Nito Alves 1945-1977

Nito Alves 1945-1977

Com base na obra de Nito Alves, ”Memória da Longa Resistência Popular”, editada pela África Editora em 1976, procura-se traçar aqui o perfil do Guerrilheiro, do Poeta e sobretudo do Revolucionário.

Acreditando que a Revolução podia ser comparada a uma monstruosa elevação feita de vertentes escarpadas e difíceis de transpor e que só os fortes e persistentes a poderiam escalar, Nito Alves, fiel ao heróico Povo Angolano, aos guerrilheiros e a todos os colegas de armas e sofrimento, abatidos durante a guerra, seguiu o seu exemplo até às últimas consequências possíveis da sua opção política.

A 23 de Julho de 1945, na aldeia do Piri, concelho dos Dembos (actual província do Kuanza Norte ) nasceu em Angola, Alves Bernardo Baptista, filho de Bernardo Baptista Panzo e de Maria João Paulo.

Teve uma infância e adolescência, profundamente marcadas pela agressão e hostilidades permanentes de condicionalismos sociais e políticos que o rodeavam e comprimiam, frutos malditos do colonialismo opressor que mantinha ferozmente dominada a sua pátria e o seu povo.

Falando um dia de si afirmou:

“A minha infância é comum à de todas as crianças na minha dura condição de jovem, numa aldeia sem luz eléctrica, nem água canalizada, nem um mínimo de requisitos.”

“A minha instrução primária foi toda ela feita na Escola Rural da Missão Evangélica do piri.”

“Tinha eu treze anos de idade, quando comecei a sentir em mim um sentimento de revolta consciente contra o colono e que hoje explico fundamentalmente por quatro fenómenos que recordo com nitidez, pois marcaram-me profundamente:”

E que acontecimentos influenciaram então decisivamente este jovem de 13 anos?

  • O facto de um Missionário protestante, obrigar os alunos a ir nas férias para a roça dos colonos colher café.
  • O cenário de sangue que frequentemente se desenrolava ante os seus olhos em que mulheres e homens-contratados eram forçados a colher café nas plantações cafeícolas da então Sousa Leal, do alemão Kay.
  • O da visão que este jovem tinha do drama do ajudante negro que passava em cima da camioneta do colono, sempre de cabelo enevoado de poeira.
  • O facto de ter sido reprovado no exame da terceira classe e de ouvir a justificação do padre católico que presidia ao júri: «ele sabe aritmética, fez bom ditado, boa cópia, um desenho regular, mas tem de reprovar porque é protestante e não sabe a Ave-Maria!

“Concluída a instrução primária em 1960, parte para Luanda onde seu pai conseguiu matriculá-lo…Ganha uma bolsa de estudo e parte para o Quéssua, Malange, onde faz o segundo ano liceal. Regressado a Luanda, frequenta o Colégio da Casa das Beiras…

Nito Alves nunca esqueceu a Directora daquele Colégio, Olívia de Oliveira Martins Conde, que terá contribuído decisivamente para que ele terminasse o 2º ano do ensino liceal.

“Em 1966 começa a trabalhar na Direcção Geral da Fazenda e Contabilidade, em Luanda, tentando simultaneamente prosseguir os estudos, no curso nocturno do 6º ano do então chamado Liceu salvador Correia. Entretanto, vinha desenvolvendo desde 1965 intensas actividades políticas clandestinas que acabaram por o tornar alvo das atenções da PIDE. Muitos dos seus camaradas são presos e enviados para o terrível campo de S. Nicolau. Nito Alves, porém, no próprio dia em que iria ser preso (6 de Outubro de 1966), consegue escapar-se às garras daquela sinistra polícia.

“Alves Bernardo Baptista e Lima Pombalino Martins (Tadeu )…,chegam à Primeira Região Político Militar do MPLA no dia 9 de Outubro de 1966”

“Sob o comando de um então já bem conhecido comandante militar, Jacob Alves Caetano, cuja lenda corre todo o norte de Angola como o grande Comandante Monstro Imortal…, instala-se na área do esquadrão Cienfuegos e anima-se toda a região.”

“Intenso e duro treino de guerrilhas aguarda o jovem Alves Bernardo Baptista: todo o ano de 1967 é o teste de sangue e fogo em que presta brilhantes provas. Em 1968 com a chegada de parte dos sobreviventes do Esquadrão Kamy, Nito Alves é chamado para a direcção do CIR. Até 1971 mergulha a fundo no estudo do Marxismo-Leninismo, como autodidacta que a própria luta quotidiana vai caldeando em permanente apuramento.”

“O ano de 1973 findava carregado e negro de perspectivas para os homens da Primeira Região. O cerco de ferro e de fogo do colonialismo agónico, apertava-se sobre a Primeira Região Militar“, e foi contado assim:

“Guerra sem frente, nem retaguarda / “faltaram as munições” / “Vieram os “Flechas”, os “G.es” e “T.es” / “fizeram tiros na noite e na madrugada/ e mataram, mataram, assassinaram, assassinaram”. E “vieram as doenças inimagináveis” e o “monstro da fome com o seu cortejo de mortes”. Porém, “O Povo não se rendeu”. Na Primeira Região Militar de Angola, no mais aceso e desesperado cerco de ferro e fogo que o colonialismo cada vez mais ia apertando, “esgotaram-se todas as leis da guerrilha e toda a inteligência militar”, reúnem-se os responsáveis político militares …

Nestes excertos do seu livro, faz-se referência a um dos momentos mais decisivos da luta da 1ª Região Político Militar. Esse momento em, que reunidos os mais velhos, se encarou a hipótese de parar a luta pelas dificuldades inultrapassáveis face à pressão do exército colonial, da FNLA e ao isolamento a que esta região militar estava votada pela impossibilidade de receber apoios da Direcção do MPLA no exterior. No entanto, esse isolamento era também na altura a realidade de todo o MPLA, que esteve mesmo em vias de ser esmagado no exterior de Angola, pela pressão de muitos estados Africanos contra a direcção de Agostinho Neto.

Nito Alves teve neste contexto, em meados de Janeiro de 1974, um papel decisivo quando foi designado pelos mais velhos para ir a Luanda clandestinamente em busca de apoios e para estudar hipóteses de lançar a guerrilha urbana. Fê-lo juntamente com o seu velho companheiro de aventura e guerrilha o camarada Adão. Sabe-se que muitas portas se lhes fecharam quando se anunciaram aos contactos de ligação que existiam. Ficaram por se saber alguns desses nomes que bateram as portas, no entanto dois nomes ficaram na história de um encontro, o de Albertino Almeida e do Dr. Macmahon Vitória Pereira. Estes receberam e apoiaram Nito Alves que no seu regresso levou à 1ª Região as boas novas que por lá soaram como um sopro de esperança de uma reviravolta eminente em Portugal. Cerrou-se então fileiras entre os combatentes para resistir por todos os meios ao desânimo que se apoderava de todos.

Nito Alves regressa a Luanda em Maio de 1974, depois do 25 de Abril em Portugal. Os contactos com Zé Van-Dunem,Valentin, Betinho e outros nessa ocasião, preparam as condições para se deslocar a Brazzavile a um encontro em Agosto com o Presidente Dr. Agostinho Neto. Participa depois em representação da 1ª Região Político Militar no Congresso de Lusaka na Zâmbia aonde apoia Agostinho Neto contra as oposições internas da Revolta Activa e da revolta de Chipenda. Participa na Conferência Inter-Regional de Militantes nas chanas do Leste de Angola, logo depois do Congresso e da assinatura dos acordos de paz com o Exército Português. Na CIRM de 1974, o também chamado congresso dos partidários de agostinho Neto, dá-se o encontro dos combatentes das matas vindos das várias regiões político militares com os do exílio e com os activistas das células clandestinas de Luanda. Nito Alves como representante da I Região Político Militar em estreita ligação com José Van Dunem dos comités clandestinos, tem ali um papel determinante na adesão da maioria dos dirigentes e chefes militares à liderança política de Agostinho Neto bem como da caução política que este recebe dos sectores simpatizantes dos centros urbanos . É eleito para membro do Comité Central entre os 34 militantes que sai da CIRM.

Nito Alves tem um papel importante no afluxo em massa de centenas de jovens citadinos aos CIR- Centros de Instrução Revolucionária a partir do mês de Setembro, destacando-se durante toda a segunda guerra de libertação nacional , contra as forças concertadas da África do Sul e do Zaire, que tentaram impedir a Independência de Angola a 11 de Novembro de 1975.

Grande mobilizador da massa militante do MPLA nas cidades, à frente do DOM Nacional (Departamento de Organização de Massas), homem com grande capacidade organizativa, dedicado às tarefas da revolução a cada momento, Nito Alves foi nomeado a 15 de Novembro de 1975 Ministro da Administração Interna da jovem República Popular de Angola. Nessas funções, dirigiu a organização Administrativa do país até à III reunião Plenária do Comité Central do MPLA em Outubro de 1976, implementando a Administração do território através da figura dos comissários provinciais. Foi ainda o obreiro da lei do poder popular, que criou ao nível local organismos de gestão dos problemas das populações.

Na III reunião plenária, em Outubro de 1976, Nito Alves é suspenso das funções que desempenhava no governo e no Movimento, juntamente com José Van Dunem a pretexto da acusação de terem sido protagonistas de um 2º MPLA. Estes dirigentes teriam segundo a versão oficial, de uma forma Fraccionista, reunido numa estrutura paralela grande parte da massa militante do MPLA. Estes dois dirigentes ficaram suspensos das suas funções durante um período de mais de 6 meses, aguardando as conclusões de uma suposta comissão de inquérito que apenas os ouviu em Fevereiro de 1977. Acabaram por ser expulsos do MPLA a 21 de Maio de 1977, numa reunião magna de militantes, convocada pela direcção, presidida por Agostinho Neto e realizada na cidadela em Luanda.

Vendo-lhe negado o direito à defesa e sujeito a toda uma campanha de calúnias e ataques pessoais públicos, conduzidos pelo único órgão de imprensa existente, o Jornal de Angola, dirigido por Costa Andrade, N`Dunduma, Nito Alves acabou por ser condenado antes mesmo de ser ouvido. Em legítima defesa, escreveu então as famosas “13 Teses da minha defesa “, com o intuito de dar a conhecer aos restantes membros do MPLA, bem como às organizações de massas e regionais as razões do seu afastamento.

Tal documento, ao ser divulgado indiscriminadamente, deu origem ao aumento da repressão sobre a massa militante , tendo na altura muitos deles sido conduzidos às cadeias, apenas pelo simples facto de as terem lido ou de a elas se referirem.

Nos seis dias posteriores a 21 de Maio, Nito Alves terá então encabeçado um movimento de contestação aberto às medidas repressivas da direcção do MPLA, em particular em Luanda, que não tendo as características de um golpe de estado , que lhe atribuíram, teve contudo o apoio dos sectores militares determinantes.

Estes acontecimentos terminaram a 27 de Maio de 1977, com a intervenção do exército cubano, em defesa da ala de Agostinho Neto. Não se sabe até hoje se Neto terá sido o principal mentor da acção repressiva que se seguiu ao dia 27 de Maio, ou se manietado por uma outra força mais poderosa e sombria, ficou prisioneiro das sua opções de momento ao apoiar a minoria contra a massa de militantes contestatários.

No rescaldo dos dias posteriores ao chamado “ Golpe de Estado “, Nito Alves terá fugido para a sua região de origem, a célebre I Região Político Militar do MPLA, aonde acabou por ser apresentado à televisão como supostamente capturado pelas populações locais. A confirmar-se a hipótese de ter sido feita uma montagem da sua captura, tal confirmaria a hipótese apontada por muitos de se ter ele próprio vindo entregar a Luanda a fim de evitar mais mortes. Sabe-se também que depois de preso, foi selvaticamente torturado e humilhado. Recentemente, houve o testemunho de um militar de nome João Kandada, a residir em Espanha, que assumiu o ónus de o ter fuzilado sob ordens de Iko, Onambwe e Carlos Jorge, estando ainda a assistir Ludy Kissassunda Veloso e outros. Este confesso assassino diz ter cometido tal crime a mando da chefia da DISA, reconhecendo ainda que corpo do lendário comandante da I Região Político Militar, foi posteriormente atirado ao mar com pesos para se afundar. Confessou também na mesma entrevista, publicada no jornal “folha 8” de 26 de Maio de 2001, que a célebre ambulância com os heróis carbonizados, teria feito parte do plano para diabolizar os apoiantes de Nito Alves tendo sido o mesmo concebido e executado por pessoas da DISA.

O mistério da sua morte, obscurece-se com o passar dos anos, em que os dirigentes ainda vivos, silenciando as suas vozes se mostraram até agora incapazes de confessar os hediondos crimes, pretendendo ocultar às gerações futuras factos históricos relevantes da Nação Angolana. Sabe-se também, que a título póstumo, Nito Alves terá recentemente sido promovido de Major a Brigadeiro.

Nito Alves disse um dia: “Os que fazem a História nem sempre podem escrevê-la

27 de Maio - 28 anos

Sugestões

129 Respostas

  1. Mila Galhardo diz:

    Falei uma vez com o Nito. Do pouco que conversámos e do pouco que observei deu para perceber a grandeza da sua força interior. Ofereceu-me 3 volumes da “HISTOIRE DE L’HUMANITÉ” edição 1968 da UNESCO.
    Mantenho comigo esta obra pelo valor estimativo que ela encerra, pelo respeito que me merece.

  2. Kalulo diz:

    Tenho Orgulho De Ser Negro

  3. Sousa diz:

    Sou muito jovem tenho 26 de facto fico triste ao ler estas coisas ruim q o povo angolano em particular Nito sofreu.

  4. M'o Patinho diz:

    “Matem-me, e do mesmo jeito matarao a nossa nacao” BANG BANG BANG… E la se foi o nosso Revolucionario. Minha gente e tempo de reflexao!

  5. Helder Aderito Mussunda Cassul diz:

    (***@***)

  6. Etumwenlen diz:

    Nao imaginam como estou contrnte,um tesouro. digo isso porque foi ao acaso que eu discubri este site. tenho 27 sempre adimirei o lendario comandante nito.oje eu tenho comigo algumas fotos do grende che nito alves. por ironia do distino o omeu filho nasceu no 27 demaio. e uma data que me marca muinto, esai no inferno da que pais, tambem no dia 27 de .maio tivi muintos tenho tido , com ainda fanaticos do mpla dos santos.faco apelo para que poblique mais esse site obrigado senhor mateus associacao 27 de maio.apesar de ser do sul de angola admirei muinto comandante nito.levem os assassinos no tribunal omais rapido posivel.eu ainda melembro no meu kimbo , no alto catumbela fotos do nito espalhado por todo que canto amae diser olha ele queria matar ocamarada pr neto, que grande mentiras muito grato pela toda equipa tuapandula. NL

  7. Osvaldo diz:

    Nao tenho nada para comentar senao para fazer uma intervencao acerca dos que morreram no genocidio de: 27 De Maio de 1977 Neste Genocidio tambem perdi um familiar que foi arrancado de casa no Bie, e infelizmente nunca mais ouvimos nada do nosso Familiar… Cardeal Afonso Celestino. De filiacao: Miguel Afonso Celestino e de Palmira Manuel Goncalves Afonso Para todos aqueles que no periodo do Genocidio estiveram em Angola e que talvez recordan-se deste nome, por favor, gostaria que me dessem pormenores como eu deveria ter dados acerca do nosso familiar… Mas devo Recordar que ele so estava no Bie, talvez porque na altura so tinha 2 anos de idade e ja nao me recordo de muita coisa em missao de servico ou mesmo quem sabe foi la onde talvez encontrou o refugio para evitar a eliminacao sumaria que infelizmente nao conseguiu evitar… Este nosso Familiar e natural de Luanda(Bairro Operario), que ate, como dizem foi aluno da Mae Do Senhor Agostinho Neto, senhor este que assinou e deu a luz verde para que se inicia-se o Genocidio… A dona Irene Neto, Que se nao estou em erro que e a vice ministra das relacoes exteriores conhece-o Perfeitamente (Meu tio Cardeal) Sou Angolano residente no reino da Holanda. Meu contacto telefonico e: 0031645708292

    Osvaldo.

  8. Pedro Ricardino Jamba diz:

    Eu, por falta de infomação sempre pensei que Nito Alves não vosse do M.P.L.A.
    Agora sei vagamente quem foi Nito.Não si o poruê que o NITO não aparece a ser homenagiado nas grandes efemerides do M.P.L.A?

  9. Lucas Pereira Leitao (Anjú) diz:

    Quero dizer que imprecionou-me, o argumento que o site apresenta sobre a figura de Nito Alve e confesso que pouco sabia sobre este nacionalista que grande contributo deu para a luta de libertação nacional. E mais curioso fiquei quando me apercebi que Nito Alves nasceu na minha província.

  10. Nsinga N'gola diz:

    Na altura dos acontecimentos do 27 de maio de 1977, apenas foi um pequeno rapaz da Opa no Uige, e acreditavamos com todas histórias inventadas por parte dos fingidos. Hoje ao consultar essa página estou a dar por conta o tipo de dirigentes perigosos que temos. nao poupam nenhum esforco para eliminarem os verdadeiros nacionais. lendo a tragetória politica do Nito Alves, estou convencido que tudo que foi dito ou inventado contra ele apenas sao conspiracoes da cupla dos “iko carreira, onambwe” e outros que ambicionavam saquear e implantar o neo-colonialismo em angola. viram que a pessoa do Nito Alves representava um perigo contra as suas ambicoes e interesses dos seus Papas Tugas. actualmente o mesmo comportamento continua nos malvados. a morte do Proff. Mfulumpinga Nlandu Victor, a sexta feira sangrenta, as persseguicoes e tentativas de assassinatos dos filhos da terra por um bando de ingratos que angola acolheu e alberjou. mas cá, se faz, cá se paga. um dia a verdade sairá. o angolano comprenderá quem é o seu próximo e amigo. que a memória de todos inocentes descanse em paz do Senhor nosso Deus.

  11. Luther diz:

    Homenageam os ditos “nacionalistas” e esquecem-se dqueles que verdadeiramente deram a vida por este país. A cambada de corruptos que hoje saqueam o nosso país, teram, de certeza, o seu pagamento. “Quem viver verá” e eu estou aqui expectante a ver o pais “crescer”

  12. Pedro Nenga diz:

    Agradeco os criadores deste website por informarem pessoas mais jovens como eu, a historia da nossa Angola.
    Nito Alvez e’ um dos meus favoritos herois Angolanos. Como angolano na diaspora fico triste por saber que ja nao existem pessoas como Nito Alves, e que o mesmo regime que matou este grande heroi angolano continua no poder e a fazer as mesmas coisa que fazia nos anos 70 (simplesmente mais discretamente). Aqui nesta terra se faz aqui se paga, se aqueles que estao no poder pensam que vao durar para sempre estam bem enganados, Angolanos merecem melhor que o regime JES, ja passamos mal por 500 anos com o colonialismo dos portugueses, mais tambem nao vamos mais passar mal nas mal do regime de agostinho neto herdado por Jose Eduardo dos Santos. “A victoria e’ do povo a luta tem que continuar”

  13. Nelson-Brasil diz:

    Fico muito feliz pelas informaçoes que estamos obtendo sobre esse grande nacionalista camarada nito que luto emprol do povo negro de angola.que pena e que nâo existe mais angolanos como esses em angola.ficaria muito feliz se criassemos uma comissão em busca de todo os responsaveis deste genocidio.pois so atraves de um tribunal vamos julgar eeeses sanguinarios. assassinos e, que alguns continuam no poder até hoje.

  14. Fula diz:

    Fui nascido a quase tres meses depois do 27 de maio de maio,por isso nao sei o que se passou na altura.mais nao tenho duvida que o maior erro da historia do mpla,foi a assassinato,daqueles que muito fizeram pelo mesmo,nito alves,ze van-duenem,monstro imortal,bakalof,bem como os musicos,david ze,urbanito,e artur nunes,q com as sua musicas muito fizeram para o mpla.muito agradecia que me fornecessem todas as 13 trezes em sua defesa,atraves do meu email.

  15. Paulo Correia diz:

    Foi muito encotrar este site q a fala realmente da historia de angola deste miudo nunca acreditei muito pq nunca gostei de ser um pioneiro da opa ,agredeceria imenso que fosse mostrando mais verdades como estas

  16. Leonidio diz:

    Esta história bastante complexa poderá ser escrita mais pontualmente quando os seus protagonistas e os interesses que a motivaram desaparecerem completamente. Mas acredito que desde já podemos procurar de entender mais profundamente tudo o que aconteceu e o porquê? Na última intrevista à Sra Eugénia Neto, referindo a uma Obra que será publicada amanhã, tem uma versão muito diferente, mas isso só nos ajudará mais ainda a entender realmente o que aconteceu a 27 de Maio de 1977. A Sra Eugénia Neto fazia entender que Nito Alves teria sido mandado pela URSS (União Soviética) para reverter a direcção do MPLA, porque, segundo a Sra, Neto estava a preparar-se para abrir canais diplomáticos com os EUA (Estados Unidos da América), o que não era bem visto pelo Moscovo. Por isso, diz a dona Eugénia, os Soviéticos, ao contrário dos cubanos, não eram de acordo com os massacres perpetrados nesse muro que se vê em cima. Isto só mostra como a questão é ainda complexa e que qualquer conclusão deveria ser considerada provisória. No entanto sabemos que muitas vidas se perderam essas circunstâncias. E a nós cabe procurar saber porque é que aconteceu e como pude acontecer?

    • Jota diz:

      Alô Leonidio, aonde vem esssa entrevista da Maria Eugénia? Gostava de a ler na totalidade, pois penso que anda a fazer uma grande campanha de branqueamento da responsabilidade do Agostinho Neto em toda a mortandade que ocorreu no 27 de Maio.Ou será que as pessoas estão esquecidas das suas palavras de ordem naquela altura : NÃO HAVERÁ PERDÃO,NEM CONTEMPLAÇÕES. Ou seja, agarrem-nos e matem-nos !!
      Que livro é que foi lançado no dia 2?

  17. Carlos João diz:

    FAREI DE TUDO PARA QUE ESTE site seja VISTO POR MUITOS ANGOLANOS. Mais uma vez agradeco imenso por clarificarem aspectos historicos do nosso querido pais, governado por bandos de corruptos que nao pensam nem um pouco quando aniquilam os autoctones. DEUS TENHA AS ALMAS DOS QUE DESAPARECERAM.

  18. José Kitumba diz:

    Como é q esta nação vai ser abençoada com toda esta maldade cometida por pessoas que se dizem ser revolucionários? Até quando esta impunidade?!? Queimar pessoas numa ambulância só para incriminar pessoas que se dedicaram de corpo e alma para a Libertaçao desta vergonha de pátria do jugo colonial!!! Sinceramente é muito triste camaradas! Todos esses camaradas que se dizem pseudo intelectuais deviam é ter o cerebro ligado à tripa mais grossa do nosso sistem digestivo para cometer tão hodiondos crimes e invenções, vocês deveriam ter vergonha de estarem ai a passear em ruas esburacadas e mal cheirosas em grandes carros quando pesa sobre os vossos ombros crimes desta natureza!

    Só quando o último rio ser envenenado,
    O último peixe ser morto,
    A última árvore ser derrubada,
    é que vocês irão perceber que crime não compensa.

  19. Miguel diz:

    Sou estudante do segundo ano do curso de contablidade e gestão e sou um estudante que gosto muito da historia de Angola.
    De facto fico triste ao ler estas coisas ruim q o povo angolano em particular Nito sofreu.
    Espero obter a patir do meu email mais noticias sobre o povo angolano.

  20. Simão Narciso diz:

    SOU AFRICANO COM ORGULHO. Reconheço a minha cor misturado em consequencia do colnialismo.Tenho simplesmente 18 anos e fico chocado alias chocadissimo ao constactar que o tal dito heroi nacional fez coisas impenssaveis de um ser humano equilibradi psicologicamente. ABREM OS OLHOS MWANGOLES

  21. Filomeno Carlos Alfredo diz:

    É com lagrimas que leio a vida e morte de Nito Alves neste dia ao sair da 9ª brigada muito cedo por dispensa deparei-me com muldidão a ir para RNA manifestar o apoio ao comandante Nito ao tentar voltar começou a chacina na RNA feita pelos cubanos auxiliados pelo Disa ONAMBWE hoje rico e outro morto é isto que eles queriam a pequena burguesia camufulada.

    Haverá contas a ajustar um dia só deus quem sabe Sempre com Nito no coração.

  22. Nyonil diz:

    Sou angolano de origem dos Dembos natural dos Dembos, conheci de perto. Pensando bem esta historia eu acho que aquele foi o ultimo suspiro do angolano.

  23. Pica Pulgas diz:

    Nada de novo: O “revisionista” Kruchtchev, entre muitas coisas mais, poderá ler no “Relatório secreto ao XX congresso do partido comunista da União Soviética (1956), conquanto referindo-se apenas ao pessoal dirigente da sua agremiação: “foi demonstrado que, dos 139 membros e suplentes do Comité Central do Partido, que tinham sido eleitos no XVII Congresso, 98 tinham sido presos e fuzilados, quer dizer 70%, na maior parte em 1937-1938″. Ou ainda: “Sorte idêntica foi reservada, não só aos membros do Comité Central, mas também à maioria dos delegados ao XVII Congresso; dos 1966 delegados, quer com direito de voto quer com voz consultiva, 1108 pessoas, quer dizer, nitidamente mais do que a maioria simples, foram presas sob a acusação de crimes contra-revolucionários”
    Com a cisão da 1ª Internacional começou o erro marxista-leninista – a história veio provar que Proudhon estava certo, é por aí o caminho para a emancipação humana.

  24. Khomeini Shakur diz:

    É uma honra saber e conhecer mais sobre o nosso grande Revolucionário Nito Alves. Nunca tinha sabido nada a seu respeito mas hoje visitei esse site interessei-me logo pela sua História, alguém poderia ajudar-me em como obter livros sobre o 27 de maio?1

    • Bantu diz:

      Caro Shakur, se voce estiver em Angola, va a Lello, ha um livro da autoria de Miguel Francisco, entitulado “Nuvem Negra”. Existem outros livros que contem informacao valiosa e nao viciada sobre o que realmente aconteceu com os herois tombados…

  25. Pines de Freitas diz:

    Sou Pines de Freitas estou com 28 anos de idade agora confesso que sei pouco ou quase nada sobre o dia 27 de maio, mas gostaria de ter acesso ao maior livro de revolução escrito por angolano “Memoria da Longa Resistencia Popula”

  26. Roque dos Santos diz:

    Eu sou um nitista é pena que os nosso jovens estão com os olhos tapados, temos que faz a nossa parte

  27. Danilo diz:

    Sempre pensei que fosse inmigo tenho 38 anos vivi em angola,mais nunca a estoria foi bem contada, o m.p.l.a tem de esplicar esta podridao toda

  28. João Kurizemba diz:

    AGRADEÇO MUITO

  29. Leonardo K. Homateni diz:

    Adorei as tuas palavras quando falavas que o racismo só vai acabar quando os brancos e os mestiços varrerem as ruas. Gostaria que estiveses em vida meu grande CAMARADA Nito Alves

  30. Ácrates Maridjata diz:

    Mano encontrei as informações q há muito procurava valeu auguro por novas noticias tuas podes anexa-las em (***@***) preciso de imagens realacionadas ao massacre de 27 de maio de 1977 podes ficar com isto mano 92******* 24/24 não perdemos as raizes.tenha muito cuidado com esse tipo de informações cuidado com os mplanistas

  31. Quessua diz:

    Com todo respeito e admiracao que tenho ao todo corajoso e Heroi Nito toda massa do 27 de Maio. Agradeco ao criadores deste Site pouco sabia de Nito e 27 de Maio de como surgiu e o que aconteceu. Meu pai que Deus o tenha varias vezes falava-me de Nito Alves mas nao tanta informacao tao precisa assim como a que acabo de ler neste site.

    Um dia os ditadores e opressores deste pais irao pagar por tudo.

  32. Manuel Fonseca diz:

    Tenho acompanhado desde sempre tudo o que se refere com o 27 de Maio e sei um bocado pois vivia em Luanda nessa altura, num local onde se via muita coisa… Eu penso que é mais que chegada a altura de o Povo Angolano saber onde estão e o que fazem os carrascos de então, tipo Onambwe, Carlos Jorge, Geitoeira etc. etc. etc. Os nomes estão por aí denunciados em diversas publicações e há testemunhas. Se estão mortos que a terra lhes seja pesada, se estão vivos ainda vamos a tempo de se fazer justiça. É o mínimo que se pode fazer por aqueles que ainda hoje não sabem dos pais, irmãos, filhos.
    Manuel Fonseca – Almada

  33. EDGAR lobito diz:

    SRs responsaveis pela educaçao em Angola quando e que voces pensam em nos ensinarem a verdadeira HITORIA DE ANGOLA?… por favor nos a nova geraçao estamos fartos de nos ensinarem “ESTORIETAS” sem motivos de orgulho nacional,e que visam apenas a defesa dos vossos intresses obscuros! SEJAM MAIS RACIONAIS E NUNCA REACIONAIS

  34. Diamantino diz:

    É triste quando se faz o bem para uns i outros contestam desta forma brutal. sem piada nem ponderancia.

  35. João Sindia Lopes diz:

    O MPLA sempre agultinou oportunistas no seu seio, que são os verdeiros calhões matando todos àqueles que se dispontam compensamentos enovadores. O que leva-me intorrogar se a morte de HOJE-YA-HENDA foi como se contam. Não será que esta mesma classe tenha programato tudo? Vejam como tratam os seus dirigentes tais como Lopo de Nascimento, Marcolino Moco, França Van-dunem, Mialas e pares…

    NITO ALVES NÃO SERÁ ESQUECIDO, OS CULPADOS ÃO DE TER O SEU DIA. TENHO DITO

  36. Jorge Mamukueno diz:

    Sou descendênte dos dembos desde k me cinto gente oiço dos meus pais,esta triste barbaridade,gostaria de saber o que è um golpe de estado? ti bernado(nito aves)teve 6 meses castigado sobre vilançia do chefe de setado e sem ajuda dos ministerio da defesa e do enterior,como e pussive planeiar un golpe? so mesmo em africa pela ganançia ermaos enganão e matão os propios mano.porque? meus centimentos a todos os lesados por este genocidio.gostaria de obter as trezes teses.genera e comadante NITO ALVES ESTAS E ESTARAS SEMPRE NA MEMORIA DE TODOS OS ANGOLANOS,SEM ESQUECER OS 197,OOO ANGOANOS MORTOS PELO FRACCIONISMO:JOÃO JACOB (MOSTRO EMORTA), SITA VALES, JOSE VANDUNN, BAKALOF, LINDA ADÃO, VELHO MBOMBO, DIOLINDO KISSANGA,E DE MAS, OS VOÇOS NOMES SERÃO SEMPRE BEM LEMBRADO NA NOSSA ANGOLA DO (POVO)

  37. Oliveira Diamantino diz:

    Sei, que muitas das informacoes ai hora prestadas nao sao reais, Pois tambem sei que nao havia chamada oportunidade de um Golpe-de-Estado, era simplismente uma ameca contra Agostinho Neto, que aquando a chegada do mesmo em Angola ja tivera encontrado o movimento ( MPLA ) criado por muitos intelectuais na Qual, estava tambem o Dr.Pinto de Andrade. que o protexto foi de informar que havia um Grupo que pretendia fazer Golpe de Estado. Ele sabe muito bem da Historia porico saio do regime para criar outro. Assim como camarada Luis-dos-Espacos teve que ingolir para nao ser castigado. Hora vejamos Como foi morto o camarada Monstro imortal que foi o Homen que recepcionou o Nito Alves. Porque nao o codificam como um Golpista como Nito se ate sao do mesmo municipio dos Dembos-Quibaxe?. Aonde anda o irmao do camarada Monstro ( CAITANO JOAO )? Por favor, Eu sou dos Dembos-Quibaxe Gostaria de Saber mais no que conciste s morte do Nito-Alves ( irmao da jOANA LINA ).

  38. Calupeteca diz:

    Parabenizo em 1º lugar os autores deste site. Depois de ter lido obras como “NUVEN NEGRA de Michel” e “HOLOCAUSTO de Botelho Cardoso”; não tenho dúvidas (a verdadeira hoistória dos acontecimentos do 27 de Maio de 1977 está esclarecida); CONCLUSÃO: 1. Os verdadeiros autores deste holocausto têm rosto (Lúcio Lara; Mendes de Carvalho; José Eduardo dos Santos; Pepetela; Kundy Payama; Onambwe; Paulino Pakavira;…; 2º Esta associação tem de fazer tudo por tudo, para (sem medo) denunciar e levar ao banco dos réus todos implicados nesta cena e se faça justiça, pois, muitas famílias até hoje não sabem do paradeiro dos seus parentes e… Se forem necessárias assinaturas, estou disposto a dar a minha contribuição.

  39. Muxicu diz:

    Que é feito do abaixo assinado? desapareceu quando o site foi abaixo? já não precisam de recolher assinaturas? está na hora de fazer a lista dos desaparecidos e enviar ao presidente e supremo tribunal de angola e a todas as entidades do mundo e nãp se esqueçam de enviar também para o ramon e fundação saramago.

  40. Paulo Kikuxi diz:

    Já se fez um levantamento de vitimas em 1992 e foram apuradas cerca de 2500 mortes. Por isso os fraccionistas ficaram fracos e desmoralizados. Não é possível inventar mais nada.

  41. Paulo Kikuxi diz:

    Assassinou e foi matado! Pagou!

  42. Paulo Kikuxi diz:

    E i Nito era primo do man Jonas através do nariju.

  43. Heitor Feijo diz:

    Xta na hora da verdade queremos saber da verdade. lugar de assassino é na cadeia é onde merece ficar esses malditos, nunca é tarde para se começar uma investigação. mas eu sei que os braças da justiça são longos demoram mas sempre aalcaçam o alvo.
    Valeu mano Nito, é de homens assim que Angola precisa não de cobardes como…. perfiro não comentar.

  44. João diz:

    Mais porque que a geração de 80 não ouvi falar do Nito Alves!…tem aquele ditado que se diz: “Cá se faz e cá se paga”

    OBS: Ele fez em 77 e ele pagou em 79….isso ai é q se chama a justiça de Deus…..

  45. Ednaldo da Ressureição Domingos Gonçalves diz:

    Sou um activista contra a arrogançia politica e tambem escrevo poesia contra a mA`governaçao do M.P.L.A
    MINHA VOZ
    Do colonialismo ao marxismo-leninismo
    do marxismo-leninismo ao mplalismo
    Angola continua um abismo
    governantes sem etica nem civismo
    assassinam milhares e chamam fraccionismo

    Em breve sairemos do vosso canteiro e sereis julgados sem rodeios
    esta é a voz do intelectual pioneiro.

  46. Ednaldo da Ressureição Domingos Gonçalves diz:

    A associaçao 27 de maio deve criar manuais que falem sobre esta data.Visto que a minha geração nada sabe sobre este genoçidio cometido pelo M.P.L.A;homens como Raul Pistana O vulgo PEPETELA estão ligadoss directamente ao tribunal de inquizição que julgou de forma rudi e canibal os envolvidos nesta intentona.

  47. Irma Ahmed diz:

    SOU ANGOLANA, NASCIDA EM LUANDA E DESDE QUE ME CONHEÇO POR PESSOA QUE OUÇO FALAR DESTE GENOCIDIO QUE ACONTEÇO EM ANGOLA E SERA QUE SO O NITOALVES FOI O UNICO ASSACINADO NESTE GENOCIDIO EU ACHO QUE NAO,PORQUE CONHEÇO PESSOAS QUE SEUS PAIS FORAM ARRACADOS DE SUAS CASAS E FORAM MORTAS SEM SABEREM O PORQUE.

  48. Guilherme Necho diz:

    Para todo mundo que esse homem que mataram covarde mente a historia era mostrar e muito obrigados

  49. Sebastiao Nogueira diz:

    É necessario que se clarifique a historia do povo angolano…

  50. Anonimo diz:

    Lamentou muito á morte do Nito Alves, morto pelos seus camaradas do mpla, portanto vamos todos reflectir mais uma vez qeu Angola já perdeu muitos e grandes Nacionalistas tais como: Dr. Jonas Samvibi, Nito Alves, horden Roberto, Folupimbga Lando Vitor, Eng. Jeremias Chitunda e muitos mais cujos os nomes me escapam, nao vamos deixar que Angola fica só para uma elite de pessoas a filhados do mpla.
    vamos dignifica a nossa Angola uma património que nos concederam nos nossos ante passdos, vamos tirar Angola dos escombro de feitiçeros. ladroes, caes, catunos, vamos votar nas eleiçoes de 1210.
    viva Angola
    viva África
    viva UNITA
    Viva FNLA
    viva Dr. Jonas Savimbi
    Viva Dr. Nitos Alves
    Viva Eng. Jeremias Chitinda
    Viva General António Dembo
    viva General Beny Beny
    viva calupeta Pena.

  51. Januario da Conceiçao Fernandes diz:

    Assisti impavido a morte de tres grandes nacionalistas em ndalatando, tratam-se dos grandissimos, Paulo, Lucas e Jonh quadros e dirigentes de relevo nas incipientes forças de segurança na provincia do cuanza norte, os seus carrascos andam ai a solta e posso citar, kipacassa e seus pares. que se faça de uma vez por todas justiça, pois o Paulo deixou uma filha que jamais viu o seu pai. O JES deveria pagar pelos crimes hediondos que sempre cometeu, foi ele que jamais publicou os resultados da comissao de inquerito e foi ele mesmo que depois da morte de neto continuou a observar impavido as torturas no Moxico, K. sul etc. que o diga o grande Jose Maria Pimenta, irmao da Psicologa Encarnaçao Pimenta, toda esta familia considerada a fina flor da revoluçao angolana. um dia pagaras JES.

  52. Mussunda Ngombe diz:

    Obrigado pela en fomacao, que a interneith meda ai formaçao du meu tio bernado nito alves que foi auto comandante deste pais eu sou u sobrinho del ando muito triste co esta estoria mao contada pelu es cais da babilonia bombo klata baga huaya sistem bombo klata masta plez of angola agradesso imesso pela infomaçao que vos dame au resto imortal bon trabalho pravos i deus convosco mas informaçao hobrigado bom trabalho pravos prami e tudo chao

  53. Antonio Cabanga diz:

    É necessário que se meta e dêm a conhecer aos Angolanos o que realmente se passou no País, porque estamos a ser enganados a aceitar esta historia contada por falsos homens que ate hoje continuam a ceifar vidas humanas por causa do poder,riqueza, e os bens publicos que a todos nos petence.

  54. Claudio diz:

    Nito Alves e um bom homem, jose eduardo es asasino estrangeiros pago por russos para acabar la vida do pueblo traiciono a nito e o bebado do agostinho neto culpado de todos los males de angola

  55. Louren;o Morgado diz:

    Mais historias serao escritas e um dia, nao muito istante de hoje, uma earacao promulgara um dia de luto nacional para condignamente chorarmos os nossos camaradas de que nos nao foi permitido chorar. Quer sejam os dos de 77 quantos os das quema das bruxas na Jamba.

  56. Subverssivo-Intelecto diz:

    A verdade tal como a justiça não jaz solteira, ela tarda mais aparece. Somos jovens, na procura de respostas para a nossa condição actual, escavamos,escavamos, e eis que o tesouro aparece. Fomos durante anos levados a acreditar que a nossa historia estava limitada a tal ridícularidade, estupidificada que nos foi incutida nos ensinamentos da lavagem cerebral a que nos submeteram. mas hoje sabemos que muita coisa nos foi escondida e bem haja, sites como este para nos esclarecer certas duvidas.
    Doí-me profundamente saber que a ambição desmedida e a ganância de meia dúzia de lacaios, ceifou a vida a grande parte dos intelectuais, que hoje seriam os nossos governantes e daria ao povo angolano mais opções de escolha no que se refere a quem devia governar o país. Certamente o JES estava envolvido nessa atentado a vida de Nito Alves. O nosso povo não está ciente de verdades como está, por isso continuam a apoiar um o MPLA mesmo sabendo que é gerido por um bando de criminosos e assassinos, a começar pelo santomençe Zé Eduardo dos Santos.

  57. Manecas diz:

    Fico sem memória mas anima-me bastante sempre que entro neste mundo dos grandes homens que lutaram e deram quase todo seu safrifício e hoje em dia os que são homenagiados nem sequer deveriam merecer. Mas pronto, devemos nós jovens desta pátria deixada pelos nossos mais velhos a custa de suor e sangue merecer-mos o mesmo destino com coragem e determinação…Muito obrigado. O MPLA com o fim da guerra também tem dias contados…

  58. Esperança diz:

    Uma luz que se apagou! Que vontade de tira-lo do passado, incauta dor que grita em silencio…
    Enterrado vive o sonho do Angolano debaixo de uma democracia tirana!
    Ja nao se fazem almas como esta.

  59. Miro diz:

    Tenho certesa que um dia essa este misterio sera revelado e os reponssaveis devem ser criminalmente responssablisados.

  60. Nxaba diz:

    Alguem pode dizer me se Nito Alves deixou filhos?

  61. Mary Angela diz:

    Ao ve essa hist´ria, seja qual for a opinião de muitos, sinto que o negro nao foi omisso. Como sempre tentou a história do Brasil, passar… mas isso está mudando.
    Somos um povo forte,por mais que tentam nos deter mais crescemos
    Como diz Edson Gomes… eles queriam que fossémos apenas objetos sexuais, objetos profissionais…eles queriam. Todos aqueles que geram violência é porque sao fracos e nao tem mentalidade para lutar e tentam oprimir…Negros cabeças erguidas, estamos caminhando para o nosso sonho… Amo ser negra, amo ter hist´ria de luta e naõ ter história de querer ivadir território dos outros, mudar línguas, costumes, e separar fam´lias. Naõ se envergonhe de ser negro, pois nosso passado é sempre de devender-mos e trabalhar-mos. Nunca precisamos e sempre tivemos a coragem de começar… e sempre teremos. Somos fortes, somos IMBONDEIRO

  62. Arnaldo Lapa Armando José diz:

    Estaremos devolta nas eleições de 2010,para sacodirmos todas as mangas que já estão maduras.Mostrar aqueles que acham que a Angola é dos seus filhinhos , a pençarem que eles são os donos dessa terra mãe patria amada.Com o Jonas perdido, Nito Alves assacinado, e outros mais, acho que maior parte dos trabalhos do mpla, este povo já viu,é o suficiente para apostar-mos numa Angola de todos e nu futuro estabilizado.

  63. Arnaldo Lapa Armando José diz:

    A proxima música que choca o mau trabalho do governo, e a elite do mpla,serão:this is my hool,(esta é a minha zona)e Zé du com milhões povo sem tustões,person autorized only(apenas pessoas autorizada) serão as proímas lutas que o governo terá,os musicas são de GENERAL NFUNDANGA,e de Adevogado Independnte. Se o governo luta contra o povo,nos somos a favor do povo.

  64. Cláudio Berenguel diz:

    Gostaria de lembrar a todos Nacionalistas Angolanos que um País não pode apenas viver de memórias,boas ou más,olhar para o passado só atrasa o futuro,que se juntem os tubarões para que o Povo sofrido de Angola possa finalmente usufruir igualmente da riqueza do nosso imenso país.

    Farto de ver e saber que nós Angolanos só conseguimos viver no estrangeiro porque o nosso governo não deixa outra alternativa.

    Uma vergonha um angolano ganhar 3 a 4 vezes menos que um estrangeiro ambos com o mesmo curso e habilitações,falo com conhecimento de causa.
    Não tem que haver se é branco ,preto ,mulato,tem haver sim com a honestidade e vontade de engrandecer um país dando ao seu povo o que ele espera já faz mais de 30 anos.
    Temos muita miséria em Angola sem necessidade…
    A todos os Angolanos aqui vai um abraço forte

    Cláudio Berenguel

  65. Dill diz:

    Tenho 23 anos e extou muito feliz por encontrar um site como este que sabe divulgar e desmascarar a mascara da falsidade que exte governo tém demostrado… É muito triste a forma como perrdemos um grande defensor dos directos humanos Nito Alves tu mereçes 24/h de homenagem……

  66. Rapaz Comum a.k.a Kinganda diz:

    Eu sou a ressureição de Nito Alves, fruto do 27 de Maio, no espirito de 77 sempre de punho cerrado…
    O MPLA ñ vai poder ocultar a historia, mata o revolucionário mas a revolução ñ morre, mata-se um homem mas seu ideal permanece vivo e ressuscita na mente de gerações vindoras, há muita gente como eu (rapper revolucionário) q ñ vai deixar a vontade de Nito desaparer… Somos nôs os donos deste País, e por ele vamos lutar até ao fim, sem armas nem violência. Paz e amor ( http://www.zonasulupv.blogspot.com )

  67. Cláudio Berenguel diz:

    Bom dia a todos os Angolanos,mais um dia…
    Mais uma batalha longe da terra que nos viu nascer,mais uma rotina…

    Kandando forte

  68. Domingos Francisco Manuel diz:

    A historia é história. Os que a escrevem erradamente serão ultrapassados pelo tempo e serão esquecidos. O Nito Alves, homem defensor das causas profunda dos oprimidos de Angola foi barbaramente assinado por gente malefica. Olhem pelo Laborinho e Miguel de Carvalho pelo massacre que fizeram em conjunto com o Canhangulo em Malange?
    Em 77 mataram os quadros porque eram negros e deixaram o giz por ser branco, agora vejam onde esta o país sem quadros ?
    Somente corruptos e assasinos selenciosos, mas Nito previa esta situação, razão pela qual queria a mudança quanto antes.
    A historia saber castigar o grupo de Onambuwe, Ludi, Laborinho, Wdjimbi, ect etc.

  69. António Leirião diz:

    Antes porém gostaria de dizer q os homens q cometeram essas atrocidades,ñ pagarão por isso nos dias de hoje, por estarem a ser protegidos por uma corja de hipócritas, mas uma coisa é certa a justiça de Deus tarda mais não falha e muitos vão pagar por isso ainda em vida. Éis q sou um grande admirador de nito alves e ele mesmo disse “OS Q FAZEM HISTÓRIA NEM SEMPRE PODEM ESCREVELA”, mas graças a Deus ele nos deixou uma reliquia para ler. Partilho a mesma revolta das vítimas do 27 de maio pork tenho um amigo q não conheceu o pai e um tio que não conheci fruto das barbaridades selváticas e sobre tudo desumana q nem o diabo faria pior. Agora eu pergunto onde esteve Agostinho Neto qdo isso aconteçeu?… é assim tão inocente q ñ conseguiu impedir a morte de mais de 28000 pessoas? Ou será q o lhe interessava eram apenas os interesses politicos? E ainda veem me dizer q o povo é o MPLA, de q forma?… massacrando o próprio povo? ISSO FOI POR E SIMPLISMENTE AMBIÇÃO, GANANCIA E PODER… MAS UMA COISA É CERTA NESSA VIDA TUDO TEM UM FIM ATÉ AQUELES Q PENSAM Q ESTÃO ETERNIZADOS NO PODER TÊM UM FIM,E SE CALHAR DOS MAIS PIORES E TRÁGICOS… QUE A ALMA DAS VÍTIMAS DO 27 DE MAIO DESCANSEM EM PAZ. E O NITO ALVES SEMPRE FARÁ PARTE DA HISTÓRIA DESSE PAÍS.E SÓ VIVEREMOS NUM PAÍS COM TRANSPARENÇIA POLILITICA QDO TIVERMOS UM PRESIDENTE COM OS IDEAIS DE NITO ALVES…

  70. Tania Alves diz:

    Sinceramente digo um dia os culpados do nosso sofrimento pagarao o que aconteceu no dia 27 de maio 1977 um dia o povo nos jovens vamos ter o direito de escrever a nossa historia tal com ela é as mortes de inocentes os culpados irao pagar e um dia a justiça de todos os que morreram para a verdadeira liberdade da patria acontecerá escrevao leiam nasci no dia 28 de maio 1979 e sinto muito por tudo o que aconteceu matarm o homem mais nao mataram os angolanos nos somos um povo e um povo nunca sera vencido com a força das armas

  71. Tania Alves diz:

    Nito morreu mais a historia nao morre a historia faz parte do homem dos seus feitos entao acreditem um dia a historia vai escrever a verdade de angola figem dar-nos mas nao nos dao a liberdade de expressao a liberdade de nos sentirmos verdadeiros angolanos somos escravos no nosso proprio solo, vemos hoje os grandes desfaques nos cofres de estado, curupçao, tudo e mias alguma coisa peço a todos que têm o espirito de amor que façamos a nossa revuluçao nem deixem que nos façam o que fizeram a nito e tanto outros salvem-nos dos ambiciosos

  72. Johnson Fernandes diz:

    É triste ser angolano e viver no obscurantismo de uma história inventada por escumalhas que venderam a idoneidade do seu próprio povo a tão baixo preço… aos meus filhos quero falar sobre toda a verdade oculta e sobre os verdadeiros hérois deste país, quero falar de Nito Alvez e dos seus camaradas de luta em prol de uma Angola pura,ñ quero falar de falsos herois que se venderam a baixo preço, liquidando o seu proprio povo sem escrúpulos nem zelo… vou falar de Nito ñ de Neto, o tal de Pséudo
    heroi… Espero não me calar enquanto mais angolanos saberem a verdadeira história do nosso país… vamos divulgar Nito Alvez, Vamos divulgar o genocídio de 27 de maio de 1977. Se ñ jurídicamente, pelo menos moralmente essa corja, essa máfia de assassinos devem ser julgados… “a lei é o povo, o povo é a lei”

  73. Cambango diz:

    Nito Alves foi um grande nacionalista.Vamos todos lutar para q a justiça seja feita, a verdade por mais que seja obstruida mas o povo aos pouco vai conhecendo a verdade, e no devido momento a justiça será feita.

  74. De Dentro pra Fora ..MBILA-J diz:

    Manos e manas!
    com muito dor e tristeza que escrevo pra voces.
    ora vejamos… em plena luta pela em dependencia
    todos os angolanos desde crianças moços a velhos
    passam por revolucionários em prol de uma Angolano independente e para todos os angolanos…
    hoje essa garra revolucionaria foi-se porque?
    será medo..de um 2ª 27 de maio?
    olha, hoje bebe-mos e come-mos a sem correntes graça aos esforços e coragem dos que morrerem por uma angola melhor..manos e manas é hora + é hora de acordar-mos.angola não tem dono o pais é de todos nós.os nossos herois não morreram envão pensem nisto chega de:
    -trocar-mos a revolução por cervejas
    -coragem pelo medo
    agora repare, olha envolta vê se o País esta melhor sem Nito?gostas dessa Angola que te deixas sem pão?

  75. Ressurreição de Nito...Jokande diz:

    Es a solução:

    no proximo pleito eleitoral…mano saibam como votar
    não votem com o coração, mas sim com a cabeça.
    nem doem seus votos endetrimento da cerveja barata vindo do M.P.L.A que nos tira as casas e nos oferece uma mansão de tendas em plena epoca chuvosa.

  76. Alexandre Lopes diz:

    Porque mataram Nito Alves em Angola

  77. semkigila diz:

    O MPLA é o pior partido ja visto no planeta
    Mataram o nito alves, e tantos outros que nem adianta citar, mas uma coisa é certa nunca matarão a cnciencia do povo Angolano, estamos fartos dessa merda.

  78. Monstro Imortal, Bakalof e Zé Van-dunem... diz:

    O PROBLEMA NÃO ESTÁ NO MPLA!
    MAS NO SEUS MEMBROS…

    MEUS CAMARADAS,(MEUS SENHORES),
    CAROS COMPATRIOTAS DESTA ASSASSINA NAÇÃO,
    e ASSASSINOS CRUEIS LIDERES…

    POVO…CIDADÃOS, CONCIDADÃOS…

    ME COMPADEÇO, COM LAGRIMAS NOS OLHOS E GRANDE
    RANCOR NO CORAÇÃO, NÃO DA PARTIDA, MAIS DA RETIRADA A FORÇA DO NOSSO camarada, SENHOR COMANDANTE E LIDER – Alves Bernardo Baptista o então (Nito Alves))revulucionario de raiz da sua triste infancia…((na verdade não foi de sua livre vontade…)).

    CAMARADAS,
    CIDADÃOS,
    PATRIOTAS,
    AMIGOS,

    DESPERTEM,… DESPERTEM,… DESPERTEM,…
    O CASO É SERISSIMO…

    SIGAM O PENSAMENTO LOGICO:

    Se Nito – corroborou com a DISA! para o suposto
    GOLPE DE ESTADO,

    alguem conseguiu provar?
    porque não provaram??
    porque lhe retiraram do estado, das suas ocupações?
    Porque não foi ouvido??? se ele tinha um depoimento.!!!
    Não deixaram rolar suas 13 teses, ao publico porque??? que mal tinha, se era sua defesa!!!

    Nota: o assunto já é público.
    esta questão é pessoal.

    Think About It – Michael Jackson.
    Yes We Can – Obama

  79. Marshall Kamba Dia Muenhu diz:

    Manos eu sou mas um angolano favelado nato desta terra que tambem foi humilhado como comandante nito epa para me desabafar faço revoluçao com poisia faço rap sou mc o meu album ja esta pronto saira dezembro de 2010 com contiudos factos muito reias de angola que valhe a pena escutar e telo en casa sobre tudo quem e jovem como eu vai se manter informado com a realidade do nosso pais obtendo o album ate que enfim que contara com 20 faixas musicais olha hoje e dia 27 de maio nao sairei de casa estou de lutoooooooooooooooooooooooooooo

  80. Marshall Kamba Dia Muenhu diz:

    Epa manos sinto muito isso nao acontecer na minha epoca isso aconteceu 3 anos muito depois ter nascido. perde muitos familiares neste genucidio e ate hoje mesmo nao estando ou melhor nao vivendo os acontecimentos direito fico pareci vivi porque me revejo no comandante nito eli e o meu unico heroi angolano

  81. Aduzinda Conceiçao diz:

    Sinto muita vergonha de toda mentira que aprendi sobre a historia de Angola… vergonha de ser angolana e de entoar o hino varias vezes.
    sou uma pessoa eternamente envergonhada.

  82. Alberto Costa diz:

    Sinto muito a forma como foi tratado o , mais meus senhores quem fuzilou os senhores na ambulância onde se encontravam Nzagi, Saidy Mingas e outros foram elementos afectos a vocês, porque a casa do Sambizanga onde os mesmos se encontravam reféns, não era nenhuma instituição da DISA. Diz a boca pequena q quem efectuou os disparos contra os mesmos foi um tal de DIAMULA.

  83. Dominick da Costa diz:

    Eu não sei falar de 27 de maio, mais pelo pouco que costumo a ler , da – me a intender que Nito foi um grande homem que só queria o bem para o povo de Angola,, hoje a guerra acabou mais ficou a ganancia, o ódio, a pressa de ficar rico na conta dos pobres…

  84. Cláudio Berenguel diz:

    Ficou o odio a ganancia e a vergonha de ser angolano e ser confrontado aqui na tuga por indus e outros, então não estás em Angola???? Agora é que está a dar…. Só para estrangeiros e quem está bem encostado.Angola já era para muitos os angolanos que tinham o sonho de regressar, um deles sou eu e quando voltei so perdi, só esta bom para o Zé-du e familia e os besugos que servem de cabeça mais os belgas que afinal são libaneses e demais que me pediram para vender os produtos de lavagem de automoveis para lavar os carros do ze du e da ana paula esse pais esta uma vergonha. E qual Manuel Berenguel….Antes cobarde vivo do que heroi morto…..

  85. Cláudio Berenguel diz:

    O Governo de Angola já devia de ter dado mais condições ao povo angolano e não ao chulos e marionetes estrangeiras, Angola o quê??? Serve os interesses dos que estão no poder só de pensar que muitos dos ditos herois morreram por uma Angola melhor e a pobreza continua…. ´Senhor Presidente olhe mais pelo seu povo e deixe a ganancia de lado.Meu nome é Cláudio Berenguel e tenho vergonha de ser interpelado por indus e outras pessoas de nacionalidades que não são a minha e perguntam porque não estás em Angola???Como eu há milhares de Angolanos abra os olhos.

  86. Lagrimas Inconformada... diz:

    Pode ate demorar + o dia há-de chegar, palavras são eternaz tal komo Alá, por + tempo k dure, por + sombria k seja, a verdade um dia chegar, a luz pode ate ser fraca, + a nossa retina sentirá a sua presença…. reflitam…
    a real xtoria sobre Nito Alvez um dia chegará…

  87. João Caetano diz:

    O fraccionismo nunca terminou nesta terra liderada por fantoches. De-se a conhecer mais activamente o passado e o verdadeiro presente aos jovens que tem o poder de tudo mudar, não importa como voto guerra, tem que mudar ha de mudar

  88. Kobe Bryant diz:

    NITO ALVES, foste inocentemente e pela defesa do povo Angolano, fiquei estupefacto quando soube melhor sobre o dia 27.05.1977,até qdo estes sofrimentos recordo com muita tristeza ao caso do meu grande professor NFULUMPINGA NLANDU VICTOR que até hoje não se ouve nada sobre os autores, e actualmente as grandes ameaças a ANTÓNIO MANUEL JOJO jornalista da Rádio Despertar, e ao DR. Makuta Nkonda.
    E gostaria de alertar ao governo da merda que não a mal que dura para sempre…

  89. Fambayang diz:

    É com tanto orgulho que eu procuro mais de saber deste grande homen e cada dia que passa eu me inspiro mais nele e sinto-me preparado para trazer uma revolucao parecido porque penso e acredito que queremos este Pais de volta e a solucao esta na mao e na mente do verdadeiro e patriota Angolano.a terra e todos e nao de alguns igoistas.este dia vai chegar e vao nos chamar de violentos porque eles ja tenhe sido violentos a muitos anos.

  90. Serrabel Goim diz:

    A historia de Africa no geral,de Angola em particular tem lembrancas que fere o sentimento profundo de qualquer ser humano.Desde a era colonial tem se escrito as mesmas historias de sangue,assassinatos,cadeias,torturas e eliminacao fisica.Porque as pessoas,apois uns estudos feitos tem tendencias de vir tomar poder,fazer vingancas e esquecessem da longa caminhada.Que seria de 27 de Maio se tudo ocorresse no plano tracado?De certeza tambem matariam muita gente ate inocentes,haveria caca as bruxas e fuzilamentos.A politica faz a historia escrever com letras de sangue,luto e falasse de herois quem esteve do nosso lado e se foi.A Unita,fez sua estoria a braco de ferro,tal com MPLA,FNLA.Todos mataram e todos dizem ter herois tombados…que tudo tenha um fim,ja e nunca mais volte.Viva Angola e viva os Angolanos.
    Serrabel Goin-Luanda

  91. Maridjata diz:

    Sou um jovem de apenas 20 anos dedico-me a escrever cronicas em prosas e busco aquilo que a historia não me quer dar estou a escrever um livro e preciso de material com propriedades que fala-me sobre o 27 de maio e do Nito, aguardarei ansiosamente por uma materia vossa contactem-me 927999260 sou meio pcupado usem so uma frase chave para que eu consiga identificar que seja de vossa parte devido aos snipers espalhados por esta esta terra

  92. Medalha vazia - Ti medalha diz:

    Granda nacionalista o ti nito o ze 2 com sua esposa incitadora se ganhassem iam nos passar na lamina uns 300 mil angolanos pra degolar por causa das 13 teses do pulas russos so para ver o dono sovietico contentete tal um caozinho obediente eles iam esperar depois uma festa no focinho e abanar o rabo … tenho desorgulho em ser negro da cor do nito do imortal heroi etc … o deus! arranja me um mandela sem teses galos a voar langas fulopinga-pinga please que eu so vi a cor dos dolares depois de 1992 gracas ao kota mbinbi !

  93. Medalha vazia - Ti medalha diz:

    13 teses dos pulas russo-sovietico da bicha do pao copo reco reco angodiplo falta da luz bolo de ananaz que sabia a barata e copera que comia as nossas damas 13 teses anti angola anti orgulho em ser africano gerrilheiro de que ? ah e festa com barril de fino e bomba de encher pneu pra tirar um 13 teses pra nos lixar explorar abranger enviar pro kk dar tudo aos cubanos praia nos pinheiros da base da marinha onde so os russos banhavam nos os genuinos nao punhamos pe 13 teses da fome fuba podre peixe podre e disa do nito se refilares …. coitados de nos … com essas teses da salvacao …

  94. Olveira Emanuel Antonio diz:

    EU SEMPRE PENSEI QUE AGUSTINHO NETO FOI UM GRANDE HEROI. MAIS DO QUE PUDI VER QUI COMO A PERCEBER QUE ELE SE CONSAGROU HEROI PASSANDO POR SIMA DOS OUTROS MATANDO OS SEUS COMPATRIOTAS COM QUEM LUTOU NA LUTA DE LIBERTAÇAO. ELE SIM FOI UM HEROI ASSASSINO ISTO SIM.E O SEU ELENCO ERDARAM ISTO ATE AGORA, E CONTINUAM A MAUTRATAR O POVO ANGOLANA COM AS SUA DITADURAS. LADROES, CURRUPTOS, ASSASSINOS, POBRES EM ESPIRITO E ORFAO DE SENTIMENTOS.HAVERA UM FIM PRA TRUDO ISTO. NILTON ESTOU MUITO ORGULHOSO DAS TUAS CAPACIDADES,
    DA SUA CORAJEM E DAS SUAS ATUTUDES ISTO ME INSPIRA AINDA.

  95. Jorge Manuel diz:

    Gostei imenso da informação e espero que continuem a divulgar informação a este nivel pois nós os jovens precisamos de saber a verdade.

    outro aspecto importante na divulgação desta informação é lembrar o nome de alguem que deu a vida por este povo pois se repararmos Nito Alves na altura era ministro da administração interna e se fizesse o mesmo que os lambe botas da actualidade teria se calado e enriquecido como os outros.

    viva os patriotas como Nito.

  96. Soares Mulengo diz:

    Agora entendo porque razão o MPLA não admite a democracia nas fileiras do partido. Apenas o chefe decide e os restantes seguem o fio.

  97. Morais da Costa diz:

    Que pena irmão angolanos, nascemos num país rico em recursos naturais e forte em delapidação de recursos humanos. O MPLA que se afirma como defensor do povo, trata-nos como ovo, ou seja, frita-nos quando queremos crescer mentalmente, ou então, manda-nos partir e acaba-se tudo.

  98. Defensor de Jesus Dias diz:

    Angolanos e portugueses que desejam o bem-estar e a paz real e efectiva para todo o povo e, quando digo para todo, e mesmo para todos e nao para uma minoria de oligarcas, enquanto os mais desfavorecidos so conhecem a miséria e fome, alguém limpou, porque tem medo da verdade sobre o falso “golpe” de 27 de Maio de 1977 e a pretexto de que o meu Email estava errado, um comentario meu que aqui escrevi, e que era fundamental para explicar o meu surgimento neste site e, sendo eu portugues, o que tenho a ver com os problemas politico e sociais angolanos. Eu vivia em Angola durante este perturbado periodo da historia angolana e, nao sabendo se foi por causa deste negro dia, preso so apos, mais ou menos dois meses. Cuidado angolanos e portugueses revolucionarios, este site, nunca se sabe, pode ser uma armadilha!!!

  99. Osvaldo Baião André diz:

    Só gostaria de saber porque os livros de historias, de cá em Angola não falam de Nito Alves.

  100. Paulino Cimente diz:

    Hoje nós como familiares directo de Nito Alves sentimos na pele e no osso as facatruas do MPLA fotócopia,mais não faz mal um o rugir do rei da selva (Leão) tamben vai afugentar os propios filhos e isto quando acontecer a nação vai si levantar,somos Angolanos não somos infiltrados como maior partes dos dirigentes da má governação do País.
    NITO ALVES
    e angolano previa o sofrimento do seu povo por esta razão quis mudar o rumo da governação do país.

  101. Lucio diz:

    DIZEM Q AGOSTINHO ERA 1 HOMEN DO POVO ISTO ERA MENTIRA PORQUE ELE NAO PASSAVA DE 1 ASSACINO PORQUE TUDO Q ACOMTESEU COM NITO ALVES FOI A MANDO DELE NETO ERA TAO MAU E AMBICIOSO Q NAO ESPERO SAVIMBE E OLDEM ROBERTO PARA POCLAMAÇAO DA INDENCIA DE ANGOLA O M.P.L.A SO NAO DIZ A VERDADE MAIS O POVO SABE TUDO AGOSTINHO NETO TINHA MEDO DA CONCORRENCIA E POPULARIDADE NITO PURISSO ENVETARAO Q ELE QUIS DAR UM GOLPE DE ESTADO ……NITO ALVES Q SUA ALMA DESCANÇA EM PAZ.

  102. O Futuro do Povo Angolano FPA diz:

    VIVA NITO ALVÉS – VIVA O FUTURO DO POVO ANGOLANO:

    Angola, o seu Dinheiro, e a Miséria do Povo Angolano, culpado é o Mafioso do José Eduardo dos Santos. José Eduardo dos Santos tei que dechar o posto do Presidente da República de Angola. Avisamos para o todo Povo Angolano, para preparar a Revolta do Povo Angolano contra todos os Mafiosos do José Eduardo dos Santos e o José Eduardo dos Santos em Luanda. O José Eduardo dos Santos nao é Angolano e nao pode ficar no posto do Presidente de Angola. Vivo ou Matar o homen. Obrigado para todo Povo Angolano. A Luta para o futuro do povo angolano. Contacto o Movemento do Povo Angolano contra o José Eduardo dos Santos:
    O FUTURO DO POVO ANGOLANO F.P.A.

    “A Revolta do Povo Angolano e do Nito Alves contra o José Eduardo dos Santos”
    António José da Silva Minguel,
    (***Landstrasse***)
    60314 Frankfurt,
    Telefona: 00**********

    A sua conta encontra-se em aprovação! Receberá um e-mail assim que for aprovada. contacto nos rapido para ajudamos o Povo Angolano

  103. Gaspar Sunguimbe diz:

    Tenho 29 mesmo embora sendo muito jovem sei que nao e preciso queimar-me para saber que o fogo queima basta a gente ouvir dos mais velhos muitos pintam um quadro de nito alves como uma pessoa que tentou dar um golpe de estado, que è mas uma das muitas mentiras que este nosso governo vem trazendo ate agora silenciando os verdadeiros revolucionarios e patriotas que nao vao de acordo com as actitudes despostas do MPLA nao provas de facto que agostinho neto tenha dado a ordem do ataque mas dada a prisao de patriota de longa data o chefe nao teria conhcimentos dos actos do seu proprio governo è a mas suja das mentiras infelizmente actos revolucionarios como este ja nao se fazem sentir simplesmente porque sabem o que o seu governo è capaz de fazer se aparecer uma pedra no seu sapato ele simplesmente nao tira a pedra mas a esmaga para que nao volte a entrar no sapato de ninguem desde os dias de nito sabes quantos patriotas foram silenciados!! o povo nao esta cego no fim ja vencemos a represao colonial mas agora emfrentamos uma repressao politica e despota que se esconda atras de uma democracia que so existe no papel que com certeza sera tambem vencida se todos nos termos o espirito e a coragem de nito alves lembrem-se um so povo uma so nacao se è possivel se estivermos juntos!!!!!

  104. Lucio diz:

    SO 1 JOVEM ANGOLANO MAIS CINCERAMENTE NAO GOSTARIA DE SER ANGOLANO POR CAUSA DAS INJUSTIÇAS Q VEJO NESTE PAIS MAIS O DESTINO QUIS Q EU NASCECE AQUI MAIS DIGO-VOS UMA COISA A VERDADE TARDA MAIS CHEGA OSEJA ESTA VERDADE Q ESTA OCULTA SOBRE O 27 DE MAIO E NITO ALVES VIRA ATONA E A MASCARA DOS HOMENS DO M.P.L.A

  105. Miguel domingos diz:

    Caros irmãos ate quando o ditador que dis ser democrata, o politico ou o presidente mais assassino de africa jose eduardo dos santos vai continuar no poder?
    rouba o povo angolano,os filhos todos ricos com o dinheiro roubado do povo,dirigentes assassinos temos o caso recente do quim ribeiro rouba,mata e ninguem faz nada, ate quando este tipo de vida meus senhores?
    Viva o Nito Alves:
    Atua memoria estara sempre nos nossos Corações vocé é um filho verdadeiro de Angola!..

  106. Pedro André diz:

    Nito Alves nos angolanos genuinos te vingaremos

  107. Sonia Maciel diz:

    Acabo de ler o livro sobre a Sita Valles, que me impressionou muito…era miuda e ainda me lembro muito vagamente de se falar na “revolucao” de 27 de Maio, pois em Mocambique tambem passavamos por uma fase dificil…hoje so agradeco por nao termos passado nem meade do que os Angolanos passaram….sempre tive uma vaga ideia de que Agostinho Neto tinha sido um assassino, muito provavelemente a mando de outros com medo de perder o poder…e o nosso male em AFrica e esta historia deve ficar para a Historia da Humanidade..para que nao mais se repita!!!! tambem de origam goesa (minha mae tinha vindo de Siolim -Goa) e aqui em Mocambique conheceu meu pai, cujos pais vinham de Goa, fico sensibilizada com a facilidade que nos, Goeses, temos de tornarmos um pais do Mundo o nosso Pais e por ele lutarmos!!! Pena que a Sita e outros tenham sido ingenuos pensando na bondade humana e na liberdade dos nosso direitos!O bicho homem e terrivel e quando chega ao poder muito facilmente vira uma mamba para salvar sua cadeira!!! ate quando?????

  108. Lucio diz:

    Grao a grao a galinha enche o papo o seja o povo ja deo comta que estes governantes ladroes so les tenhem aldrabado os homens do sistema ja derao comta q o povo ja nao esta com eles purisso convocarao as eleiçoes presidencias para dentro do parlamento onde eles sao a maioria e depois querem dizer q =ue em angola a democracia num pais onde nao a liberdade de expresao mais agara digo-vos grao a grao a galinha enche o papo osjovens angolanos ja começarao a fazer a sua revoluçao no ultimo dia 2 de março jovens unidos fizerao uma manifestaçao na poderiao pedir liberdade de expreçao para os jornalistas mais como o povo ja anda saturado com a presença do ZEDU no poder sao 32 anos entao o povo dizia ti ze tira o pe ti ze tira o pe o seja estavao a pedir para o presidente deixar o poder sera que ele vai deixar acho que nao porque ele tem muita ambiçao e esta viciado. hahahahahahahahahahahahaha

  109. Mc Charles diz:

    ox + velhox nao querem acreditar k o “M” e o partido assassino corrupto de todox ox tempox e quando falamox pros + velhox pra iniciarmox uma revoluçao contra xte partido tirano eles nox mandam calar a boca dizem k “M” e o melhor mas na verdade eu vejo o medo nox olhares dox + velhos mas pra que ter medo se ox nossos antepassados morrerao para acabar com a escravidao o colonialismo porque k nao podemos lutar contra exte malditos hipocritas carniceiros nojentos k so pensao nas suas familias e xquecendo-se do povo angolano as vezes desconfio k nao somos angolanos pork somos muitos injustiçado por exte governo MALDITO….E.T.C…..

  110. Chico Pedro diz:

    Siceramente, estes tipos que criaram este cenario, são os mesmos que armadilharam o Miala.

    O 27 de Maio ja mais será esquecido em Angola, aqueles que julgam que o poder é perpetuo, enganam-se, a historia saberá dar respostas a estas todas inquietações.

    Lamentavelmente o cenario ainda até hoje continua.

  111. Bonifacio Mendes Antonio diz:

    É muito triste de saber que muitos dos compatriotas Angolanos foram bruscamente assassinados pelos seus proprio companheiros. Nito Alves e muitos outros, lhes foi dado um destino muito cuel.Angola perdeu os seus melhores filhos que podiam dar a este país e a este povo que tanto sofre, o melhor.o povo angolano esta a procurando o seu proprio destino; sofrer até mais, ao acreditar nestes que nunca merecem a confiança. Ja basta de tanta mentira, roubos,de milhares de dolares para inriquecerem – se deixando de parte a populaçao sempre no marasmo. Mas este sistema politico de gatunos, estão acavando o seu proprio buraco, e um dia os ajudaremos a enterrar.

  112. Gino diz:

    BOM EM RELACCÄO A MUITA GENTE AQUI,EU NAO SOU A FAVOR DE NITO ALVES!MAS TÁMBEM NÄO SOU DE DEFEZA DO MPLA!”LEONIDIO” TOU DE ACORDO COM A TUA TENSE!ESTA FOI A RAZÄO DE TUDO QUE ACONTECEU NO 27 DE MAIO: MORREU MUITA GENTE INOCENTE, DIRECTO OU MESMO INDERECTO INVOLVIDO NAS TAIS ACCOES. A DISA TOMA AQUI A MAIOR PARTE DOS ASASSINIOS, MAS TÄMBEM O MOVIMENTO FRACCIONÁRIO DE NITO ALVES ELEMINOU MUITOS DIRIGENTES POLITICOS DO MPLA,(NAS SUAS EXECUCCOES PRÉ-PLANIÁRIAS)UM DOS QUAIS FOI UMA PESSOA BEM CHEGADA (DE MIM). PORTANTO COMPATRIOTAS SEM OS PLANOS DE NITO ALVES,NÄO TERIA TIDO DERRAMADO TANTO SANGUE INOCENTE.OS MEUS PROFUNDOS LAMENTOS COM TODAS AS VITÍMAS DO 27.DE MAIO.EU SOU A FAVOR DE UMA JUSTICA, O GOVERNO EM ANGOLA TÉM A ABRIGACÄO DE CRIAR AQUI UM SOLUCÄO!

  113. TIGRÃO DO NORTE. PR. DO M.J.R.P.A diz:

    Seria melhor e mais feliz se fizessemos a historia de angola com o corpo sem mais sangue mas se o inimigo do povo presistir a sacrificar a nossa historia nós não temos outro caminho a seguir se não aceitar o sacrificio! O nosso sacrificio hoje é q será da amanhã ou depois apátria deve murrer um pouco para vivermos internamente lívres… ATRAVÉZ DE UM GOVERNO CORRUPTO DE NACIONALIDADE DUVIDOSA E CONFUSA PERDEMOS OS MELHORES FILHOS DESTA TERRA QUE EM VIDA DERAM TUDO PARA SERMOS LÍVRES! OS NOSSOS HEROIS SERÃO VINGADOS PARA Q OS VINGUEMOS ALUTA TEM QUE COMESSAR NITO ALVEZ, ZÉ VAN DUNEM, PEDRO FURTUNATO MONSTRO IMORTAL, BETINHO,KIFERRO,SITA VALES, MFULUMPINGA,JONAS SAVIMBI,E OUTROS SE AVOSSA CAUSA É DE TODA GENTE A MORTE AMEDRONTA OS ESPIRITOS DORMENTES MAS FORTIFICA A ALMA LUTADORA PARA SEMPRE VIVA ÁFRICA VIVA ANGOLA VIVA O POVO MARTIRIZADOS DE ANGOLA. ABAIXO O MPLA SANTISTA ABAIXO OS CAÚSADORES DA POBRESA DOS ANGOLANOS AUTÓTONES…EM MEMÓRIA DOS NOSSOS HERÓIS QUE TOMBAM DIA POIS DIA EM BUSCA DE UMA ANGOLA JUSTA E DEMOCRÁTICA, PRESTEMOS UM MINUTO DE SILÉNCIO… OBRIGADO. KIFANGONDO AOS 31 DE MAIO 2011 PELO PR M.J.R.P.A MOVIMENTO JUVENIL REVOLUCIONÁRIO APARTIDÁRIA DE ANGOLA.

  114. Pedro da Silva diz:

    Valeu nito alves o guia imortal do povo angolano ninguem apaga a historia. averdade e como a morte por mas que fujas ela encontra te.

  115. Anonimo diz:

    É uma “PENA” que a Maior Parte dos Angolanos por estratégia do Regime dos Hérdeiros de Agostinho Neto ainda desconhecem a verdade!!! Mas prefiro manter a esperança de que a nossa Angola deixará de ser governada por estes “Fantóxes” e a verdade virá a superficié.
    Viva os verdadeiros filhos da Pátria!!!
    Viva NITO ALVES…

  116. fico entusiasmado com tudo o que o que aqui li. Uma juventude ativa que quer esclarecer a memoria histórica de ANGOLA. desejo-vos muita sorte e sei que vão vencer porque não param de lutar e entendem que revuloções só valem a pena se mudarem o mundo para um lugar melhor para viver.

  1. 17/02/2022

    […] do “poder popular”, dotado de incontestável talento oratório, Nito Alves afirmava que “só haveria igualdade e justiça em Angola no dia em que os brancos e os mestiços […]

  2. 26/02/2022

    […] nomeadamente a proposta de se conceder a todos um “generoso perdão” como se alguma vez Nito Alves e os seus prosélitos tivessem cometido crimes de lesa humanidade. Ou que o autor deste trabalho e […]

  3. 13/03/2022

    […] a opinião geral é que se tratava de uma tentativa de golpe de estado liderada por dois homens: Nito Alves e José Van […]

  4. 20/04/2022

    […] de desaparecidos, mandados assassinar pelo regime de então como acusados de seguirem ideias de Nito Alves, um dos líderes do MPLA. A desinformação gerada pelos meios de informação do Estado angolano […]

  5. 27/05/2022

    […] próprio 27 de maio de 1977. O que realmente aconteceu nesse dia em Luanda? Pela versão oficial, Nito Alves e seus seguidores tentaram dar um golpe de Estado contra o governo do presidente Agostinho Neto, e […]

  6. 23/03/2023

    […] “os indicadores apontam para que sejam pessoas relacionadas com o 27 de Maio, designadamente Nito Alves (o líder), Pedro Fortunato, Bakalov, Monstro Imortal, Sita Valles , José Van-Dunem, David Zé, […]

  7. 23/03/2023

    […] comunicação social a localização de 10 corpos, entre os quais “possivelmente” os de Nito Alves, Pedro Fortunato, Bakalov, Monstro Imortal, Sita Valles, José Van-Dúnem, David Zé, Urbano de […]

  8. 27/05/2023

    […] anos depois, o Governo angolano promoveu as cerimónias fúnebres de Alves Bernardo Batista “Nito Alves“, Jacob Caetano João “Monstro Imortal“, Arsénio Lourenço Mesquita […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.