2012 - 00:11:47

    Um minuto de silêncio ao cota Nito!!!!!!!

    Não se apaga uma história, eu nuca ouvi antes alguem a falar do Nito Alves nem sabia que ele ixistiu mais hoje ja sei tudo sobre ele.
    isto é igual a um filho que descobre que era adotivo e o pai lhe escondia.
    O Deus castigará aqueles que tiram a vida dos outros, porque só ele que dá a vida tambem ele pode tirar.

  148. SAndré Yango Kassangovundo 28.05.2012 - 00:43:35

    É impressionante!
    Contributo modestio:
    Trabalhei com o «Cda.Minerva» na U N T A – Luanda;
    Trabalhei com o «Cdte.Bakaloff» no Uíge.
    Neles lia-se capacidades de humanismo e sabedoria; constatva-se tremenda inteligência de bem fazer para angola.
    É impressinante

  149. justiceiro da paz 2 29.05.2012 - 15:14:01

    pala angolanidade que carrego dentro das minhas veias,nao tenho uma termologia sepecifica para dar a sete trasmissore de corajem “Nito Alves”
    sem querer comentar so tenho a dizer que todos vamos a mesma seia apesar de ele ter ido primeiro so temo de agradecer por tudo que ele fez por nòs sem esquecer que cada um de nós é Nito Alves ainda mais com o impurrão dos nossos musicos angolanos como “brigadeiro 10 pacotes,kid mc,mc k, assim como outros irmãos do mesmo continente e situações semelhantes vamos continuar ate cortaros os “t” e assenturmos os “i” Deus esta em primeio lugare……

  150. SAndré Yango Kassangovundo 29.05.2012 - 21:55:30

    27 de Maio é lembrado ontém, hoje e sempre
    Nitistas!irmãos
    Netistas!amigos para sempre
    Seguem os S S S…

  151. brigadeiroteimoso 06.06.2012 - 13:44:11

    Nito foi um grande homem ele é um heroy morto e muitos que estão em vida são covardes vivos

  152. FDP do JOSE EDUARDO DOS SANTOS 06.06.2012 - 18:56:45

    Assim como lamento Deus ter feito o diabo, também lamento Deus ter feito esses fdp do governo.
    Agostinho Neto matou milhões de angolanos sem causa.

    Nito Alves um nacionalista que deu a vida em prol da liberdade angolana.

    Agostinho fez bem de morrer, pelo menos diminui o índice assassino em Angola.

    Voçes vão morrer mal, como morreram outros ditadores.

  153. Alexandre Carvalho 13.06.2012 - 02:46:58

    Nito Alves não merecia morrer como morreu !No entanto idolatrar a sua figura é outra coisa ! Politicamente estava desfasado no tempo ! A ideia de Nito Alves, Cita Vales e Zé Van-dunem era uma ditadura do pior ! Nito Alves foi vítima de si próprio ! Queixou-se do tratamento que lhe foi dado, mas ele próprio foi impiedoso com os seus camaradas quando discordavam de si ! Ele próprio foi um executor sanguinário ! Deixem-se de romantismos !

  154. Benedito 16.06.2012 - 13:39:17

    Mártires de patria! Onde esta a homenagem deste homen?

  155. Benedito 16.06.2012 - 16:28:18

    Mártires da pátria! Onde esta a homenagem deste homen?

  156. Adao Branco 20.06.2012 - 11:41:56

    Estamos prestes a testemunhar Mais uma vez a derradeira decisao do Povo angolano pesso encarecidamente q pensem na historia do povo angolano aqueles q ja se foram e q sempre lutaram para uma terra com igualdades para todos vamos reflectir e tomar a decisao certa

  157. Antonio-senga 29.06.2012 - 15:43:22

    Palavras ñ podem definir a minha melancolia para com esta triste história ente querido Nito, que Deus o tenha.Na verdade um dia a justiça será feita. Estamos separados físicamente mas espiritualmente junto estamos velho Nito! A sua alma descançe em paz

  158. Nguimbo 07.07.2012 - 13:55:54

    Hoje é triste ver os filhos, familiares dos homens que lutaram para que Angola foce Indepedênte a sofrerem. Faço uma pergunta que vai no ar ond estava o Neto,JES,Lucio Lara, Iko Teles Carreira,Paulo Jorge,Onâmbwe, Ludy Kissasunda,Zé Maria,Nandó,Manuel Vicente,Lopo do Nascimento e tanto outros que hoje dizem que não sou do MPLA sou o MPLA quando o CMDTE Monstro Imortal saiu da 1ªRegião politico Militar a pé com 199 homens para o Congo a busca de armamento para luta da conquista da Independêcia?

  159. João Venâncio 17.07.2012 - 22:29:27

    Estou contente e ou mesmo tempo triste com está história. Triste pelo o que nossos irm passarão e contente com a que teve a coragem de nos trasmiter o ocorrido. É destas pessoas q o país está a precisar……………….

  160. ana paula 25.07.2012 - 15:13:27

    Deus tarda mais nao falha, nao sei o q realmente se passou mais conheci a D Maria esposa de Nito Alves e as filhas Paula e Mary na vila alice onde residiam nem sequer tiveram decencia de ajudarem essas pessoas mesmo massacrando o seu esposo e pai das filhas. nao sei onde as filhas andam mais sei q a D Maria ja e falecida e aonde elas estiverem querem saber aonde foi atirado o corpo do pai como dizem para a ultima homenagem.bj Deus sta c vçs

  161. ana rodrigues 26.07.2012 - 16:25:51

    Meus caros conterrâneos, vamos lutar mas uma luta digna por Angola. Ajudando todos no seu desenvolvimento e não com ódios nem matanças, que já se fizeram as suficientes, vamos desenvolver o ensino, a cultura, as artes e a economia da nossa querida Angola. Se estivermos avançados em termos de ensino seremos fortes, pois saberemos fazer a diferença naqueles que nos querem governar, se formos ignorantes somos fracos, porque a ignorância é cegueira e se formos cegos não vemos as negociatas dos governantes que delapidam o nosso património e o pôem no estrangeiro só para eles.Quanto ao resto o tempo encarregar-se-á de trazer-nos a verdade ao cimo, igual ao azeite em cima de água. Tenhamos esperança e tenacidade para vencer

  162. firmino catumbela jangui 29.07.2012 - 11:32:26

    nito alves foi guerrelheiro,defenssor da patria e coordenador da sua raça(negra)ao contrario de agostinho neto,herrique onambwa,zé maria e sobre tudo do cão do JES, que só lutam para encher os seus bolcos e tornar os seus filhos donos de tudo. nem se quer preocupam-se com o povo, que luta para tentar ser pobre pelomenos. atribuem homicidio, pobreza, tv,jornais com caras falsas, chafariz que a qualquer lado do mudo ja está esquecido. eu grito viva a jonas savimbi, embora morto, mas também po vossa causa.

  163. pedrosebastiao 31.07.2012 - 08:17:39

    querto saber a verdade sobre amorte do nito alves e o caso de cabinda

  164. whana 24.08.2012 - 02:59:30

    a galinha quando e chipoyola quebra os seus ovos chupando e depois so deixa capas etsou muito agradecido por ter feito uma lavagem cerebral na minha mente deesta linda historio deste super revolucionario que contribuiu bastante na minima valorizacao da minha raca minimizei porque ai nos nao despertamos, pessoas como esses nao sao enquadrada na historia do nosso pais…povo, pessoas , quando se mastiga a pastilha depois da dossura bota/se.. nao e pra pra quardamos. vamos ter que lavar as nossas vistas com petroleo e gasoleo porque a nossa visao ja mais sera despertada..

  165. AMILCAR SERAFIM MIGUEL LOMBA 27.08.2012 - 17:33:43

    Eu so neto das rases dos dembos e pelo que vim a mi aperceber hoje tarde mais sedo que verdade vira atona. porque por mais que nos escondao a historia vira e os cumprices aparecerao.

  166. Gaivatas Solitarias 06.09.2012 - 20:35:53

    Hei de lutar sempre…. hei de lutar baixo a luz da lua, baixo a tempestade mais devastadora, baixo calor
    mais sufocante, baixo o sol mais segador, cobrindo-me os olhos, para melhor ver os dos meus opositores.

    Hei de continuar a luta, mesmo quando… sobre os meus ideais jazem assaltadas pelas dúvidas, ainda quando… veja cair meus camaradas uns trás outros, quando… faça-se desacreditar a cor da nossa, tua, vossa e minha causa, até que haja lá nao mais esperança.

    Quando… as leis naturais universal e o cansaço sobre o meu corpo actue, que em custódia dos meus opressores este se encontre. Hei de erguer-me firme, mesmo quando sobre a causa do meu verdugo se reflicta o meu rostro suarento, mugriento e sangrento. Mesmo quando ja nada falte, mais que dar-me morte. Mesmo assim, hei de exclamar… mas hei de exclamar nao em língua impostora, mas em nossa, tua, vossa e minha língua

    Sou nao eu, quem vós usurpa-is a vida, sou nao eu, a quem vós negais dignidade e privais liberdade. Menos justa é a vossa causa e muito menos é a minha ante o olho dos nossos mais legítimos verdugos que permanecem ocultos perante os teus e meus sentidos. Sobre o meu rostro serpenteiam lágrimas… lágrimas que se entre-misturam com o mugre, o suór e o sangue, mas sao estas nao lágrimas de temor, mas de esperança.

    Me importa nao, quanto sangue havéis de ocultar báixo as vossas torres de orgulho cínico, esta ha de sair a superficie de volta aos seus filhos que juntos hao de ostentar e resplandecer a verdadeira cor dos filhos de Ngola, que sempre foram e serao justos , dignos e livres.

    Oh Ngola, Oh Ngola, Oh Ngola, Oh Ngola.

    Poesia Anónima de GAIVOTAS SOLITARIAS
    dedicada a todos que pereceram por nossa NGOLA

  167. candido simao 13.09.2012 - 19:04:58

    angola perdeo os seos melhores homen grandis revo tal como,nito alves,viriati da croz, daniel chipenda,e juaquim pinto de andrade, tudo por orgolho do partido MPLA marão mil naicerão milhoões nomes como b.10 pacot,MC K, KID MC, KOOL KLEVA, CONJUNTO NGONGOENHA, AFRO MEN,FLI SCUD, E OUTROS.

  168. Guinho Alves 18.09.2012 - 22:27:12

    A gora sei como o MPLA não presta a te o seus próprios homens eles matam grande mentor de boas ideias mataram e foi esquecido para sempre, povo Angolano vamos a brir o holho este partido não presta podes fazer mil coisas boas quando errares uma eles acabam comigo Isto começou com neto e o sr Zé Du xta dar sequência não apostem neste partido pois o que vir despois do sr Zé vai ser mesma merda cambadas de assassinos.

  169. jose chiquito 21.09.2012 - 05:47:16

    cota NITO AS DUAS VEZ QUE EU LHE VIE A PRIMEIRA FOI JUMBO NA ESTRADA DE CATETE VOCE ESTAVA-SE ALEMENTAR OU RECLAMAR SOBRE A FILA OU BICHA ENORME QUE VOCE NAO ACREDITAVA VER O POVO A LUTAR PARA FAZER COMPRAS OU ALIMENTACAO E VOCE DISSE PORQUE QUE LUTAMOS EU RECORDO MUITO BEM ISTO FOI 1976 LA POR MES DE DEZEMBRO A ULTIMA FOI COM COMANDANTE KINDANDA NA HORTA DO KAZENGA QUE E MORTO NO FRACIONISTA ISTO NO PRECIPIO DO MES DE MAIO 1977 RECORDO MUITO BEM QUE A SUA ALMA REPOSA EM PAZ.

  170. Dabahitler M 03.11.2012 - 18:00:22

    te garanto que um dia os asassinos que escondem a verrdade pagaram por isso. Nito alves Senhor Heroi

  171. pedro paxe 09.11.2012 - 03:42:02

    e de lamentar oque tinha sucedido,com esta grande figura angola.estou chocado pela situacao

  172. NORTON DE MATTOS 02.12.2012 - 20:02:11

    É O MPLA É MESMO ASSIM. DESPREZOU QUEM LHE DEFENDEU E ESTÁ A BENEFICIAR AQUELES QUE COMBATERAM CONTRA ELES. NO MPLA FAZES TUDO BEM, TUDO QUE FAZES SAI SEMPRE BONITO, QUANDO TIVERES UMA SÓ FALHA, NÃO PRESTAS PARA TODA VIDA. AQUELES QUE SEMPRE FAZ ERRADO, SEMPRE A COMETER, O DIA QUE FAZER UMA BOA ACÇÃO, ESSE É O MENINO DE OURO.

  173. NORTON DE MATTOS 02.12.2012 - 20:02:33

    É… O MPLA É MESMO ASSIM. DESPREZOU QUEM LHE DEFENDEU E ESTÁ A BENEFICIAR AQUELES QUE COMBATERAM CONTRA ELES. NO MPLA FAZES TUDO BEM, TUDO QUE FAZES SAI SEMPRE BONITO, QUANDO TIVERES UMA SÓ FALHA, NÃO PRESTAS PARA TODA VIDA. AQUELES QUE SEMPRE FAZ ERRADO, SEMPRE A COMETER, O DIA QUE FAZER UMA BOA ACÇÃO, ESSE É O MENINO DE OURO.

  174. Essanju 11.12.2012 - 16:58:13

    quem tem tempo e tempo perde, tempo vem q se arrepende, a vida aprende-se com os erros ,mas perder de tal forma nao se admite ,perder um quadro como Nito Alves E perder o bem estar de todos angolanos .Como disse o nosso grande Heroi:os que fazem historia nem sempre podem escreve-la,,,

  175. Guilherme Nito 14.12.2012 - 17:29:05

    Fico feliz por saber que meu ancestral lutou bravamente para ter a liberdade de Angola um dia irei a Angola e continuarei aquilo que o meu ancestral começou !!!! LIBERDADE & IGUALDADE !!!!

  176. Rui Narciso 10.03.2013 - 22:18:54

    Meu pai foi trabalhar para Luanda e la ficamos 11 anos para fugir da miseria que havia em Portugal, tinha 11 anos, fiz todo o liceu no Salvador Correia, minha turma do 7ano eram 50 percento brancos e negros,eramos todos grandes amigos, conheci e tive amigos entre os colegas do Nito, todos nós queriamos a autonomia de Angola,eramos todos idialistas, grande nação se poderia fazer novo Brasil talvez. Nito não conseguia suportar em ver o povo a morrer de fome e as cupulas em grandes luxos. Foi semelhante ao CHE em Cuba,acabou por ser morto e com ele muitos colegas e amigos meus do liceu da minha turma. Penso nunca mais voltar a Angola, mas gostaria de viver o suficiente para para ver o sonho do Nito se realizar e o povo nao ter miseria para os poderosos do MPLA serem os mais ricos do planeta. Meu colega Van Dunem morreu na Alemanha dias atràs, meus olhos deitaram lagrimas sem querer. Pobre Angola que coninuas com o teu povo a sofrer. Um abraço de Portugal para todos

  177. bernardo lucas peixinho 12.03.2013 - 19:29:10

    Cota nito ou mais velho nito,como tu ja nao ixistira mais nesa angola…cota k a sua alma descansa em paz,um dia vamos faser pagar oq passaste por esses merdas do Mpla k nao conseguiram reconhecer os seus feitos…esses gananciosos,ambiciosos.esses merdas…cota nito conversa ai com o cota savimbi para nos darem forcas para nos fasermos pagar,oq voces passaram com esses merdas dos dirigentes do Mpla…a Revolta sera feita.

  178. TELVIO JUNQUEIRA 17.03.2013 - 09:55:27

    FALANDO CONSERNENTE A DE UM DOS FUNDADORES ANGOLANO É BOM. PORQUE DOI SABER QUE ELE FOI MORTO PELO SEU PARTIDO,PELO ODIO E INVEJA.COMO FOI CAPAZ O TAL DR AGOSTINHO NETO MANDAR FAZER ISTO.TODO POR CAUSA DO PODER.

  179. Rui Narciso 17.03.2013 - 19:36:56

    A contra informação estilo sovietica estalinista conseguetransformar um heroi em traidor de modo a este ser eliminado .Foi o que aconteceu com Nito. Não me posso esquecer quando o MPLA atacou em 1975 as sedes da FNLA em LUanda matando os que lá estavam dentro e depois deitou para dentro dessa sedes destruidas orgão humanos(cabeça,, pernas, fetos,troncos que tinham sido roubados do Hospital Maria Pia e alguns do anfitiatro de Anatomia da faculdade de Medicina, para no dia seguinte chamarem os jornalistas dizendo que a FNLA comia crianças e eram antropofagos. A medica portuguesa directora do Hospital veio de seguida dizer aos jornalistas que tinham sido roubadas fetos e peças anatomicas do Hospital. Dias depois foi raptada e desapareceu para sempre.Penso que ainda hoje em Luanda dizem que a FNLA comia humanos, mas na verdade foi isto que aconteceu. Nito também estava a par disto, mas mais tarde acabou também por ser vitima de algo nojento e traiçoeiro, cumprimentos para todos de Portugal

  180. Maikrron 22.04.2013 - 17:47:35

    Sou de luanda em 1977 tinha 11 anos de idadade,tive o conhecimento da ententona de 27 de maio,mais das mentiras so agora nunca sobe dos maus tratos cotra o revolucionario Nito Alves,e como morreu,vi apenas a simulacao na televisao da sua captura no pir sua terra natal para este triste acontecimento me abalou muito,e principalmente nas mortes de David Ze,Urbano de Castro e do Artur Nunes deram muito pela pelas musicas revolucionarias.

  181. Aurio inglês 02.05.2013 - 23:41:34

    eu sou neto de Jacobe Caitano comandante Monstro imortal mas que infelizmente foi morto peelos ditadores corruptos e animais selvagens do mpla e meu pai teve o previlegio de coonviver com comandante Nuito Alves por terem um grau de parentesco k não sei qual é mas fico contente por saber que ainda existem pessoas que preocupam com os grandes da nação.

  182. Andre Lohse 17.05.2013 - 09:20:41

    O M.P.L.A cometeu muitos crimes em Angola que até hoje estao por esclarecer e julgar.
    Aqui alguns deles:
    1) Assassinato de soldados do E.L.N.A(FNLA) em
    Luanda e noutras cidades entre 1974 e 1975(“…
    Metralhadoras soviéticas abatem soldados do
    ELNA…”, escrevia o Jornal de Angola naquela
    altura).
    2) Assassinato de simpatizantes da UNITA no Pica-
    Pau( mulheres, velhos e criancas)
    3) Assassinato bárbaro e cobarde de soldados e
    simpatizantes da UNITA(Desarmados) no Dondo.
    3) Difamacao da FNLA: “… sao canibais, comem
    pessoas…”

    E em 1977 o assassinato de mais de 80.000 angolanos indefesos.
    Generais da ex- Jugoslávia, do Ruanda e do Congo sao levados a tribunal e punidos. Todos conhecemos o caso célebre do tristemente célebre ex- presidente da Liberia.
    Por que é que ainda estao soltos os carrascos do povo angolano? Quem está a encobrir-los?
    E o ano de 1992 já foi esclarecido? Quando é o próximo golpe do MPLA, uma organisacao criminosa que podemos comparar aos SS na Alemanha hitleriana?

  183. carlos começa 05.06.2013 - 15:39:04

    quero muito agradecer ao criador deste site pelas informações que nela contem, pouco sabia de Nito Alves apenas continha em um pequeno livro seu sobre poesia agora vejo quão maldade este grande brigadeiro sofreu em defesa da verdade e do sofri8mento do povo angolano é verdade «quem faz historia nem sempre pode conta-las»

  184. gelson jamba 21.06.2013 - 22:51:39

    nito, para sempre no meu cerebro! e chocante o que consigui ler e saber do nosso grande irmao nito.e aqui fica a promessa d que nos iremos fazer o teu nome,lagrimas, e sangue que no momento do sinistro deitastes.

  185. Adriano Daniel Bernardo 28.06.2013 - 15:55:11

    Um homem sujeito à opressão material e espiritual numa sociedade exploradora é simplesmente um homem oprimido. Um homem q tem consciência d sua opressão material e espiritual q tem consciência d sua falta d liberdade, mas q se conforma c tal situação é um Lacaio. Mas um homem q teve conciência da sua situação d oprimido e q se sublevou contra ela contra as ordens socias q geram a exploração d homem pelo homem é um revolucionário é um homem q luta pela sua liberdade e pela liberdade d homens d mesma situação

  186. antonio ines 27.07.2013 - 23:50:51

    Como verdadeiros angolanos merecemos a verdadeira historia de Angola,publiquem mais verdade.

  187. anastacio moreira 08.08.2013 - 21:51:15

    apesar de ser muito jovem mas estou muito orgulhoso pela serenidade de nito alves mostrou copetencia para a independecia e desenvolvimento do povo angolano por isso é que os incopetentes o caluniaram para o humiliar e matar.

  188. Diamantino Eduardo Martins José João 08.09.2013 - 07:44:03

    A minha familia é da mesma região que Nito Alves”piri”a minha bisavo contava-me muitas história sobre o mesmo,o mesmo ja trabalhou na nossa roça(fazenda chiapas)……..mas não se iludam tanto! Não era assim tão perfeito como aí o descrevem!

  189. Bulamatadi 09.11.2013 - 13:15:35

    Existe lembranças que a memória nunca apaga. É notavel que a verdadeira historia se encontra em baixo das nuves. é justo’mas teremos que ser mais inteligentes para fazermos intender nas pessoas a verdadeira historia.os acontecimentos vão nos espertando atenção. existe um velho ditado que diz assim “Ao comermos juntos com o papa no mesmo prato’ a esperteza é no molho”

  190. Moisés Amarelinho 26.11.2013 - 13:24:27

    Homens como Nito teremos uma Angola melhor.

  191. André Lohse 26.11.2013 - 13:55:14

    Nito nao deve ser tido como exemplo duma Angola
    nova. Nito Alves e muitos do seus seguidores foram
    intoleráveis e responsaveis por muitas mortes de
    adeptos da F.N.L.A. e da U.N.I.T.A. em Luanda, no
    Dondo, em Malanje, Benguela e um pouco por toda a parte.De 1975 até 1977. Milhares de mortos
    O que deve preocupar todos angolanos, cuja ansiedade é uma Angola nova, é o genocídio que se seguiu ao dito golpe de Nito Alves.( Aqui é escusado entrarmos em polémica sobre a definicao de genocídio, porque existem muitas: Direito internacional, Política, Sociologia, Filosofia, etc.). Apesar de Nito Alves nao ter sido um santo, também o assassinato dele merece uma apreciacao judicial. O mesmo digo em relacao aos milhares de angolanos mortos a mando de agostinho Neto, Onambwé, Iko, Ludi e outros.
    Ao lembrarmos Nito Alves, devemos lutar contra a intolerancia política e pela fortificao da democracia e pluridade de ideias.
    Vai morrer mais gente, como há pouco os dois jovens activista CASSULE e CAMULENGUE, mas a democracia e a liberdade virao.
    Que Deus abencoe a nossa terra.

  192. PMP 29.11.2013 - 12:31:11

    NA HISTÓRIA DE ANGOLA, NÃO SE PODE FALAR DO MPLA SE NÃO TER DE FALAR DO CAMARADA NITO ALVES. NACIONALISTA E PATRIOTA. A HISTÓRIA ESTÁ NA PALAVRA E NOS FACTOS. COM CERTEZA OS NOSSOS JÁ NOS PERGUNTAM, PORQUE ESTIVEMOS MERGULHADOS DURANTE MUITO TEMPO EM GUERRA CIVIL PAPÁ?? EIS A RESPOSTA: ESTIVEMOS GUERRA, PORQUE O AGOSTINHO NETO, JOSÉ EDUARDO SANTOS, MENDES DE CARVALHO E OUTROS SEUS COMPANHEIROS ESTIVERAM NAS FILEIRAS DO MPLA PARA FINS PESSOAIS A SERVIÇO DO BRANCOS PARA EVITAR QUE OS ANGOLANOS GENUÍNOS PODESSEM GOVERNAR ANGOLA PÓS INDEPENDENCIA. TEMOS DE RECONHECER APENAS O NITO ALVES, Dr. JONAS MALHEIRO SIDÓNIO SAVIMBI E HÓLDEN ROBERTO.

  193. M. twa kibonzo 07.01.2014 - 01:14:45

    Quem com a espada mata, com a mesmo morrerá.
    o dia Chegará,…..Que o Poder do Sangue Brilhará!

  194. Judeu Hitler 17.02.2014 - 16:33:28

    lamento a morte de todos os revolucionarios. sendo sincero os verdadeiro culpados nunca vao pagar pelos crimes cometidos. simplesmente eles vao morrendo governando no poder. digo isto porque os angolanos sao medrosos e orgulhosos pela pobreza. ” em angola ja nao existe revolucionarios. sao todos medrosos. esperando ovo que xta no cú da galinha.

  195. Kobe Viana net 17.03.2014 - 18:31:33

    Nito Bernardo Batista
    Assim era chamado carinhosamente
    Meu péssimos meu comandante …
    Asua alma foi mês o seu coração
    Permanece nos coração como um grande
    Nacionalista -Angolano….

  196. Angelino net 17.03.2014 - 18:39:32

    Alves amigo
    Irmão
    Patriota
    Nacionalista
    Nito….

  197. Mariano 02.05.2014 - 20:52:55

    A com bastante dor e profunda comoção que li e interpretei meticulosamente este triste facto histórico da Revolução Angolana. E faz-me crer que ‘Nito Alves’ foi um revolucionário activo pelos ideias do seu povo.

    Aos poucos sobreviventes e heróis da verdade escondida, força e determinação porque a justiça há-de chegar no momento certo, por mais que ela se tarde.

  198. André Lohse 03.05.2014 - 06:43:42

    No verao passado quando gozava as minhas férias
    na Ilha de Mallorca nos Baleares, fui muitas vezes a biblioteca da universidade local e pedi os
    jornais de 25 de abril de 1974 até dezembro de 1975.
    Nos artigos publicados sobre Angola e Portugal con-
    gui encontrar a confirmacao daquilo que eu vivi como menino de 11 a 12 anos de idade.
    Falo aqui das accoes sanguinárias de Nito Alves,
    Urbano de Castro, Sabata e outros. Eles foram
    intolerantes, tribalistas e cheios de ódio.
    Em Luanda, como já escrevi uma vez aqui, comecaram
    por atacar e desmantelar os postos da F.N.L.A.,
    matando muitos soldados do ELNA e simpatizantes
    daquele partido, uma autentica e sistemática violacao dos Acordos de Penina, Algarve.
    Depois de expulsarem o movimento de Holden Roberto
    de Luanda, foi a vez de atacarem a U.N.I.T.A., cujo líder nesta altura, o muata da paz, pretendia
    e acreditava na implementacao dos acordos de Alvor.
    No Pica-Pau em Luanda, os comandos sob lideranca de Nito Alves, sempre sedentos de sangue, mataram
    civis indefesos: Homens, mulheres e criancas só por terem optado pelo Galo Negro, como seu movimento. Como se esse massacre nao basta-se, repetiram o mesmo no Dondo, onde uma coluna de civis e militares desarmados, em direccao ao Huambo, tinha acampado para dia seguinte seguir viagem.
    Caro Mariano, qual é a definicao que Nito Alves tinha do “povo”? Bakongo e Ovimbindu estavao escluidos? O povo era idéntico ao M.P.L.A.?
    Quero aqui mais uma vez deixar bem claro:

    1. Mesmos os assassinos tém direito a um processo transparente e justo. Nito Alves devia ter sido levado a tribunal. De Herói ele nao tem nada.

    2.Os assassinos de Nito Alves e de milhares de angolanos de 1975 até 1995 devem ser julgados e pagar pelos crimes cometidos.

    3. Também é possível optar-mos pelo forma de reconciliacao da África do Sul e da Guatemala.

  199. KIMBUNDO DEMBOS 17.05.2014 - 19:03:44

    “… Houve a certo momento em 1962 um fraccionismo, que foi conduzido por Viriato da cruz, nome que não é desconhecido dos camaradas, mas que produziu a divisão do Movimento, por não querer submeter-se a essas regras de centralismo democrático. Quando se discutia um problema, no Comité Director, ele assumia, sempre uma atitude contra a maioria.
    Mais recentemente, (1965/66) um outro grande fraccionismo, que se baseou na tribo, que é o de Chipenda. Era membro dirigente do MPLA, estava connosco no Comité Director e, certa altura, foi mobilizar a gente da sua tribo – ele é natural do Lobito. Pensava ele que poderia ser o chefe dos Umbundos.

    “Revolta Activa”, chefiado por Gentil Viana. Da mesma maneira, dentro do movimento, formou um grupo para combater a Direcção do Movimento. Claro que hoje está preso.
    discurso
    A.A.Neto

  200. KIMBUNDO DEMBOS 17.05.2014 - 19:08:02

    Na madrugada de 27 de Maio de 1977 (sexta-feira), Nito Alves, então Ministro da Administração Interna sob a presidência de Agostinho Neto, liderou um movimento popular de protesto que se dirigiu para o Palácio Presidencial, para apelar ao Presidente Neto que tomasse uma posição contra o suposto rumo de influência Maoísta que o MPLA estava a seguir e para que alterasse essa tendência com o retorno à linha Marxista-Leninista pura.

    Virinha e Nandy, dirigentes do destacamento feminino das FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola), dirigem o assalto à cadeia de S. Paulo, onde se encontrava em visita de inspeção, Hélder Neto, chefe da INFANAL (serviço de Informação e Análise), órgão paralelo à DISA (Direcção de Informação e Segurança de Angola). Para tentar impedir o ataque, Helder Neto, liberta alguns presos e entrega-lhes armas para o ajudarem a defender a cadeia. No entanto, Sambala, um cantor popular detido por delito comum, prende-o pelos braços, quando ele abre as portas da cadeia para negociar com Virinha e Nandy, acabando, supostamente, por se suicidar.

    Luís dos Passos, o actual secretário-geral do PRD4 , num jipe com seis militares, dirigia a tomada da Rádio Nacional, enquanto nos musseques Sita Vales e José Van-Dúnem, incitam os operários e os populares à revolta.

    Saidy Mingas, um dos irmãos de Rui Mingas, fiel a Agostinho Neto, entra no quartel da Nona Brigada para tentar controlar as tropas, sendo preso pelos soldados e levado com Eugénio Costa e outros militares contrários à revolta para o musseque Sambizanga, onde são posteriormente queimados vivos5 .

    Por volta do meio-dia o Governo, através de Onambwe, director-adjunto da DISA, reage com a ajuda das tropas cubanas. Os soldados retomam a cadeia e a rádio e abrem fogo sobre os manifestantes dispersando-os, abafando-se assim o golpe. Pelas 16h00, a cidade já está controlada, e os manifestantes procuram refúgio. No musseque do Sambizanga são queimados vivos, os militares aprisionados, conseguindo escapar ileso o Comandante Gato. No começo da tarde, reinava o silêncio na cidade. Na Rádio Nacional Agostinho Neto resume os acontecimentos que por poucas horas abalaram Luanda: Hoje de manhã, pretendeu-se demonstrar que já não há revolução em Angola. Será assim? Eu penso que não… Alguns camaradas desnortearam-se e pensaram que a nossa opção era contra eles.

    Com o poder governamental precáriamente restabelecido em Luanda, foi imposto o recolher obrigatório com início ao pôr-do-sol e a terminar ao nascer-do-sol, realizado com a ajuda de barreiras de rua por toda a cidade. Cubanos, em tanques e blindados, guardavam os edifícios públicos.

    Numa última tentativa de levar o golpe em frente, surge um atentado contra Agostinho Neto, levado a cabo pelo seu segurança particular e organizado por Nito Alves. Escapa ileso mas fica abalado emocionalmente e pouco tempo depois, num discurso empolgado, afirmou: “Não haverá contemplações”. “Não perderemos muito tempo com julgamentos”.

  201. KIMBUNDO DEMBOS 17.05.2014 - 19:16:38

    Os chamados Nitistas manifestaram-se genuinamente no país a 27 de Maio de 1977, de forma inequívoca, apoiados pelo exército, contra a linha de orientação repressiva que pensavam estar a ser seguida e contra a deterioração da vida do povo e carência generalizada de géneros alimentares, procurando obter o apoio de Agostinho Neto às suas pretensões de depurar a organização destes elementos da aliança das forças Maoístas e de direita para garantir o aprofundamento da revolução popular.

    O que de facto os seus apoiantes não sabiam é que toda essa situação tinha sido orquestrada por Nito Alves, conduzido por agentes da CIA e que através de elementos bem colocados, manipulavam os média e as bases populares, criando armazéns clandestinos onde acumulavam imensos bens alimentares e outros de primeira necessidade, os mesmos de que o povo reclamava carência, preparando-se para abrir esses mesmos armazéns depois do golpe para apaziguar as massas. Tratando-se claramente de manipulação descarada e camuflada3 .

  202. KIMBUNDO DEMBOS 17.05.2014 - 19:18:43

    Nito Alves

  203. KIMBUNDO DEMBOS 17.05.2014 - 19:20:02

    “… Houve a certo momento em 1962 um fraccionismo, que foi conduzido por Viriato da cruz, nome que não é desconhecido dos camaradas, mas que produziu a divisão do Movimento, por não querer submeter-se a essas regras de centralismo democrático. Quando se discutia um problema, no Comité Director, ele assumia, sempre uma atitude contra a maioria.
    Mais recentemente, (1965/66) um outro grande fraccionismo, que se baseou na tribo, que é o de Chipenda. Era membro dirigente do MPLA, estava connosco no Comité Director e, certa altura, foi mobilizar a gente da sua tribo – ele é natural do Lobito. Pensava ele que poderia ser o chefe dos Umbundos.

    “Revolta Activa”, chefiado por Gentil Viana. Da mesma maneira, dentro do movimento, formou um grupo para combater a Direcção do Movimento. Claro que hoje está preso.

  204. Gabriel Manuel 16.06.2014 - 19:50:42

    Eu sou Gabriel Manuel e sou filho desta pátria mas como gritar e divulgar os meus direitos? sobre vivência sustentabilidade total da vida mas como será que não ha verá mais mudança hó hó hó hó o povo Angolana está de luto ou não?

  205. JOÃO KILEMBEKETA DIANGANA 18.06.2014 - 11:43:51

    Quem com ferro mata com ferro morre! os fraccionistas não mereceram perdão porque eles matara compatriotas nossos! por isso mereceram o maior castigo! A sede do poder obrigou-os a tentativa de um golpe de estado ao comando de Nito Alves!

  206. Mateus Cristóvão 26.07.2014 - 21:11:24

    Lamento muito pela morte dessa grande figura carismática do povo angolano! Eu fico muito burro como é que as verdadeiras histórias dos heróis angolano não São faladas nas escolas tal como de Jonas Savimbi e do mais velho Nito! mais porcaria da história do Agostinho Neto digam, e não sei como é que o José Eduardo continua salvaguardar no seu partido milhões assassinos,
    Mais se verdadeiramente o povo angolano quer ver e ouvir a sua história temos que se libertar do medo e exigir aos assassinos que nós dê uma explicação pelo facto acontecido.
    Povo angolano eu quero que Angola não seja mais o país do pai banana ou da casa da mãe Joana

  207. Edivar 16.09.2014 - 12:26:37

    Sou jovem mas já ouvi falar muito desta grande figura através do meu pai e mais pessoas, é uma pena termos pessoas capazes de cometer barbaridades como essas… Agradeço pela informação

  208. Constantino 08.11.2014 - 10:48:47

    Sou tão jovem apenas tenho 19 anos, tenho muito falado do nosso compatriota Nito Alves. Só agora descobri que foi um grande homem, são pessoas que merecem a nossa honra e não aquele que ficam na teoria e não prática. As vezes me sinto mal só de saber que ao menos não posso fazer nada . Mas por toda viA essas pessoas estarão. Sempre nos nossos Corações. Muito obrigado por aquela pessao que com muito amor pôs essa história para que todos saibamos a verdade que nos é sempre encultada. viva o Nito Alves e não viva o “M”. Pessoal alastrem isso para a nova. Sociedade. Obrigaaado!

  209. g 13.11.2014 - 16:10:35

    Os q cometeram este genocídio protegem-se enquanto tiveram as armas pq quanto as perderem irão pagar mesmo depois de morto. Irei ao vosso encontro.

Deixe um contributo